Índice
Ela é realmente um fenômeno! Geralmente, vemos filmes da Disney na lista de produções mais lucrativas da história do cinema. Mas não há como negar que Barbie chegou para estabelecer novos padrões e outra prova disso é que o longa-metragem com protagonismo de Margot Robbie se tornou o lançamento mais lucrativo da Warner Bros., ultrapassando o último filme da saga Harry Potter. Confira os detalhes.
Barbie supera Harry Potter
No último dia 28 de agosto de 2023, o mundo rosa de Greta Gerwig alcançou um recorde interessante: ele ultrapassou o recorde de bilheteria de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, de US$ 1,342 bilhão (R$ 6,57 bilhões em conversão direta), sendo o lançamento mais lucrativo da Warner Bros. em toda a sua história.
Tal feito também estabelece o lançamento de 20 de julho de 2023 como o filme de maior sucesso da casa do Batman em mais de 36 territórios pelo mundo, incluindo Brasil e Reino Unido. Nos próximos dias, já que o filme continua em cartaz, é esperado que Barbie se torne o filme mais lucrativo de 2023, ao ultrapassar Super Mario Bros – O Filme, que faturou US$ 1,359 bilhão (R$ 6,65 bilhões em conversão direta) durante o tempo que esteve em exibição.
Especialistas da indústria de cinema apontam que o lançamento deve chegar à casa do US$ 1,5 bilhão em breve e também se tornar um dos 15 filmes mais lucrativos de toda a indústria cinematográfica. Isso colocaria o filme da boneca mais famosa do mundo à frente de Top Gun: Maverick, o maior sucesso de bilheteria do ano passado e atual 12º lugar entre as maiores bilheterias de todos os tempos.
Oppenheimer segue lucrando
Não há como negar que Barbie teve uma maior aceitação popular em relação ao filme que conta a história da criação da bomba atômica que conta com protagonismo de Cillian Murphy e escrito e dirigido por Christopher Nolan. Mas isso também não significa que a produção não faça sucesso: até o dia 28 de agosto de 2023, a superprodução obteve o faturamento de US$ 772,2 milhões, já sendo o terceiro filme mais lucrativo de Nolan nos EUA.
Além de se tornar, o 4º filme de maior bilheteria de Christopher Nolan mundialmente, Oppenheimer também se tornou um dos cinco filmes com classificação R (indicado para maiores de 18 anos) de maior bilheteria de todos os tempos. Ele está atrás de Matrix Reloaded (US$742,1 milhões), Deadpool (US$ 781.9 milhões), Deadpool 2 (US$ 786.3 milhões) e Coringa (US$ 1.66 bilhão), respectivamente.
Oppenheimer será lançado na China no dia 30 de agosto de 2023, então a marca de US$ 800 milhões deve ser alcançada em breve.
Até o fechamento desta matéria, o longa-metragem de Christopher Nolan era o quarto filme mais lucrativo de 2023, já que ultrapassou ‘Velozes e Furiosos 10 (US$ 704.7M), Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (US$ 687.9M), A Pequena Sereia (US$ 568.5M), Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (US$ 551.9M), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (US$476M) e Elementos (US$468.5M).
Barbenheimer veio pra detonar o ano
Não há como negar que havia uma alta expectativa em torno dos dois filmes, mas vale lembrar que estas foram as últimas grandes produções do cinema que puderam ser promovidas antes da greve do Sindicatos dos Atores de Hollywood, o SAG-AFTRA. Além de não puderem comparecer em coletivas de imprensa e darem entrevistas que falem sobre os filmes que participaram, os atores, atrizes e demais envolvidos nos filmes não poderiam nem ao menos postar sobre o trabalho em suas redes sociais.
E isso vale para todas as pessoas associadas ao SAG-AFTRA: é por este motivo que não vimos um grande trabalho de divulgação de Bruna Marquezine e Xolo Maridueña para promoverem Besouro Azul na mídia estadunidense. Eles foram impedidos pelo Sindicato de trabalharem na divulgação do longa-metragem até que a greve seja finalizada.
Até o fechamento desta matéria, a greve dos atores de Hollywood havia completado 46 dias, se iniciando no último dia 14 de julho de 2023.
Os looks utilizados por Margot Robbie nas coletivas do filme também ajudaram o filme a ter sua expectativa aumentada. Isso porque a cada aparição pública, a atriz usava a roupa de uma Barbie que marcou época quando foi lançada. Veja exemplos:
Essa escolha, aliada ao nome da boneca mais famosa do mundo, com toda certeza fez com que mais pessoas optassem por assistir Barbie em vez de Oppeheimer (pelo menos na noite de estreia dos filmes).
E você, prefere Barbie ou Oppenheimer? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Confira nossas críticas sobre os dois dos lançamentos mais comentados entre os fãs de cinema:
Com informações: The Independent l Variety
Revisado por Glauco Vital em 29/8/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.