Índice
Depois das inovações mais recentes, que deixaram a inteligência artificial (IA) poder interpretar imagens com precisão e que expandiram a memória da aplicação, a atualização do ChatGPT, lançada nesta quinta-feira (23), ampliou as capacidades da automação para pesquisar na internet.
Anunciada no blog da OpenAI, a novidade surge graças ao uso de plug-ins, que podem fazer o ChatGPT se conectar com outras aplicações. Agora a automação vai ser poder estar mais em dia com informações mais recentes, já que expandiu sua base de dados para a internet em tempo real. Veja mais a seguir o que a IA da OpenAI vai poder fazer com essa atualização.
Quais os plug-ins disponíveis?
As inovações da IA vão estar disponíveis somente para usuários que tiveram acesso inicial ao projeto no modo Alpha e para desenvolvedores que estão inscritos no ChatGPT Plus. O serviço exclusivo também dá acesso ao lançamento também recente da OpenAI, o GPT-4. Os utilizadores que estão aptos a esse uso especial vão poder complementar a aplicação com serviços como Expedia, Kayak, Zapier e OpenTable.
A principal implementação vem com um plug-in capaz de fazer pesquisas mais atualizadas. Ou seja, o ChatGPT não vai ficar limitado ao que conhecia até setembro de 2021 (com isso, talvez ele não gere tantas alucinações engraçadas com o que ainda não conhece). Não só as pesquisas são mais ágeis, mas também há uma maior transparência: ao tentar verificar o valor total da bilheteria dos vencedores do Oscar deste ano, a automação da OpenAI mostra de quais fontes ele buscou as informações para dar uma resposta.
Os organizadores por trás da aplicação de IA também avisaram que desenvolvedores vão poder produzir novos plug-ins para o ChatGPT. A OpenAI vai deixar disponível para os engenheiros de software um manual que dá instruções sobre como se adaptar à aplicação e quais são as implementações que podem ser desenvolvidas.
“Estamos felizes em construir uma comunidade que vai modificar o futuro do paradigma da interação entre humanos e IAs”.
Open AI
Plug-ins habilitam novas tarefas no ChatGPT
Precisa de uma receita rápida? O ChatGPT já conseguia cumprir essa tarefa antes, mas agora seu potencial vai além. A automação da Open AI pode pesquisar em sites de mercado e montar uma lista de compras, devido à conexão do bot com serviços dessa área.
As diferenças com outros buscadores prometem fazer do IA de tarefas simples um buscador mais funcional. Acontece que a integração com dados e informações mais novas permite que a automação da OpenAI faça buscas por planos de viagem em voos e hotéis e já faça os agendamentos. Buscadores como o Bing só procuram por esses itens, mas não fazem essa tarefa em conjunto.
Se o seu desejo é ter mais habilidades com línguas, você pode aproveitar a conexão da aplicação de IA com o Speak, que ensina a dizer várias palavras em outros idiomas. Ainda, usuários que já usam o Instacart para fazer compras simples, já podem contar com a conexão do bot com essa outra aplicação.
Quer verificar se está mesmo aplicando direito uma fórmula para um problema? Agora, a automação da OpenAI permite verificar cálculos com a plataforma WolframAlpha. Os programadores de Python também foram contemplados com um recurso que permite tanto o download de arquivos com códigos, como dá a possibilidade de fazer upload de arquivos para programar nessa linguagem.
Ficou interessado? Caso você tenha ficado de fora da versão mais exclusiva do ChatGPT, a OpenAI também tem uma lista de espera para quem quer aproveitar essas novas integrações da conexão do bot.
Por que o poder de pesquisas do ChatGPT pode ser perigoso?
Antes dessa integração com outros sites, já houve tentativas da empresa criadora da automação, a OpenAI, de fazer essa busca na internet. Há dois anos, a startup de tecnologia experimentou uma aplicação chamada WebGPT que, infelizmente, colecionava informações não confiáveis. No entanto, mesmo implementações recém-lançadas já deixam especialistas em tecnologia atentos para possíveis riscos: o GPT-4 pode, por exemplo, dar instruções para que uma pessoa consiga responder àqueles testes CAPTCHA, principalmente se eles estiverem muito difíceis de decifrar.
Em resposta a esses desafios, a automação parece estar vacinada contra riscos. O mesmo aviso foi dado quando houve a modificação do GPT-4, mas, dessa vez, a precaução vai ser feita restringindo o uso dos plug-ins para um número pequeno de pessoas.
Porém, é possível que o ChatGPT pesquise informações em sites que buscadores como o Google não considera — o mecanismo de pesquisa deixa de lado sites que não tenham encriptação ou versão mobile, por exemplo. Por isso, talvez a automação ainda dê respostas que não sejam tão precisas. Para atenuar esses riscos de output, a OpenAI está confiando nas equipes que monitoram comportamentos ruins da aplicação.
Veja também:
ChatGPT do Slack chega para melhorar a produtividade
Como usar o Midjourney para criar imagens com Inteligência Artificial
Fonte: Tech Crunch | The Verge
Revisado por Glauco Vital em 24/3/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.