Uma novidade que veio para revolucionar o transporte público paulista, a partir dessa quarta (01) já é possível comprar o bilhete do Metrô e trem metropolitano utilizando a Carteira do Google, por meio de QR Code.
O novo recurso foi lançado ao meio dia dessa quarta-feira (01) e já pode ser usado em todas as estações que possuem leitor de QR Code nas catracas. Basta baixar o aplicativo da Carteira do Google no celular (disponível apenas para Android), cadastrar um meio de pagamento, comprar seus bilhetes e usar o próprio celular para acessar o transporte público de trens e metrôs.
Parceria Google e Autopass
As empresas se uniram com o objetivo de facilitar a rotina dos passageiros que utilizam o maior serviço de trilhos do país. O aplicativo Carteira do Google já oferece bilhetes e pagamento de passagem por aproximação em mais de 400 empresas de transporte público ao redor do mundo. Mas o serviço é novidade no Brasil e a Autopass é pioneira em utilizar a plataforma TOP para realizar o serviço.
“A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade”
Rodney Freitas, CEO da Autopass
O passageiro pode comprar até 10 bilhetes unitários por vez, que não possuem prazo de validade.
Plataforma TOP
A plataforma TOP é uma velha conhecida dos paulistanos, que no dia a dia já utilizam o cartão TOP de transportes para viajar de uma cidade para outra na região metropolitana e que já possui o serviço de bilhete de embarque QR Code nos trens e metrôs de São Paulo, mas esses bilhetes sempre foram físicos, e agora, também serão virtuais.
O serviço da TOP está presente em 43 municípios do estado e possui mais de 1,8 milhão de usuários. Foi uma jogada e tanto da Autopass em utilizar a ferramenta para fazer essa integração entre Google e transporte público.
Bilhete Virtual
O processo de compra e uso do bilhete virtual é bem simples. No aplicativo Carteira do Google (disponível na Play Store), basta selecionar a opção ‘Adicionar à Carteira’. Na tela seguinte clique na opção ‘Cartão de transporte Público’.
Em seguida, selecione a opção TOP, ou se necessário, pesquise a cidade de São Paulo.
Siga as instruções na tela, selecionando a quantidade de passagens que deseja comprar, informando número de telefone e CPF.
Em seguida basta logar com sua conta Google e finalizar o pagamento com o G Pay, utilizando cartão de débito ou crédito.
Pronto, quando for utilizar o transporte público de Trem/Metrô, aproxime a tela do celular com o código QR visível próximo ao leitor da catraca e aguarde a verificação.
Os bilhetes ficam guardados no aplicativo até serem utilizados, então não se preocupe com prazos de validade. Depois de utilizados eles somem da lista e ficam junto com outros bilhetes já gastos.
A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um lugar só.
Natacha Litvinoc, Líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil.
Por enquanto, o serviço está disponível apenas para Metrô e CPTM, ficando de fora o sistema de ônibus de São Paulo — que também utiliza a plataforma TOP. Entretanto, a empresa afirma que leva em consideração a hipótese de expandir para a rede de ônibus urbanos.
Ainda, o serviço permite apenas a compra de passagens unitárias, não sendo possível a utilização de serviços integrados de vale-transporte oferecido pelas empresas para seus funcionários.
Gostou da novidade? É um passo e tanto em questão mobilidade, espero que o serviço funcione bem e que possa se expandir cada vez mais. Qual sua opinião sobre o assunto? Conta para a gente!
Leia também:
Qualcomm Multi-Link Mesh usará Wi-Fi 7 para melhor conectividade
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
O problema do serviço está no app top, pois em muitas estações do metrô, não há sinal de internet e com isso o app não loga e não exibe o Qr code. Seria mais interessante a expansão da aceitação de cartão direto na catraca, como já existe no Rio por exemplo.