No momento em que este artigo está sendo produzido, a Dyn ainda luta contra o ataque da Mirai. Diversos serviços ainda estão fora do ar, e agora tanto a Xbox Live quanto a Playstation Network saíram do ar. Ou mesmo contam com uma alta instabilidade, dependendo da região. E quem é o culpado por estragar o final de semana dos gamers? A Internet das coisas (Internet of Things – IoT – em inglês).
O Mirai tira vantagem do baixo nível dos protocolos de segurança dos dispositivos IoT. Até o momento, mais de 145 mil deles estão infectados, como câmeras de segurança e media centers, e esse número cresce a cada momento. A parte interessante é que o Mirai é um software de código aberto, e especialistas avisaram do seu perigo desde que ele apareceu pela primeira vez.
Segundo o chefe de estratégia da Dyn, Kyle Owen, em uma entrevista ao TechCrunch, “Nós estamos trabalhando ativamento no terceiro flanco do ataque. É um ataque muito inteligente. Conforme nós mitigamos, eles reagem.“
Segurança dos dispositivos IoT em pauta
Na prática, isso significa que a instabilidade da PSN e da Xbox Live é culpa da Sony e da Microsoft, respectivamente. Mas, de qualquer forma, isso levanta uma discussão interessante sobre a segurança dos dispositivos IoT. Visto como algo que inevitavelmente crescerá explosivamente com o passar dos anos, esse ataque certamente levantará questionamentos sobre a segurança destes, algo que provavelmente veremos com frequência nos próximos meses.
Fontes: Engadget, The Next Web
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.