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Desde novembro, o bilhete QR Code do metrô de São Paulo, fornecido pelo aplicativo de mobilidade urbana TOP, substitui o cartão BOM. A mudança está acontecendo de forma gradual e é implementada pelo sistema de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Ou seja, trens do metrô e da CPTM, além dos ônibus da Grande São Paulo, irão adotar o novo bilhete.
O plano é de que todos os modelos do Cartão Bom – Escolar, Sênior e Especial – sejam substituídos no início de 2022 pelas versões do TOP, digital e impresso. Entenda como o novo bilhete único funciona!
O que é o app TOP?
Além do bilhete único em papel impresso disponibilizado nos postos de autoatendimento das estações, o sistema TOP tem integração entre aplicativo para celular e o cartão. Isso permite a venda de passagens digitais. Ambas tem o mesmo valor do BOM, com custo de R$4,40.
O QR Code é um código de barras que pode ser lido por leitores digitais, como a câmera do celular. Basta aproximar o código pelo aplicativo TOP no smartphone ou impresso em papel do leitor indicado na catraca das estações.
Como comprar créditos do app TOP
São 4 maneiras de adquirir as passagens no sistema TOP, incluindo os mais de 8 mil pontos autorizados entre estabelecimentos comerciais parceiros. Você também pode comprar o bilhete digital QR Code do metrô pelo WhatsApp, aplicativo TOP ou nos totens e bilheterias de autoatendimento das estações.
Se você prefere comprar presencialmente, os pontos de venda estão espalhados pela cidade toda. E o bom é que não precisa ir até a estação, basta conferir a lista completa dos pontos que podem estar perto de casa ou do trabalho no site do TOP.
As estações do Metrô e CPTM possuem máquinas de autoatendimento. Nesses locais, os passageiros poderão comprar até 2 bilhetes. Vale ressaltar que elas não aceitam dinheiro, então se essa for sua única opção no momento, procure por pontos de vendas próximos. Tirar uma foto do bilhete é uma alternativa para preservar os dados em caso de danos e inutilização.
Os canais virtuais são ideais para quem tem o dia corrido e quer otimizar o tempo. No WhatsApp, por exemplo, o usuário pode comprar antecipadamente até 5 unidades e pagar com PIX. O processo todo é feito dentro do aplicativo de mensagens, presente na vida da maioria dos brasileiros, o que facilita ainda mais. O pagamento é realizado no aplicativo do banco, mas o bilhete é enviado ao Whatsapp do comprador.
- Primeiro, adicione o número (11) 3888-2200 e mande “oi”;
- O assistente virtual do TOP te dará 5 opções entre atendimento referente aos cartões. Digite 5 para seguir com a recarga;
- Digite a quantidade de bilhetes únicos que deseja. O máximo é de 5 unidades pelo WhatsApp;
- Pronto, o assistente virtual te enviará uma Chave PIX para você colar o código no seu internet banking. Em segundos, após o pagamento, há o recebimento da confirmação na mesma conversa de Whatsapp e e-mail.
Como usar o bilhete QR Code do metrô
Disponível para Android e iOS, o app TOP permite a compra de até 10 bilhetes com pagamento via PIX ou cartões de débito e crédito.
Uma das vantagens é que os bilhetes QR Code ficam disponíveis por tempo indeterminado e não se desgastam como os bilhetes físicos. E, se der um print na tela, poderá utilizar mesmo sem o aplicativo. Veja o passo a passo para embarcar com o bilhete único do app TOP.
- Abra o aplicativo TOP. Ele está disponível para iOS e Android.
- Depois de fazer seu cadastro com nome e CPF, clique em “Comprar Bilhete” ou visualize um QR Code comprado anteriormente;
- Escolha o tipo de transporte, com opções de CPTM/Metrô e ônibus e terminais da EMT; Escolha o número de passagens que deseja comprar (máximo de 10 unidades)
- Adicione uma forma de pagamento;
- Pronto, depois do pagamento efetuado, o bilhete já pode ser utilizado.
Na hora de usar, é só aproximar o bilhete QR Code do metrô direto da tela do celular no leitor indicado na catraca.
O cartão TOP pode ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais. Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo WhatsApp (11 3888-2200) ou pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).
Veja também:
Falando em mobilidade, a Itapemirim Transportes Aéreos suspendeu suas operações no Brasil, com a ressalva de que a divisão de transporte rodoviário permanece funcionando.
Fontes: Bora de TOP
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