Ao final do mês de março, uma carta contra o desenvolvimento acelerado de IA (Inteligência Artificial) foi publicada por especialistas na área de tecnologia para que a ferramenta fosse melhor compreendida, mas nem todo mundo pensa assim. Bill Gates, fundador da Microsoft, está na via contrária. O fundador da empresa parceira da OpenAI — criadora do ChatGPT — afirmou em entrevista: “eu não acho que a pausa proposta por um grupo particular [se referindo à carta composta por profissionais como Elon Musk] possa resolver os desafios [que a IA oferece]”.
Bill Gates e a Inteligência Artificial
Pouco menos de uma semana após a publicação da carta que sugere uma pausa no desenvolvimento de Inteligência Artificial, Bill Gates se pronunciou pela primeira vez sobre o caso sendo contra o que propõe a carta, e afirmando que seria melhor direcionar as pesquisas neste campo para a área de desenvolvimento.
Em entrevista com a agência Reuters, o executivo discute justamente a carta assinada por mais de mil especialistas no assunto que trata sobre a AI GPT-4, desenvolvida pela OpenAI. Além de Elon Musk, outras figuras conhecidas como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, também assinaram a carta.
Ao mesmo tempo, o mundo precisa estabelecer as regras da estrada para que quaisquer desvantagens da inteligência artificial sejam superadas por seus benefícios e para que todos possam desfrutar desses benefícios, não importa onde vivam ou quanto dinheiro tenham. A Era da IA está repleta de oportunidades e responsabilidades.
Bill Gates em seu blog
Visão de Gates sobre AI
Apesar de Bill Gates estar atuando mais na parte filantrópica junto ao Bill and Melinda Gates Foundation, ainda assim está empenhado em fazer com que a Inteligência Artificial seja aprimorada e que revolucione a experiência dos usuários na internet ou em smartphones. Um dia antes da carta ser publicada, Gates afirmou em seu blog na publicação intitulada “The Age of AI has begun” — algo como “A Era da Inteligência Artificial começou” — que a IA deveria ser usada para reduzir ao máximo as desigualdades no mundo.
Ainda neste blog vemos algumas outras aplicações que Bill Gates enxerga para a Inteligência Artificial nos dias de hoje e para o futuro. Primeiro ele define o que seria “Inteligência Artificial” e diz ser uma ferramenta que foi criada para resolver problemas específicos ou oferecer um serviço particular. Como exemplo ele falou sobre o ChatGPT, pelo qual aprende e aprimora interações com humanos mas não é capaz de realizar outras coisas.
Na área da saúde Gates também vê a Inteligência Artificial como uma grande aliada, ajudando os profissionais da área a aproveitar ao máximo seu tempo, cuidando de certas tarefas para eles. Entre algumas tarefas possíveis ele citou o preenchimento de pedidos de seguro, lidar com a papelada e redigir anotações de uma consulta médica. Pode soar superficial, mas quanto mais tempo um médico passa fazendo a parte burocrática, mais tempo ele consegue atender outros pacientes.
Outro tópico abordado no blog foi o de educação. Gates fala que nos próximos cinco a 10 anos, o software baseado em AI finalmente cumprirá a promessa de revolucionar a maneira como as pessoas ensinam e aprendem. Ele conhecerá seus interesses e seu estilo de aprendizagem para que possa personalizar o conteúdo que o manterá engajado. Será possível medir sua compreensão, perceberá quando você está perdendo o interesse e entenderá a que tipo de motivação você responde. Esse feedback imediato é algo que todos buscam diariamente.
E você, o que achou da posição do empresário? Acha que essa pausa é necessária, ou não? Conte pra gente nos comentários!
Veja também:
Planos da Apple para o iPhone até 2027 foram vazados.
Fonte: Reuters
Revisado por Glauco Vital em 5/4/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.