Mudei de operadora de telefonia celular. Fui fiel à mesma operadora desde 1999. Foram 12 anos com o mesmo número. Apesar da tentação de várias promoções da concorrência, dos “pula-pulas” e outras firulas ao longo dos anos, sempre me mantive com a mesma. Mas chegou a hora de mudar, de ser crítico com o que me é entregue, valorizar o dinheiro gasto em contas de telefonia, tanto em termos do serviço prestado quando da assistência dada pela operadora. Vou contar pra vocês porque mudei da TIM pra Vivo.
Ano passado, meu irmão acabou excedendo no valor da conta em um determinado mês, e entrou em contato com a TIM, sua então operadora, para parcelar o valor e diluir nas contas subsequentes. É uma prerrogativa dele, já que esta condição de pagamento é oferecida pela operadora. Foi pagando tranquilamente as contas, com o valor consumido no mês mais a parcela daquela conta grande, até que um belo dia o telefone foi cortado. Pra variar, contrariando o que a Anatel determina, sem aviso prévio. Entrando em contato com o atendimento, descobre-se que o telefone foi cortado em função do não pagamento de uma conta, que seria aquela que foi parcelada. Ao ser informada sobre o parcelamento, a atendente informou que esse parcelamento não consta no sistema. Então meu irmão buscou todas as contas pagas, foi até a loja da TIM para mostrar que havia pago o parcelamento, para então ouvir a surpresa: “seu número foi cancelado, nao é mais seu!“.
Foi o que bastou para que ele mudasse para a Vivo: pagando o mesmo tanto, e ainda de lambuja recebendo um iPhone 4 por um valor extremamente reduzido.
Em janeiro, ao ir pra praia, levei meu modem da TIM. Passei raiva, pois quando muito conseguia conexão EDGE, o normal era a GSM simples, com velocidade baixíssima. Até que meu irmão falou “olha meu telefone, sinal da Vivo cheio em 3G“. Raiva.
No trabalho, não tenho acesso à internet liberado, então uso meu modem 3G. A conexão durava uns 5 minutos e caía. Meu colega com modem da Vivo ficava o dia inteiro conectado. Não tive dúvida, troquei pela Vivo, mantendo o mesmo valor mensal e levando um modem novinho de graça.
Tenho um Nokia N8 (que comprei direto da Nokia, pois a TIM não me oferecia nenhum desconto, nenhuma vantagem. Mesmo com mais de 10 anos como cliente). Conectividade com a internet é requisito fundamental, mas todo dia eu tinha problema para navegação ou uso de aplicativos que demandam conexão de dados. Fora as inúmeras vezes que não efetuava ligação por erro de conexão ou rede indisponível, ou ainda, a ligação caía sem mais nem menos. Foi o que me bastou para semana passada ir até uma loja da Vivo e comprar uma linha deles. E ainda levar um Motorola Defy por R$149,00. E sem ter que esperar 1 hora pra ser atendido, que é o tempo padrão pra atendimento na loja da TIM.
Resumo das vantagens que percebi até agora:
- Tenho uma cobertura 3G superior à que eu tinha;
- Percebi melhoria na qualidade da ligação por voz;
- Percebi aumento na velocidade da conexão, tanto do modem quanto do telefone;
- Recebi vantagens para a aquisição de um novo aparelho – a TIM argumenta que sua política é voltada para
- planos, e não aparelhos;
- Por ser cliente de linha de voz e linha de dados, recebo desconto no valor da linha de dados;
- Acumulo pontos para redução do valor na compra de aparelhos novos.
O que mais vou sentir falta, com certeza, é a gratuidade em ligações para meus contatos da TIM, que são vários. Mas a grande beleza de se ter um smartphone é a comunicação via internet, que já percebi ter se sobressaído, no meu caso, às ligações por voz. Quem sabe estes meus contatos também não percebam que não adianta ligação gratuita sem ter serviço de qualidade?
Convido a todos que avaliem se o serviço pago é realmente satisfatório, e se não há na concorrência alternativas que atendam melhor cada necessidade.
E você, leitor, qual sua opinião? Já passou por problemas com a operadora? O que te levaria a trocar de operadora?
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