Nas ultimas semanas, o meme da Bettina vem se espalhando pela internet e redes sociais a partir de uma propaganda feita pela empresa Empiricus. A repercussão, porém, ultrapassou o cunho de viral e se tornou jurídica. O Procon de São Paulo notificou a empresa, solicitando esclarecimentos a respeito da peça publicitária e que ela comprove a veracidade dos fatos compartilhados pela moça.
Quem é Bettina?
Há alguns dias, um vídeo começou a ser viralizado na internet, tendo uma alta repercussão e se tornando mais um dos memes divulgados pelos brasileiros. Nele, uma jovem chamada Bettina diz que tem 22 anos e um patrimônio acumulado de mais de R$ 1 milhão, tudo isso a partir de um investimento de R$ 1.520,00.
O teor quase surreal com que a informação é passada acabou se tornando cômico para muitos internautas. O vídeo original já não está mais disponível no Youtube, mas existem cópias espalhadas pela plataforma. Confira:
Por isso, como muitas coisas aqui no Brasil, eles não perderam tempo em criar uma infinidade de memes em relação a Bettina.
Entra o Procon
Mas além de diversão, o vídeo também trouxe outro tipo de repercussão. O Procon de SP entrou na história ao intimar a empresa responsável por ele, a Empiricus. A fundação de defesa do consumidor publicou uma nota explicando o objetivo da intimação.
Nela, ele explica que esse pedido de esclarecimento exige que a Empiricus, nos termos do art.36 do CDC, faça um esclarecimento para confirmar se o vídeo em questão, que está sendo amplamente divulgado, é de fato uma peça publicitária ou não.
Eles também exigem que a empresa apresente documentos que possam comprovar o que é dito no vídeo. Ou seja, um documento que mostre uma evolução financeira real e acompanhada de Bettina, que no caso é colocada como atriz ou depoente no caso.
A Empiricus tem um prazo de 48 horas para cumprir com essas exigências. Além do Procon, outro órgão também está de olho no vídeo. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) afirmou que também está ciente do que está acontecendo e vai tomar providências sobre o acontecido. Isso porque muitos internautas estão reclamando sobre a peça de marketing no YouTube.
Bettina na mira
A Empiricus está fazendo de tudo para que suas peças de marketing tenham a divulgação necessária e a atenção de todos. Em 2018, a
Comissão de Valores Mobiliários (CVM), derrubou uma liminar que a proibia de fazer uma fiscalização mais minuciosa nos vídeos e nas propagandas veiculadas pela empresa.
No mesmo ano, Felipe Miranda, o diretor executivo da Empiricus, afirmou, em entrevista ao Globo, que eles não respeitam a CVM como um órgão regulatório para os seus textos. Ele ainda disse que não se importava se a comissão não tinha gostado do tom de suas propagandas, mas que não era assunto deles e sim um problema para o Procon ou para o Conar.
Felipe ainda completou dizendo que se seu cliente se sentir lesado de alguma forma, deve procurar um desses órgãos.
Bem, é o que está acontecendo agora. Em relação a esse caso, a CVM afirmou que não comenta sobre situações específicas, mas que está sempre acompanhando tudo que envolve o mercado de valores mobiliários. Ou seja, estão cientes do acontecido, embora ainda não tenham registrado nada contra a peça em questão.
Ainda assim, existem cerca de 15 processos administrativos em fase preliminar abertos pela CVM contra a Empiricus, todos provenientes de queixas de investidores. Isso acontece porque a empresa parece apostar em um marketing mais agressivo prometendo coisas como lucro de 41% em 40 dias.
Fonte: InfoMoney
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