Índice
- Bing com IA na barra de pesquisa
- Vincular ao Celular agora aceita iPhone
- Windows Studio Effects na Barra de Tarefas
- Nova interface do Quick Assist
- Suporte para mais aplicativos no Widgets
- Gravação de tela na ferramenta de recorte
- Abas no Bloco de Notas
- Suporte para maior acessibilidade
- Recomendações de energia
- IA no menu Iniciar para encontrar arquivos
- Acesse seu PC de qualquer lugar
- Quando a atualização do Windows 11 chega?
A Microsoft anunciou hoje que a primeira atualização do Windows 11 para 2023 está chegando no terceiro mês do novo ano e muitas novidades podem ser esperadas. A principal (e mais legal delas) é que a nova versão do Bing, que agora conta com sua própria ferramenta de inteligência artificial, está chegando à barra de pesquisa para não ser mais necessário abrir o navegador e fazer o uso da funcionalidade.
Novidades incluindo o uso de comandos de voz, melhor uso de energia, novidades em Widgets e até mesmo a possibilidade de finalmente conectar iPhones com computadores Windows, algo que estava disponível apenas para smartphones Android. Veja tudo o que foi anunciado.
Bing com IA na barra de pesquisa
No começo de fevereiro de 2023, a Microsoft, após muitos rumores, oficializou a nova versão do Bing com uma IA mais poderosa que o ChatGPT. Desenvolvido em parceria com a OpenAI, a novidade funciona como um verdadeiro assistente pessoal que se conecta com a internet e traz respostas completas após a digitação de simples comandos. Já contamos todos os detalhes em nossa matéria especial do anúncio, não deixe de conferir.
Para a atualização do Windows de 2023 que está prevista para março, os usuários poderão utilizar o mecanismo de busca da Microsoft com IA diretamente pela barra de tarefas, como antes já faziam. A grande diferença está no assistente pessoal integrado ao Bing, que agora não precisa mais ser acessado por um navegador. Isso deve ser essencial para que a desenvolvedora do Windows consiga aumentar o uso de sua nova ferramenta.
Vincular ao Celular agora aceita iPhone
Lançado em março de 2022 como uma forma de permitir que os usuários vissem notificações, chamadas e até mesmo SMS, o Vincular ao Celular do Windows 11 funcionava apenas com smartphones Android até o momento. Isso muda com a atualização que será liberada durante o terceiro mês de 2023.
Entretanto, há algumas restrições: a Microsoft anunciou em seu comunicado para a imprensa que neste primeiro momento, apenas algumas pessoas que fazem parte do programa Windows Insider receberão a nova versão do Vincular ao Celular que permite a conexão com iPhones. A grande mudança está no botão de conexão, e agora, é possível escolher entre Android e iPhone. Veja:
Após ser feita a instalação no iPhone, será necessário escanear o QR Code exibido na tela e em seguida realizar a digitação de um código para que tudo seja conectado. Por fim, também será necessário dar algumas permissões para que as notificações, chamadas e demais informações sejam exibidas na tela do PC com Windows.
A Microsoft lembra que nem todas as pessoas inscritas no programa Windows Insider estarão aptas para testar a nova funcionalidade. Por mais que esteja com a versão mais atualizada do aplicativo Vincular ao Celular, a liberação do teste é feita via nuvem. (https://bettysco.com)
Outra forma de conectar um iPhone/dispositivo iOS a um computador com Windows é por meio do aplicativo Intel Unison, anunciado durante setembro de 2023. Mal podemos esperar para testar a nova funcionalidade de forma nativa.
Windows Studio Effects na Barra de Tarefas
Em setembro de 2022, a Microsoft disponibilizou o Windows Studio Effects para permitir que as videochamadas fossem mais assertivas por meio de efeitos como desfoque de fundo, enquadramento automático e foco na voz ao reduzir ruídos externos. Anteriormente, era necessário abrir o aplicativo e aplicar as configurações para os diversos aplicativos de videochamadas. Isso muda com a nova atualização do Windows 11.
Agora, basta acessar o ícone do Windows Studio Effects na barra de tarefas e fazer as devidas alterações para que tudo seja aplicado quando sua câmera e microfone forem ativados. A empresa espera deixar a configuração mais fácil para as mudanças serem feitas em pouco tempo e conforme o que você precisa.
Também foi ressaltado que a novidade estará disponível em modelos como o Galaxy Book2 Pro e Lenovo ThinkPad X13S. Mas outros notebooks apresentados durante a CES 2023 também devem receber a novidade em breve.
Falando em videochamadas, também será possível entrar em videochamadas diretamente pelo aplicativo Chats, lançado com o Windows 11. A atualização aqui está na possibilidade de receber uma chamada e poder entrar pelo aplicativo que era anteriormente voltado apenas para a troca de mensagens. Antes de entrar na videochamada, você pode conferir como está sua imagem e fazer um teste do microfone.
Nova interface do Quick Assist
Desenvolvido para permitir o controle remoto de sua máquinas por meio da digitação de um simples código, o Quick Asssist foi redesenhado e agora pode ser acessado por meio do menu Iniciar. Além de funcionar com maior fluidez, a Microsoft também promete que o dono do computador pode dar controle total do computador ou apenas veja o que está sendo exibido na tela.
Outra novidade está no destaque de cursor em formato de laser para que você consiga indicar o problema ou também consiga ter um aprendizado mais completo da explicação do especialista. É uma forma mais fácil de pessoas que você conhece agora possam acessar seu notebook ou computador.
Suporte para mais aplicativos no Widgets
Focado em evitar que muitos aplicativos sejam abertos ao mesmo tempo para a visualização de simples informações, os Widgets são uma verdadeira mão na roda para que você tenha um dia a dia mais dinâmico. Até então, apenas aplicativos desenvolvidos pela Microsoft eram compatíveis com a seção Widgets.
Com a nova atualização, agora será possível ver informações (e dar alguns comandos) do Spotify, Vincular ao Celular, Xbox e até mesmo aplicativos da Meta, como Instagram e Facebook. A empresa também lançou uma página para desenvolvedores que queiram adaptar seus aplicativos ao Widgets e permitir um uso mais dinâmico de tudo o que criam.
Gravação de tela na ferramenta de recorte
Atualmente, para começar a gravar a tela no Windows, é necessário usar a Xbox Game Bar, acessível pelo atalho Win+G. Com a nova atualização, também será possível começar a gravação de tela por meio da ferramenta de recorte, que agora tem um botão especial apenas para isso. Confira a prévia:
Então, bastará apertar o botão PrtSc para que você registre tudo o que está sendo exibido na tela. Tudo pode ser acessado mais tarde por meio do Explorador de Arquivos, na pasta Capturas de Tela. É uma forma mais fácil do que fazer uma simples captura de tela de imagem estática.
Abas no Bloco de Notas
O Bloco de Notas ganhou suporte para o modo escuro apenas durante o segundo semestre de 2022, certo? E mais novidades estão chegando: após o Explorador de Arquivos ganhar suporte para abas, o Bloco de Notas ganhará a mesmas funcionalidade para não ser mais necessário abrir dois arquivos em janelas diferentes. O primeiro exemplo foi divulgado pela Microsoft:
A desenvolvedora espera que a nova funcionalidade ajude desenvolvedores na hora de escrever códigos, mas profissionais que precisam escrever rascunhos também devem aproveitar o novo recurso de uma forma bastante completa.
Suporte para maior acessibilidade
A Microsoft está deixando seu sistema operacional mais acessível para pessoas com deficiência visual e os aprimoramentos do Narrador agora têm suporte para mais modelos de braile, o que também inclui o suporte para três novos notebooks Surface da HumanWare, instituição voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias para pessoas com perda total ou parcial da visão.
Outro detalhe de acessibilidade está no melhor uso da voz para abrir aplicativos e arquivos salvos em seu computador. A empresa ressalta que muitas funcionalidades podem ser acessadas sem um teclado ou mouse e uma página com todos os comandos de voz foi disponibilizada. A atualização de março de 2023 deve ser um passo importante para que mais pessoas consigam fazer um uso mais completo do sistema operacional.
Recomendações de energia
Com foco em permitir que os computadores e notebooks entreguem uma menor pegada de carbono na Terra, a atualização que será lançada em março de 2023 permitirá que os donos recebam dicas que podem ser aplicadas por meio de simples recomendações.
Será possível acessar um checklist com boas ações que, ao final, irão resultar em um menor gasto de energia, o que também deve gerar uma maior duração de bateria. A novidade poderá ser encontrada na seção de Energia e Bateria do menu de Configurações.
IA no menu Iniciar para encontrar arquivos
Na hora de uma reunião, ter que encontrar arquivos entre tantas coisas que você tem salvo no computador pode ser uma tarefa que leva mais tempo do que deveria. A Microsoft está acabando com isso ao colocar uma IA que sabe quais os arquivos que você mais acessa ou aqueles que foram abertos recentemente. Tudo isso será exibido diretamente no menu Iniciar. Desta forma:
Entretanto, este recurso estará liberado apenas para usuários do Windows 11 Pro Azure Active Directory (AAD). Ainda não se sabe se usuários tradicionais irão receber a novidade, mas aparentemente, não. Atualizaremos a matéria com mais informações assim que elas forem divulgadas.
Acesse seu PC de qualquer lugar
Por fim, foi anunciado que o aplicativo Windows 365 será disponibilizado para todos os usuários para que sua área de trabalho do PC que geralmente está em casa ou no trabalho agora seja acessado remotamente. A novidade exigirá apenas o login com a conta Microsoft e que ambos os computadores tenham o aplicativo Windows 365 instalado. Inclusive, o lançamento foi realizado hoje, no dia 28 de fevereiro de 2023.
A empresa espera deixar o dia a dia de profissionais de diversos mercados mais dinâmico, seguro e acessível de qualquer parte do mundo. As configurações e atalhos da área de trabalho, além dos arquivos sincronizados com a nuvem, poderão ser facilmente acessados remotamente.
Quando a atualização do Windows 11 chega?
As novidades citadas neste texto podem ser acessadas por todas as pessoas que possuem uma versão licenciada e atualizada do Windows 11. Disponibilizada gratuitamente, basta acessar a seção Windows Update no menu de Configurações e conferir se o download já está disponível e realizar a instalação logo em seguida.
A Microsoft aproveitou a atualização de segurança de março para já disponibilizar as novidades para todos os usuários e todos devem estar acessando os recursos em breve. Não deixe de sempre manter seu computador para não apenas ter acesso às novidades, mas também manter seu computador e arquivos em total segurança.
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Melhoras são bem-vindas, mas há anos que ÀS VEZES não há atualização da tela do Windows Explorer quando se altera algo. Tem-se de usar a seta no alto à esquerda para voltar a uma tela anterior e voltar. Ou ir para outra pasta e voltar.
Mantenho sempre o Windows 11 Pro atualizado.
Também, a partir do Windows 10, nunca mais consegui recuperar um estado anterior somente do Windows (sem afetar os outros arquivos) usando um ponto de restauração. Tenho de recuperar uma imagem do sistema todo, que procuro ter sempre atualizada em outro dispositivo. De todo modo, a disponibilidade deste recurso (de gravar e restaurar imagem do sistema completo) é indispensável, como tem sido desde o Windows 7. Tem sido crucial em muitas situações, para não ter de ser gerado o sistema todo novamente como se fosse um computador novo.
(no final de meu comentário anterior, favor acrescentar um “em” na frase final, entre “fosse” e “um”, ficando “como se fosse em um computador novo” – obrigado)