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Em evento realizado antes do começo da Black Friday 2023, o Google Brasil convidou jornalistas para divulgar o que mais tem sido buscado pelos consumidores antes do grande dia das promoções. Acompanhando o período de altas temperaturas e quedas de energia em todo o Brasil, muitas pessoas estão na busca por itens que tragam anos dias mais quentes. Veja tudo o que se sabe e como a empresa tem agido para acabar com os golpes no Google Shopping.
O efeito do calor nas compras
Não foi apenas você que buscou por itens para aguentar as altas temperaturas em todo o Brasil: durante a semana da Black Friday 2023, que acontece oficialmente no dia 24 de novembro, muitas pessoas estão procurando por novos ares-condicionados, ventiladores e mais eletrodomésticos que tragam a sensação de baixas temperatura de volta.
Com o aumento das temperaturas e a proximidade da Black Friday, os brasileiros estão procurando produtos relacionados ao calor, como ares-condicionados, ventiladores, circulador de ar, climatizadores e mais eletrodomésticos.
Por meio de um rastreamento feito de domingo até quinta-feira, os termos sobre estes aparelhos ficaram dentro do top 10 de mais buscados e clicados na pesquisa do Google. Eles também ganharam destaque e empresas que possuem itens contra o calor em seus estoques aproveitaram as altas temperaturas para lucrar. Veja os dados completos:
Domingo
Termos | Cliques indexados |
Ar condicionado portátil | 100 |
Ar condicionado | 93 |
Ventilador | 85 |
Climatizador de ar | 55 |
iPhone 13 | 52 |
Ar condicionado Inverter | 52 |
PS5 | 47 |
Geladeira | 43 |
Air Fryer | 41 |
iPhone 14 | 38 |
Segunda-feira
Termos | Cliques indexados |
iPhone 13 | 100 |
PS5 | 87 |
Ar condicionado | 85 |
iPhone 14 | 80 |
Air Fryer | 78 |
Geladeira | 71 |
Ventilador | 64 |
Ar condicionado portátil | 63 |
PlayStation 5 | 62 |
Guarda-roupa casal | 59 |
Terça-feira
Termos | Cliques indexados |
iPhone 13 | 100 |
iPhone 14 | 77 |
Air Fryer | 74 |
PS5 | 73 |
Geladeira | 68 |
Ar-condicionado | 65 |
Ventilador | 64 |
iPhone 11 | 56 |
PlayStation 5 | 53 |
Guarda-roupa casal | 51 |
Quarta-feira
Termos | Cliques indexados |
iPhone 13 | 100 |
iPhone 14 | 93 |
Air Fryer | 79 |
Ventilador | 73 |
Geladeira | 68 |
PS5 | 64 |
Ar-condicionado | 55 |
iPhone 11 | 52 |
PlayStation 5 | 49 |
Ar-condicionado portátil | 47 |
Ao entrarmos em categorias mais específicas, também é possível perceber que os itens contra o calor estão fazendo sucesso. Em Itens para Pets, o tapete gelado que pode ser comprado a partir de R$ 79,99 no Magazine Luiza, foi o termo mais clicado ao longo desta semana, e cresceu 25% de terça para quarta-feira. Em Cama, Mesa e Banho, o cobertor de resfriamento foi o quarto produto mais clicado no período, e os cliques em desodorante também cresceram (+23%).
Nas últimas 24 horas, as consultas por protetor solar (+32%) também aumentaram. Outra curiosidade é o grande interesse do brasileiro por geradores de energia. De segunda a terça-feira, o produto foi o terceiro mais clicado na categoria Casa & Construção.
Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil, confirmou que nunca se buscou tanto por itens contra o calor durante o período de Black Friday como no ano de 2023. É claro que isso se dá por conta das mudanças climáticas, mas é certo que a pandemia da COVID-19 também fez com que o consumidor tivesse mais confiança para compras online, já que este foi o único canal disponível por bastante tempo.
O Google é a plataforma onde os brasileiros buscam informações sobre produtos para a comprar na Black Friday. E esse papel central da plataforma na vida das pessoas permite que tenhamos um termômetro sobre a intenção de compra. Neste ano, o contexto de altas temperaturas acelerou o interesse pelos produtos da categoria de Ar e Ventilação, abrindo mais uma oportunidade para os varejistas.
Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil.
Preferência por custo-benefício
O ano de 2022 e começo de 2023 foi marcado por uma recuperação econômica e maior confiança para compras online, quem está esperando as promoções da madrugada e todo o dia 24 de novembro. Apesar dos preços baixos ainda serem considerados um fator importante, 93% das pessoas ainda buscam como o produto/eletrônico/eletrodoméstico trará benefícios a longo prazo.
Também foi divulgado que 53% das pessoas entrevistadas em julho de 2023 realizada pela Offerwise, maior líder em obtenção de insights da América Latina, estão procurando por promoções de produtos no Google Shopping. Destas pessoas, 51% delas confiam no Google como uma boa plataforma para procurar o que querem e fugir de golpes vistos em outras redes sociais, como Facebook e Instagram.
Em média, cada consumidor tem o desejo de comprar produtos de pelo menos quatro categorias diferentes. Foi divulgado que após eletrodomésticos e acessórios que ajudam a passar pelas altas temperaturas, as categorias mais buscadas foram:
- Roupas e Acessórios: 35%;
- Calçados: 30%;
- Eletrodomésticos: 30%;
- Smartphones: 28%;
- Eletroportáteis: 27%;
- Roupas e calçados esportivos: 25%;
- Perfumes: 23%.
Como cada pessoa possui necessidades e desejos particulares, o Google está com o conceito de que “Para Cada Consumidor, uma Black Friday“. Isso acontece por meio das recomendações conforme o que foi pesquisado durante todo o ano. Vale lembrar que desde outubro de 2023, o Google Shopping consegue mostrar informações de diferenciação de frete entre os consumidores.
Black Friday Room
Em períodos especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e festas de final de ano, o Google Brasil faz esquemas de atendimento para as empresas que anunciam em sua plataforma. Os times especialistas conseguem dar:
- Suporte na estratégia de negócio das empresas;
- Otimização de orçamento nas campanhas do Google;
- Melhores práticas de produto;
- Suporte em tempo real;
- Mapeamento de oportunidades em múltiplas categorias.
A Black Friday Room do Google tem duas divisões: uma para o atendimento de grandes empresas e outra para o atendimento de pequenas e médias empresas. A programação é que elas fiquem ativadas durante os dias 23, 24 e 27 (Cyber Monday), com insights enviados em tempo real.
Desenvolvemos dashboards que monitoram tendências de compra com base nas pesquisas dos brasileiros nas plataformas do Google, incluindo a Busca e o Google Shopping. Isso é fundamental para as empresas ajustarem suas estratégias de marketing em tempo real com base em insights sobre comportamento do consumidor e alcançarem os melhores resultados.
André Silva, gerente de engenharia comercial (gTech) do Google Brasil
A iniciativa de unificar times de diversos setores foi uma ideia do Google Brasil e, até o momento, apenas nosso país conta com uma como esta. O problema de levá-la para países como os EUA é que o feriado de Ação de Graças é tão importante como o Natal no Brasil, então os times recebem folga na quinta e voltam apenas na segunda-feira.
Sem custo adicional, as empresas atendidas pelo Black Friday Room são selecionadas pelo próprio Google conforme o tamanho de seu investimento em campanhas no Google Shopping e Google Ads. Não há cobrança adicional para receber informações sobre o que sendo mais pesquisado e recebimento de suporte.
Como se prevenir contra golpes da Black Friday
Apesar de ser uma plataforma de fácil acesso para busca de preços em conta, sabemos que o Google Shopping é bastante utilizado por bandidos para promoverem sites falsos que possuem como principal propósito, tirar dinheiro dos mais desatentos. Executivos do Google Brasil confirmaram que a empresa sabe que isso acontece e tenta evitar ao máximo que os golpes ao menos sejam cadastrados, por meio de um grande trabalho interno.
Nas plataformas do Google, temos políticas que proíbem o uso de publicidade em golpes, mas nem sempre será possível detectar todas elas antes de irem ao ar. Sabemos que não é possível coibir 100% dos golpes, pois estes fraudadores sempre usam novas técnicas para os roubos em suas mais diversas formas.
A empresa ressaltou que, no caso de algum anúncio suspeito visto no Google Shopping, o próprio usuário pode enviar uma denúncia para que uma revisão interna seja realizada. Quando isso é feito, o possível anúncio com golpe é removido da plataforma do Google até que uma vistoria seja feita. Caso o golpe seja comprovado, a conta de anúncios é banida.
O Showmetech tem uma matéria completa sobre como se proteger de golpes na Black Friday, não deixe de conferir. O que você mais quer comprar na grande noite de promoções? Diga pra gente nos comentários!
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Revisado por Glauco Vital em 24/11/23.
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