Astronautas da starliner, da boeing,"presos" na iss - trio. Evento acontece no dia 09 de setembro, às 14h. Também falamos sobre o problema da nave starliner e um objeto gigante detectado no espaço pela na nasa

Astronautas da Starliner, da Boeing,”presos” na ISS – TRIO

Avatar de victor pacheco
Evento acontece no dia 09 de setembro, às 14h. Também falamos sobre o problema da nave Starliner e um objeto gigante detectado no espaço pela na NASA

O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje vamos comentar sobre os astronautas da Starliner, cápsula da Boeing, que ficarão ‘presos’ na Estação Espacial Internacional até 2025, após incidente com a cápsula Boeing Starliner.

Também falaremos sobre a confirmação do grande evento de lançamento do iPhone 16 e todas as suas variantes. Além disso, há espaço sobre uma recente descoberta da NASA, que localizou um objeto gigante, 27 vezes maior que a Terra, vagando pelo espaço sideral. Confira todas as informações agora mesmo!

Astronautas da Starliner têm problemas

Suni williams e butch wilmore
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore (Foto: Reprodução/USA Today)

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore tiveram problemas ao participarem de uma missão de testes da Boeing. A cápsula Starliner, que chegou à Estação Espacial Internacional em 6 de junho, apresentou problemas, e agora eles terão que esperar 9 meses para retornarem à Terra. A previsão inicial é que ficassem na ISS por pouco mais de uma semana.

Isso ocorreu porque a cápsula sofreu contratempos com vazamentos de hélio e com propulsores que pararam de funcionar abruptamente na etapa inicial de seu primeiro voo de teste tripulado. 5 dos 28 propulsores de controle de reação da Starliner pararam de funcionar – todos, exceto um, foram eventualmente recuperados.

Starliner da boeing
Starliner da Boeing apresentou problemas que colocaria vida de astronautas em risco (Foto: Reprodução/Nasa)

Os engenheiros da Boeing passaram semanas testando possibilidades para saber se seria seguro e viável o retorno dos dois astronautas à Terra, na cápsula danificada, mas foi decidido que isso acontecerá apenas em fevereiro. 

Apesar da grande expectativa de que outra empresa fizesse o trabalho de levar astronautas à ISS, a SpaceX ainda é a única que obteve sucesso nesse tipo de tarefa. O foguete Crew Dragon, da missão Crew-9, será responsável por trazer os dois astronautas da Boeing. 

Até isso acontecer, eles passam a ser membros da equipe de expedição em tempo integral, trabalhando para a Nasa no laboratório orbital, fazendo experimentos científicos, tarefas de manutenção e auxiliando nos preparativos para caminhadas espaciais — incluindo um estudo sobre novas maneiras de produzir cabos de fibra óptica e cultivar plantas a bordo da ISS.

Quando chega o iPhone 16?

Imagem de divulgação do lançamento do apple event em 16 de setembro de 2024
Apple lançará novos aparelhos no dia 9 de setembro (Foto: Divulgação)

Como já é tradição, os novos iPhones serão lançados em setembro durante o Apple Event. Após muita especulação, a empresa confirmou que o grande evento acontecerá no dia 9 de setembro, a partir das 14h, horário de Brasília. Será possível acompanhar os anúncios pelo canal da Apple no YouTube ou via Apple TV. Basta clicar no player abaixo no dia e horário corretos:

Além de novos iPhones 16, novos MacBooks com processadores M4 podem ser apresentados ao mundo pela primeira vez. Também deve haver espaço para novas gerações do Apple Watch e dos AirPods.

Entre as novidades, espera-se que os novos iPhones 16 tenham telas maiores, com o iPhone 16 Pro tendo um display de 6,3 polegadas e o iPhone 16 Pro Max chegando com uma tela de 6,9 polegadas. 

Possível iimagem dos novos iphone 16
Modelos devem ter novidades em design (Foto: Reprodução/MacRumors)

Há rumores que os lançamentos venham com um botão extra ou botão de captura, como tem sido chamado. Ele permitirá acionar a câmera e começar a gravação de áudios, por exemplo. Há quem diga que o botão ocupará o lugar do botão mudo e ficará acima dos botões de volume.

Na parte das câmeras, novidades também são esperadas: segundo o site MacRumors, o iPhone 16 e o 16 Plus terão duas câmeras externas alinhadas verticalmente com duas lentes: uma Wide e outra Ultrawide. O microfone ficará alocado próximo às lentes e o flash logo ao lado. 

A previsão é que os modelos Pro e Pro Max tragam sensores de 48 megapixels e zoom óptico de 5x, mas ainda não se sabe quantas lentes eles terão. Rumores mais fortes citam que uma lente telefoto deve fazer sua estreia na variante Pro, algo que foi visto apenas no iPhone 15 Pro Max, em 2023. 

Possível imagem dos novos iphone 16
Variantes Pro devem ganhar lente telefoto para melhor captura de conteúdo (Foto: Reprodução/MacRumors)

Novidades em software mostradas na WWDC 2024 também farão a estreia na linha iPhone 16. A Siri, que estará mais inteligente devido à plataforma Apple Intelligence, agora terá capacidade de gerar imagens, escrever e-mails, organizar a galeria e mais. Falamos mais sobre o que esperar dos novos iPhone 16 em uma matéria completa – não deixe de conferir.

Objeto gigante detectado pela Nasa

Cwise j1249
Objeto não é considerado um corpo celeste pela Nasa (Foto: Reprodução/NDTV)

Por fim, vamos falar sobre o objeto detectado pela Nasa, que tem 27 vezes o tamanho da Terra, mas está se afastando da Via Láctea. Ele foi descoberto por astrônomos independentes, apoiados pelo projeto Backyard Worlds: Planet 9, da Nasa. O projeto utiliza dados da missão WISE, da Nasa, que mapeou o céu em luz infravermelha, de 2009 a 2011. Os cientistas cidadãos avistaram um objeto tênue e em movimento rápido nas imagens. 

Apesar do tamanho fora do comum, a agência espacial estadunidense não o classifica como um corpo celeste e, na verdade, os cientistas estão considerando o tal objeto como uma possível anã marrom.

Anãs marrons, segundo a Nasa, são objetos que têm um tamanho entre o de um planeta gigante, como Júpiter, e o de uma estrela pequena e que não tem massa suficiente para fundir hidrogênio. A agência explicou que mais de 4 mil anãs marrons comuns já foram descobertas, mas nenhuma antes havia apresentado o movimento de saída da galáxia.

Cwise j1249
Cientistas possuem duas teorias sobre formação de objeto gigante (Foto: Reprodução/20 Minuten)

O objeto, apelidado de CWISE J1249, sairá da gravidade da Via Láctea e ficará vagando pelo espaço intergaláctico, já que tem uma velocidade média de 1,6 milhão de quilômetros por hora. Dados preliminares mostram que o objeto tem baixa massa e muito menos ferro e outros metais do que outras estrelas e anãs marrons, sugerindo que ele é muito antigo, mas foi descoberto apenas agora. 

Há duas teorias da Nasa que tentam explicar a movimentação do objeto em uma velocidade tão alta. Uma delas é que ele veio originalmente de um sistema binário, estando preso em órbita ao redor de uma anã branca, ou do núcleo restante de uma estrela que explodiu. O impacto dessa suposta supernova teria força o suficiente para impulsionar o objeto na velocidade em que ele se encontra atualmente.

Astronautas da starliner, da boeing,"presos" na iss - trio. Evento acontece no dia 09 de setembro, às 14h. Também falamos sobre o problema da nave starliner e um objeto gigante detectado no espaço pela na nasa
Objeto pode ter se formado em supernova (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Já a outra, é que o objeto poderia ter sido parte de um aglomerado de estrelas que encontrou um par de buracos negros. Essa suposta interação expeliu violentamente o objeto de seu sistema, fazendo-o vagar pela galáxia.

Entre os assuntos do Showmetech TRIO de hoje, qual deles mais chamou sua atenção? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Veja os lançamentos do cinema em setembro de 2024

Melhores soundbars para o cinema em casa

Itaú, KaBuM!, Grupo OLX e mais empresas têm vagas de emprego em tecnologia. Veja a lista

Com informações: MacRumors l BBC News l USA Today


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
  1. É interessante pensar sobre como a tecnologia de hoje permite que esses profissionais lidem com imprevistos em um ambiente tão extremo. Seria legal discutir mais sobre as experiências e aprendizados que eles estão adquirindo durante essa estadia, e como isso pode impactar futuras missões. Parabéns pelo conteúdo envolvente!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados