Índice
Bill Gates não trabalha mais diretamente com a Microsoft desde junho de 2021, mas tudo o que ele fala ainda tem bastante impacto na indústria de tecnologia. Desta vez, ele citou que o ChatGPT e todo o sucesso das inteligências artificiais que surgem dia após dia deve mudar a forma como fazemos compras, criamos documentos e muito mais.
Com a Microsoft de olho no sucesso da IA que conversa da OpenAI, ele também citou que é provável a empresa que ele fundou passe o Google em lucro de publicidade, já que se adaptou à nova demanda de forma mais rápida e funcional. Entenda as declarações.
OpenAI começa a mudar o mundo, segundo Bill Gates
O último trimestre de 2022 foi marcado por uma verdadeira explosão de ferramentas de inteligência artificial e o ChatGPT é apenas uma delas. Muitos aplicativos conseguem criar imagens a partir da digitação de um comando ou até mesmo podem criar diversos conteúdos com base em um só pedido. Em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, Bill Gates citou que, devido aos avanços mais recentes, é esperado que as inteligências artificiais estejam cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o ChatGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes ao ajudar a escrever faturas ou cartas. Isso vai mudar o nosso mundo.
Bill Gates sobre os avanços do ChatGPT.
Pode-se dizer que a Microsoft é uma das empresas que colaboraram para este fenômeno acontecer: ela é uma das companhias que mais colocaram dinheiro na OpenAI para que diversas ferramentas de inteligência artificial fossem desenvolvidas. Inclusive, é por isso que a companhia conseguiu integrar uma ferramenta que escreve e busca conteúdos na internet ao Bing, seu mecanismo de busca que ainda é deixado de lado por muitas pessoas.
O Google, após emitir um alerta vermelho sobre o ChatGPT e lançar o Bard, concorrente direto da ideia da OpenAI, está caminhando para disponibilizar a ferramenta para seus usuários. Mas tudo ainda está em testes fechados e provavelmente, deve levar um tempo até que o Google Assistente seja mais inteligente.
A Microsoft pode passar o Google em lucros de publicidade?
O Google é uma das empresas que mais domina a publicidade na internet e a prova disso é a quantidade de companhias que são adeptas do Google Adwords e demais ferramentas que aumentam a visibilidade de seu nome na internet. Apesar disso, Bill Gates acredita que com o Bing, a Microsoft finalmente passará sua principal concorrente no mundo dos navegadores.
O Google possui todos os lucros de busca, então os lucros de busca vão cair e parte deles podem estar baixos porque a Microsoft foi capaz de se mover bastante rápido nessa questão de inteligência artificial.
Bill Gates sobre os avanços da Microsoft em IA
Para justificar este pensamento, ele cita que a desenvolvedora do Windows foi mais rápida que o Google sobre o desenvolvimento de uma ferramenta que funciona como um assistente de pesquisa nos navegadores da internet.
Um dos fatores que impede que o ChatGPT faça ainda mais sucesso é que a ferramenta tem uma “mente fechada” da internet e todos os conteúdos só podem ser gerados de acordo com acontecimentos até o final de 2021. A IA que conversa não saberia explicar a Guerra da Ucrânia ou a morte de Pelé, por exemplo.
Com a Microsoft lançando uma nova versão do Bing com IA (que usa o ChatGPT como base) em um tempo recorde e antes do Google, Bill Gates acredita que a empresa que ele ajudou a fundar deve lucrar mais com a publicidade na internet.
Para registro: em 2022, o Google teve US$ 224 bilhões em receita de publicidade e a Microsoft teve US$ 18 bilhões com o Bing. Ou seja: ainda há muito o que caminhar para o mecanismo de busca considerado alternativo para muitas pessoas comece a incomodar o Google. A presença da criadora do Chrome no mercado global de mecanismos de pesquisa é de 93%, contra 3% do Bing.
Empresas segmentadas devem deixar de existir
Hoje em dia, por mais que tentem fugir, empresas como Apple, Google e Microsoft são conhecidas por um serviço feito com total excelência. A desenvolvedora do Windows, além de seu ótimo sistema operacional, está bastante presente em nosso dia a dia por conta dos aplicativos do pacote Office. A Apple é conhecida por ter dispositivos para todas as tarefas do dia a dia e, assim vai.
Em entrevista ao podcast In Good Company, Bill Gates reforçou que esta escolha feita pelos usuários em ter uma empresa favorita para uma necessidade específica deve ser deixada de lado devido aos avanços de IA.
Daqui a uma década, não vamos pensar nessas empresas como separadas, porque a IA o conhecerá tão bem que, quando você estiver comprando presentes ou planejando viagens, não se importará se a Amazon tem o melhor preço, se alguém outra tem um preço melhor – você nem precisa pensar nisso. Portanto, é uma reorganização potencial bastante dramática da aparência dos mercados de tecnologia.
Co-fundador da Microsoft sobre os avanços de IA
Por fim, ele afirmou que ainda não vê uma empresa (entre Google e Microsoft) que está vencendo a corrida no mundo das IAs, mas acredita que a companhia que ajudou a fundar está lidando melhor com as demandas que surgem no dia a dia. Gates cita que a criadora do Windows está “liderando o grupo” e que mais novidades devem ser lançadas pela empresa em breve.
Você acredita que os avanços em inteligência artificial realmente vai mudar a forma como pensamos e agimos? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Saiba como usar a busca do Bing com IA
Com informações: Reuters l Business Insider
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.