Atlas é o novo robô 100% elétrico da boston dynamics. Novo modelo tem design aprimorado, maior força, amplitude de movimentos e chega para aposentar a versão hidráulica

Atlas é o novo robô 100% elétrico da Boston Dynamics

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Novo modelo tem design aprimorado, maior força, amplitude de movimentos e chega para aposentar a versão hidráulica

A Boston Dynamics acaba de anunciar uma nova era para seu robô humanoide Atlas, com a transição de um modelo com comandos hidráulicos para uma versão totalmente elétrica. Essa mudança representa um passo fundamental na jornada da empresa em direção à comercialização bem-sucedida de suas soluções robóticas.

O que muda no novo Atlas elétrico

“A próxima geração do programa Atlas aproveita décadas de pesquisa e reforça nosso compromisso de entregar os robôs móveis mais capazes e úteis, resolvendo os desafios mais difíceis na indústria hoje: com o Spot, com o Stretch e agora com o Atlas, disse a empresa em um post no blog. O Spot é um robô quadrúpede usado em inspeção de instalações e outras tarefas, enquanto o Stretch foi projetado para descarregar caminhões.

A jornada com robôs humanoides começou em 2009 quando a Boston Dynamics cortou ao meio um de seus robôs quadrúpedes movidos a ar comprimido. Até 2016, a empresa sediada em Waltham, Massachusetts, demonstrou que seu robô podia andar, abrir uma porta e manter o equilíbrio enquanto empurrado por uma pessoa com um taco de hóquei, tudo sem um cabo de segurança.

Os robóticos continuaram aprimorando o Atlas, dando-lhe um formato menor e mais sensores, treinando sua inteligência artificial e permitindo que realizasse façanhas cada vez mais impressionantes, desde parkour e dança até atravessar um canteiro de obras simulado manipulando ferramentas.

Enquanto o antigo Atlas era uma sensação no YouTube, ele ainda tinha limitações de amplitude de movimento, tamanho e consumo de energia. A Boston Dynamics reconheceu que seus robôs com pernas foram projetados para operar em ambientes não estruturados, e que o Atlas inicial era mais um projeto de pesquisa e desenvolvimento do que um produto comercial.

Nesse meio tempo, a própria empresa mudou de proprietários: do Google em 2013 para a SoftBank em 2017 e mais recentemente para a Hyundai em 2020. Com essas mudanças, veio um foco crescente em robôs como o Spot e o Stretch atendendo às necessidades industriais. Para continuar a pesquisa, a Hyundai fundou o Boston Dynamics AI Institute em 2022.

Segundo Robert Playter, CEO da Boston Dynamics, a nova versão elétrica do Atlas incorpora lições valiosas aprendidas durante a comercialização dos robôs Spot e do Stretch, como o aprimoramento de políticas de controle, atuação e minimização da complexidade das juntas.

A diversidade de tarefas de manipulação que precisamos fazer com este robô [Atlas] é enorme, e a IA é essencial para permitir essa generalidade.

Robert Playter, CEO da Boston Dynamics

A segurança e a autonomia foram prioridades durante o desenvolvimento do novo robô da Boston Dynamics. A empresa reconheceu desde cedo que o robô operará em espaços compartilhados com pessoas, exigindo sistemas de visão 3D e segurança funcional avançados. A ASTM International está desenvolvendo padrões de segurança para robôs com pernas.

Embora o Spot e o Atlas sejam frequentemente tele-operados, Playter afirma que essa é uma etapa necessária em direção a níveis mais elevados de autonomia. “Tornar os robôs conhecedores de diferentes tipos de objetos e como agarrá-los é essencial“, explicou.

A versão elétrica do Atlas será mais forte e terá uma amplitude de movimento superior a qualquer geração anterior. Por exemplo, o modelo hidráulico anterior já conseguia levantar e manusear objetos pesados e irregulares, e essas habilidades existentes continuam sendo aprimoradas. Além disso, a empresa explora variações de garras para atender a diferentes necessidades de manipulação nos ambientes dos clientes.

O software de gerenciamento de frotas Orbit, que inicialmente se aplica a implantações internas do Spot, também poderá ajudar a supervisionar o Stretch e o Atlas.

Tudo o que entendemos, desde o lançamento do Spot como um protótipo até se tornar um produto confiável implantado em frotas, está entrando no novo Atlas“, disse Playter. “Temos confiança de que a IA e o Orbit ajudarão a aprimorar os comportamentos.”

Desafios do mercado robótico

Boston dynamics anuncia atlas elétrico, nova versão do robô humanoide
Boston Dynamics anuncia Atlas elétrico, nova versão do robô humanoide (Imagem: PCMag)

Nos últimos dois anos, o número de robôs humanoides em desenvolvimento cresceu rapidamente. Agora inclui o Digit da Agility Robotics, o Optimus (antigo TeslaBot) da Tesla, o CyberOne da Xiaomi e o Figure 01 da Figure AI. Apenas nas duas últimas semanas, Rainbow Robotics, Sanctuary AI e Mentee Robotics fizeram anúncios.

O investimento também tem fluído para empresas de humanoides, com a 1X Technologies arrecadando US$ 100 milhões em janeiro, a Figure AI arrecadando US$ 675 milhões em fevereiro e a Accenture investindo na Sanctuary AI em março.

Os robôs humanoides avançaram em paralelo com a IA generativa, e Playter disse que dá boas-vindas à concorrência.

Houve três eventos seminais: Boston Dynamics foi adquirida por US$ 1 bilhão, o interesse no robô da Tesla validou o que fazemos há muito tempo e o surgimento de novas IA promete a generalização de tarefas“, disse ele. “Inspiraram muitos novos players, mas ter nova tecnologia não é tudo que você precisa para ter um produto comercial. Você precisa focar em um caso de uso, construir uma máquina confiável e manufaturá-la de uma maneira para construir um negócio.”

Playter acrescentou que o design prático e a implementação adequada da IA ajudarão a diferenciar os robôs em vez de focarem em torná-los mais parecidos com humanos.

Quando veremos o novo robô em ação

Robert playter, ceo da boston dynamics e o novo atlas
Robert Playter, CEO da Boston Dynamics e o novo Atlas (Imagem: IEEE Spectrum)

A Boston Dynamics começará a testar o Atlas Electric com a empresa-mãe Hyundai e alguns parceiros selecionados no próximo ano.

Estamos começando em sua fábrica“, disse Playter. “Além da aplicação-alvo de muito movimento de peças — um tipo especial de logística na produção automobilística — acho que isso evoluirá à medida que a destreza dos robôs melhorar com o tempo. Veremos robôs de verdade em fábricas começando no próximo ano. Queremos uma diversidade de tarefas“.

No entanto, um robô capaz é apenas uma parte da solução comercial de sucesso. As implantações escalonadas de robôs móveis autônomos fazem parte de um ecossistema mais amplo de transformação digital, exigindo infraestrutura de TI, adesão dos funcionários, conectividade, fluxos de trabalho, padrões de segurança e processos operacionais.

Para facilitar essa transição operacional radical, a empresa não apenas oferece hardware de ponta, mas também fez avanços significativos em software nos últimos anos. Seus robôs são equipados com ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, como aprendizado por reforço e visão computacional, para operar e se adaptar com eficiência a situações complexas do mundo real.

À medida que a Boston Dynamics coloca o novo Atlas em produção nos próximos anos, a jornada para trazer a automação robótica humanoide para o mundo real está realmente começando. A era dos robôs móveis e versáteis nas fábricas e outros ambientes de trabalho pode finalmente estar ao nosso alcance.

Veja mais:

Fonte: Boston Dynamics, TechCrunch, The Robot Report

Revisado por Glauco Vital em 17/4/24.


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