Índice
Partindo para a um novo conceito em design interno, a ASUS está com um PC gamer que pretende ter o mínimo possível de fios na sua estrutura. Em um evento deste ano, o Computex 2023, a marca já fez um anúncio em relação a essa proposta inovadora, que segue o conceito de Hidden Connector Concept Build (Conceito-Versão de Conectores Ocultos, em tradução livre).
Porém, ainda não há previsão dos computadores com essa versão estarem à venda, já que se tratam apenas de uma demonstração de novos modelos para as máquinas. Aqui, no Showmetech, vamos ver um pouco mais sobre o que a marca está preparando com esse upgrade nos seus PCs e entender as atualizações.
ASUS TUF Gaming Line: quais são as novidades dos modelos para gamers?
A ASUS propõe que seus novos modelos para gamers tenham poucos fios e sejam menos complexos na hora da montagem. Dessa forma, a empresa também está pensando em atender consumidores que procurem customizar seus próprios PCs, em continuidade ao que estava planejando há alguns anos — em 2016, a fabricante de computadores chegou com o Project Avalon, que procurava dar mais comodidade a consumidores que trocam peças dos seus computadores, para melhorar seu desempenho.
No entanto, segundo as informações que a empresa divulgou, o novo conceito não está tão distante do projeto anterior. Isso porque a placa-mãe (Intel LGA 1700-socket), por exemplo, tem muita semelhança com peças que já são padrão da marca, mesmo tendo alguns ajustes inéditos: essa parte contém chips Intel Z790. Também chama a atenção na linha ASUS TUF Gaming que outros componentes, como a própria estrutura da CPU e a placa gráfica, ganharam atualizações: os gráficos dos PCs gamers do modelo mais minimalista vão contar com a tecnologia da ASUS NVIDIA GeForce RTX.
Como a ASUS diminuiu a quantidade de fios nos PCs?
A estrutura interna que a ASUS implementou nos PCs do conceito minimalista contam com placas-mãe em outro planejamento: a começar pelos conectores, que ficam na parte de trás dessa peça, como forma de “esconder” o número de fios dentro da máquina. Então, a modificação rompe com um padrão específico, que possui algo como uma “gaveta” para encaixe da placa.
Não só os conectores da placa-mãe tiveram uma mudança de posição, como também a própria estrutura da CPU se adaptou ao upgrade. Por isso, na imagem que abre este tópico, vemos uma parte da placa que se estende para fora (canto inferior esquerdo), que se assemelha a lançamentos de outras fabricantes, como MSI e Gigabyte. Ainda que haja esse paralelo, a ASUS se destaca por não expor os fios PCI Express da placa gráfica: a peça tem um conector lateral na extremidade, que se encaixa bem à placa-mãe. Veja a seguir:
Mudanças na conexão de energia dos computadores para gamers
As alterações que o PC gamer da nova linha da fabricante não se limitam a só minimalismo. A energia conta com uma transmissão mais discreta, dado que a placa gráfica dos computadores da ASUS TUF Gaming consegue receber a energia com conexões logo acima da placa-mãe. Junto a essa melhoria, o componente faz uso de uma conexão de 12 pinos, com tecnologia da NVIDIA.
Já a fonte de alimentação tem apoio de uma conexão de 24 pinos, com a energia vindo por baixo. O armazenamento SATA e conectores superiores, tanto os maiores como os menores, seguem esse padrão. Ou seja, entradas USB, de áudio, para telas de LED, entre outras, vêm acompanhadas no mesmo lugar.
O que a ASUS lançou na Computex 2023? Confira as tecnologias para PC gamer
Acontecendo em Taiwan até o dia 2 de junho, a Computex 2023 começou ontem (30) e conta com a participação da Asus. Na ocasião, a marca vai anunciar novos monitores, notebooks e outras novas tecnologias, como o novo conceito para os PCs gamers. Mas a marca já está fazendo mais outros acenos aos gamers. Para dar uma ideia disso, o seu console ROG Ally foi abordado hoje no evento: a fabricante de computadores afirmou que vai aumentar seu potencial da bateria.
Mesmo antes de começar, alguns jornalistas obtiveram informações exclusivas sobre o que a marca está para oferecer: a unidade de processamento gráfica NVIDIA RTX 4070 também se inclui na lista de produtos que os gamers poderão adquirir em breve. Além disso, o WCCF Tech destaca outras informações úteis sobre a peça: ela vai ter 600 W de potência, tendo características bem próximas de dispositivos como o Módulo MPX do Mac Pro da Apple.
Acha que as mudanças vão melhorar a experiência dos jogos também? O que achou da nova aparência dos PCs da ASUS? Conta pra gente aqui no Showmetech!
Veja também:
Fonte: PC Mag | Edge Up ASUS | The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
ASUS sendo ASUS