Índice
Durante o tradicional evento para desenvolvedores Google I/O conhecemos o Project Astra, uma nova inteligência artificial que que está sendo desenvolvida pela empresa. Definida como uma IA multimodal com suporte para criar diversos tipos de conteúdos, entenda o funcionamento na prática e como a novidade pode interagir com o mundo real, trazendo respostas para questões do dia a dia.
Como a Astra funciona
Facilmente definido como um agente de IA que deverá ser integrado ao aplicativo do Gemini para smartphones Android, o Project Astra “enxerga” usando a câmera traseira do smartphone e envia respostas em tempo real para seu usuário. É como se seu smartphone ganhasse vida para conseguir ver tudo o que está em sua volta.
Durante o evento do Google de hoje, vimos Demis Hassabis testar a IA na prática — e o chefe do Google DeepMind e líder dos esforços de IA promete que não foi manipulado. Fomos transportados para um escritório do Reino Unido e, assim que viu uma caixa de som, a usuária pediu para a IA identificar um dos seus componentes, um tweeter.
Outra demonstração interessante foi a leitura de códigos de programação na tela de um computador. O Project Astra não apenas foi capaz de identificar que o monitor estava exibindo códigos, mas também indicar o que eles fariam quando estivessem rodando.
Por fim, quando o smartphone foi levado para a janela do escritório e a usuária perguntou qual bairro o escritório estava localizado, uma resposta foi enviada em menos de cinco segundos.
O Google definiu o Project Astra como “um agente de IA útil em todos os dias”, e que o desenvolvimento foi feito nos últimos cinco anos para a entrega de uma ferramenta que realmente faz diferença no dia a dia dos usuários.
Embora tenhamos feito um progresso incrível no desenvolvimento de sistemas de IA que podem compreender informações multimodais, reduzir o tempo de resposta a algo conversacional é um difícil desafio de engenharia. Nos últimos anos, temos trabalhado para melhorar como nossos modelos percebem, raciocinam e conversam para tornar o ritmo e a qualidade da interação mais naturais.
Google sobre o Project Astra
Recurso de memória
O que mais chamou atenção no Project Astra foi a possibilidade dele memorizar tudo o que é visto pela câmera. Quando a usuária perguntou onde estavam seus óculos, o agente de IA rapidamente respondeu a localização exata, que era próximo a uma maçã vermelha.
Quando colocado para trabalhar em um óculos inteligente não revelado, o Project Astra também impressionou ao realizar otimizações que facilitam o dia a dia de diversas pessoas. O estilo de conversação do agente de IA do Google também é bem leve, mostrando que a empresa está empenhada em desenvolver IAs que não deixam a naturalidade de lado, por mais que não existam na vida real.
Ao aproveitar nossos principais modelos de fala, também melhoramos como eles soam, proporcionando aos agentes uma gama mais ampla de entonações. Esses agentes podem entender melhor o contexto em que estão sendo usados e responder rapidamente na conversa. Com tecnologias como essa, é fácil imaginar um futuro onde as pessoas poderiam ter um assistente especializado em IA ao seu lado, via um telefone ou óculos.
Google sobre o Project Astra
Confira ao exemplo mostrado hoje no evento de novidades do Google:
Disponibilidade
Segundo dados do próprio Google, o Project Astra será integrado ao Google Gemini, substituindo o famoso Google Assistente, ainda este ano. É provável que os primeiros usuários vejam isso em meados de setembro, época do ano em que o Google lança seus novos smartphones Pixel e também liberará o Android 15 para fabricantes de smartphones de todo o mundo.
A ideia da empresa é desenvolver pequenas funcionalidades que, juntas, formam uma opção completa para seus usuários. O Project Astra é apenas uma parcela de diversas novidades apresentadas no Google I/O 2024, mas com toda certeza ficou claro que a empresa, que citou o termo “IA” por 121 vezes no evento de duas horas, vai investir cada vez mais neste mercado.
Google Assistente ganha novo uso
Até o momento, outros assistente pessoais como Amazon Alexa e Siri são muito focados em enviar respostas mais simples e de arquivos enviados pelo usuário. A partir do momento em que o Project Astra for integrado ao Google Assistente, presente em diversos aparelhos Android e até mesmo disponível para quem tem aparelhos da Apple, isso com certeza inaugurará uma nova era.
A grande dúvida é quando isso deve acontecer e principalmente como o funcionamento acontecerá na prática. Devido a ainda estar em desenvolvimento, o agente de IA deve passar por algumas modificações antes de ser liberado para todos, mas a ideia é interessante e agora tem nossa atenção.
O que achou do Project Astra? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Gemini Advanced ou ChatGPT Plus? Veja qual IA é a melhor
Google anuncia Gemini 1.5 com desempenho 87% superior
Revisado por Glauco Vital em 14/5/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.