Índice
Em anúncio feito pela Meta, publicado na segunda-feira (24), a empresa informou que os criadores de conteúdo vão passar a contar com um serviço novo: as Assinaturas do Instagram. Dez países foram escolhidos para poder testar a nova função, incluindo o Brasil. Entenda mais a seguir.
Como o novo recurso está sendo aproveitado por influenciadores nos Estados Unidos?
Em 2022, a empresa dona do Instagram decidiu implantar a nova função nos Estados Unidos, como forma de “aprofundar as conexões com os seguidores“, além de dar uma renda mensal para os criadores. O país, assim, foi escolhido para que as ferramentas da assinatura fossem testadas pelos influenciadores norte-americanos: de início, em janeiro do ano passado, apenas dez criadores tinham permissão para usar o recurso exclusivo.
O teste incluía transmissões ao vivo e stories pagos pelos usuários inscritos nas assinaturas. Então, só os seguidores que contribuíam com um pagamento para ver seus ídolos criadores tinham acesso às publicações, que faziam parte da assinatura. Uma vantagem para as pessoas que seguiam os influenciadores nessa experimentação também incluiu um “selo”, que deixa os seus comentários nas publicações em uma posição mais alta.
Já a cobrança para os usuários poderia variar. Os criadores dos Estados Unidos cobravam preços mínimos mensais que variavam entre US$ 0,99 (cerca de R$ 4,70) a US$ 4,99 (R$ 23,70), chegando a também experimentarem valores como US$ 49,99 (mais de R$ 237) e até US$ 99,99 (mais de R$ 474) por mês de assinatura de conteúdo.
Conheça os benefícios das Assinaturas do Instagram
A Meta, por enquanto, não ofereceu uma data para quando os influenciadores do Brasil e de outros nove países — Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Espanha e Reino Unido — vão poder fazer uso dos recursos disponíveis nas assinaturas. Segundo o que consta na publicação no seu site, a nova funcionalidade deve ser incluída no Instagram nas próximas semanas. Entretanto, a empresa já publicou quais serão os benefícios que virão com a novidade. Veja o que está por vir:
- Publicações, stories, reels e transmissões ao vivo para usuários assinantes: ao cobrar os valores das assinaturas, os criadores de conteúdo vão ter como postar produções apenas para quem pagar pelo que for publicado. Isso inclui ter acesso a figurinhas exclusivas para o formato dos stories, por exemplo;
- Destaques para usuários assinantes: os stories mais recentes terão acesso limitado para os quem pagar pelo conteúdo. Assim que postados, serão salvos para que os assinantes vejam um destaque e não percam o que for publicado nesse formato de curta duração;
- Canais sociais e de transmissão exclusivos: os assinantes também vão poder ter acesso a informações especiais, em canais que só permitem a presença de usuários pagantes;
- Selos de assinante: os usuários beneficiados com a assinatura de conteúdo vão ganhar um selo nos seus comentários, quando responderem a algum post no perfil no Instagram do criador. Dessa forma, o influenciador pode priorizar um contato com mais facilidade.
Alguns influenciadores mostraram como as assinaturas estão melhorando seu trabalho com o Instagram: “Meu alcance é maior entre os assinantes, pois meu conteúdo aparece no topo do feed deles“, comemora a criadora de conteúdo da Albânia, Egreis Gjergjani, que está na rede social no @thestilettomeup. Caso queira conhecer a nova função, a Meta também indica seguir e assinar o conteúdo de outros perfis:
Manual de Assinaturas: veja como usar a novidade do Instagram para criadores
A Meta não pretende apenas beneficiar os usuários das Assinaturas do Instagram com recursos financeiros, mas também quer ajudá-los. Para isso, a empresa lançou o Manual de Assinaturas, dedicado a dar dicas e mostrar boas práticas que podem ser feitas com o serviço exclusivo. No seu conteúdo, é possível ver informações sobre como oferecer ofertas para seguidores e formas aumentar o alcance das publicações, para conseguir mais fãs.
O documento, que pode ser baixado em .pdf, é curto, tem apenas dez páginas. No material, é possível conferir noções sobre monetização, como começar a usar as assinaturas, as experiências com a publicação de conteúdo exclusivo e, ao fim, um guia para boas práticas. Todo o conteúdo vem com telas e tutoriais para guiar os criadores.
E você, pensa em se tornar influencer? Conta pra gente o que você achou das Assinaturas do Instagram, aqui, no Showmetech!
Veja também:
Conheça os tamanhos de imagens do Instagram (posts, Stories e Reels)
Fonte: Meta Newsroom (versão em português) | TechCrunch | Embed Social
Revisado por Glauco Vital em 25/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.