As melhores séries infantis de todos os tempos

As melhores séries infantis de todos os tempos

Avatar de vitta
Bluey, As Meninas Superpoderosas e Clifford são alguns dos melhores títulos. Confira a lista completa de séries infantis para acompanhar com os pequenos (ou agradar sua criança interior)

Em clima de férias, confira nossa lista de melhores séries infantis para assistir ao lado dos pequenos ou acalentar sua criança interior – sejam os títulos mais recentes ou até mesmo aqueles que vão te causar a mais pura nostalgia.

Scooby-Doo, Cadê Você? (1969-1978)

Título original: Scooby Doo, Where Are You!

7,9 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: HBO Max

O clássico desenho para criança Scooby-Doo, Cadê Você? é uma série que segue os muitos mistérios da Mistério S/A, que é formada por Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby. Juntos, eles viajam ao redor do mundo, sempre em busca de um mistério a ser resolvido e um bandido a ser desmascarado.

Vila Sésamo (1969-atualmente)

Título original: Sesame Street

8,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver:  HBO Max

Uma das melhores séries infantis já criadas proporciona conteúdos com os quais as crianças aprendem temas como o alfabeto, números, operações básicas, cores e dias da semana, além de conceitos triviais da vida em sociedade, como higiene básica e a forma correta de atravessar a rua.

Engraçada, inteligente e brilhantemente inclusiva, Vila Sésamo, uma das melhores séries para criança, conta com personagens lendários, como Beto, Garibaldo e Elmo.

O Show dos Muppets (1976-1981)

Título original: The Muppet Show

100% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Uma das melhores séries infantis, O Show dos Muppets é uma produção inteligente, engraçada e adorável. 

Temos desde De Sylvester Stallone lutando contra um leão de marionete a uma águia declarando guerra ao Elton John. É uma produção que conquista até a atenção dos adultos e beira a vontade de uma pequena maratona para acompanhar esses personagens tão cômicos.

Smurfs (1981 – 1989)

7,2 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Prime Video (EUA)

Os Smurfs são pequenas criaturinhas azuis que vivem em uma aldeia escondida na floresta. Eles são perseguidos pelo malvado feiticeiro Gargamel, que precisa deles como ingrediente para uma fórmula mágica.

Pingu (1986-2006)

7,4 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Youtube

Aqui temos as aventuras do pinguim Pingu com sua família e seus amigos, que vivem felizes na calota polar. Esse desenho para criança um tanto quanto peculiar acabou conquistando o coração de várias gerações por meio do stop-motion que desafia as leis da física e cenas cômicas típicas das que as crianças adoram.

Dragon Ball Z (1989 – 1996)

8,8 no IMDb

Classificação indicativa: 12 anos

Onde ver:  Globoplay

Uma das melhores séries infantis acompanha as aventuras de um poderoso guerreiro chamado Goku, seu filho Gohan e seus aliados, que se esforçam para defender a Terra das ameaças. Eles são auxiliados por um dragão que concede os desejos de quem quer que reúna as sete Esferas do Dragão.

Rugrats: Os Anjinhos (1991 – 2004)

Título original: Rugrats

7,4 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Paramount+

O desenho para criança Rugrats: Os Anjinhos foi um dos primeiros grandes sucessos da Nickelodeon. Ele conseguiu criar uma fórmula de humor que atingisse tanto os adultos quanto as crianças dos anos 1990.

Na história de uma das melhores séries infantis, um grupo de bebês mostra suas ideias sobre o mundo do seu próprio ponto de vista infantil. Tommy e seus amigos estão em constante batalha com a prima mais velha, Angelica, que gosta de atormentá-los.

Power Rangers (1993-1996)

Título original: Mighty Morphin Power Rangers

6,6 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: Netflix e Globoplay

Em uma das séries infantis mais populares, um grupo de adolescentes se transforma em uma equipe uniformizada de super-heróis pronta para enfrentar qualquer vilão. A principal inimiga é Rita Repulsa, uma vilã espacial libertada acidentalmente por astronautas.

Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997)

8,8 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Libreflix

Castelo Rá-Tim-Bum, além de trazer nostalgia, com certeza é uma das séries infantis que as crianças brasileiras da geração Z guardam com muito carinho no coração. Nino (Cassio Scapin) é um aprendiz de feiticeiro que apesar de seus 300 anos de vida tem a aparência e o espírito de um garoto. Sua família aguarda o alinhamento dos planetas para fortalecer seus poderes.

Ei Arnold! (1996 – 2004)

Título original: Hey Arnold!

7,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Paramount+

Entre as melhores séries infantis, Arnold é um garoto de nove anos, sonhador, que tem a cabeça no formato de uma bola de futebol americano. Ele vivencia aventuras na escola com seus amigos e na pensão em que mora com seus avós e diversos personagens excêntricos.

Pokémon (1997 – presente)

Título original: Poketto monsutâ

7,5 no IMDb

Classificação indicativa Livre

Onde ver: TV Pokémon

Mais um clássico para a conta das séries infantis. Inicialmente, Pokemón era apenas uma franquia de jogos para o Gameboy da Nintendo – já criando seu grande sucesso a partir daí. Depois de se tornar a marca de brinquedos mais vendida mundialmente, surgiu a ideia de criar a série animada para televisão.

O anime, que integra a lista das melhores séries para criança, acompanha o protagonista do jogo Ash Ketchum e seu companheiro Pikachu na grande missão para se tornar um mestre Pokémon. Ao longo do caminho, ele enfrenta outras equipes de Pokémon com suas próprias criaturas, faz grandes amizades e encara inimigos. 

As Meninas Superpoderosas (1998 – 2005)

Título original: The Powerpuff Girls

7,3 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e HBO Max

Açúcar, tempero e tudo que há de bom, estes foram os ingredientes escolhidos para criar as garotinhas perfeitas, mas o Professor Utônio, acidentalmente, acrescentou um ingrediente extra na mistura: o Elemento X! E assim nasceram as Meninas Super-Poderosas, usando seus ultra super poderes, Florzinha, Lindinha e Docinho têm dedicado suas vidas para combater o crime e as forças do mal. Nada resume melhor que essa introdução incrível. 

Esse desenho para criança, inclusive, foi um dos primeiros sucessos do Cartoon Network e nos apresentou personagens que, apesar de secundários, são emblemáticos e referências até hoje, como o Macaco Louco e o Ele – que apesar de ser um dos vilões, vamos combinar… arrasa demais.

Zoboomafoo (1999-2002)

7,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Youtube

Nostalgia pura, uma das melhores séries infantis têm Martin e Chris Kratt estrelando essa preciosidade que ensina as crianças a respeitar e cuidar dos animais. 

Na série Zoboomafoo, um pequeno lêmure brincalhão frequenta o Animal Junction com Matt e Chris. O bebedouro é um ponto de parada para animais, onde um fluxo constante de visitantes animais de todo o mundo se desloca. A série usa música e sons de todo o mundo, fantoches, animação e Claymation para entreter as crianças.

Bob Esponja Calça Quadrada (1999 – presente)

Título original: SpongeBob SquarePants

8,2 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e Paramount+

Clássico atemporal para todas as idades, o personagem que dá nome ao desenho para criança possui uma alma otimista e inocente. Ele vive em um abacaxi gigante no fundo do mar com seu caracol de estimação Gary e tem como amigos mais próximos Patrick, uma estrela-do-mar, e Sandy, um esquilo que adora uma aventura. 

Além disso, Bob Esponja trabalha no Siri Cascudo com o chefe Seu Siriguejo e o ranzinza Lula Molusco. Em paralelo, o concorrente e inimigo de Siriguejo, Plankton, vive tramando planos para roubar a receita especial do hambúrguer de siri.

Historinhas de Dragões (1999-2005)

Título original: Dragon Tales

6,4 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Prime Video (EUA)

Entre as séries infantis nostálgicas está Historinhas de Dragões, na qual Emília e seu irmão Max encontram uma pedra mágica e viajam para a Terra dos Dragões, onde vivem as mais incríveis aventuras.

Clifford, o Gigante Cão Vermelho (2000-2003)

Título original: Clifford the Big Red Dog

6,5 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: HBO Max

Nesse desenho para criança muito fofo, acompanhamos a vida de Emily Elizabeth e seu enorme cão vermelho, Clifford, enquanto eles exploram a ilha onde moram e partem em aventuras colossais.

Três Espiãs Demais (2001-2014)

Título original: Totally Spies!

7,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Prime Video

Em uma das melhores séries infantis, sob o cuidado do diretor da Organização Mundial de Proteção Humana, três garotas de Beverly Hills se transformam em agentes secretos. Elas combatem o crime internacional e frequentam a escola para manter as aparências e tentar conciliar a vida normal.

Os Padrinhos Mágicos (2001 – 2017)

Título original: The Fairly OddParents

7,2 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e Paramount+

Outro clássico que mora nos corações de muita gente com memória afetiva. Na história do desenho para criança, Timmy Turner, um garoto de 10 anos, está farto de sua babá. A partir disso, ele convoca suas fadas madrinhas, que têm o poder de lhe conceder desejos. Alguns dos desejos são realmente úteis, outros não funcionam tão bem. Os padrinhos de Timmy, Wanda e Cosmo, têm suas próprias ideias e sempre levam Timmy a aventuras extraordinárias.

KND – A Turma do Bairro (2002-2008)

Título original: Codename: Kids Next Door

7,2 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: HBO Max e Prime Video

Nesse clássico entre os desenhos infantis, uma gangue de crianças de dez anos assume suas próprias missões secretas de sua sede em uma misteriosa casa na árvore escondida dos adultos. Cada um deles tem uma especialidade e trabalha em equipe para vencer grandes batalhas.

Kim Possible (2002 – 2007)

7,2 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: Disney+

Em um dos melhores desenhos infantis, Kim Possible aparenta ser uma líder de torcida comum de uma escola secundária, mas em seu tempo livre, ela salva o mundo de super vilões. Seu amigo Ron Stoppable, seu animal de estimação Rufus e um webmaster cheio de recursos chamado Wade colaboram em missões secretas e podem são capazes de fazer qualquer coisa para ajudá-la. Quando não está derrotando os vilões, Kim ainda precisa lidar com as pressões típicas da escola, da família e da vida social.

Zack & Cody: Gêmeos em Ação (2005-2008)

Título original: The Suite Life of Zack & Cody

6,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Em uma das melhores séries para criança dos anos 2000, a vida é boa – principalmente em uma suíte de hotel – para os gêmeos idênticos Zack (Dylan Sprouse) e Cody Martin (Cole Sprouse) depois que a mãe, Carey (Kim Rhodes), consegue um emprego em um hotel cinco estrelas de Boston, o Tipton Hotel. Os gêmeos aproveitam e fazem do hotel o seu parque de diversões, algo que gera muitas confusões. 

Avatar: A Lenda de Aang (2005 – 2008)

Título original: Avatar: The Last Airbender

100% no Rotten Tomatoes | 9,3 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: Netflix e Paramount+

Uma das melhores séries infantis dos anos 2000, Avatar: A Lenda de Aang foi algo marcante na infância de muitos fãs. Ambientado em um mundo que está à mercê da vilã Nação do Fogo, os irmãos Katara e Sokka acordam o jovem Aang de uma longa hibernação e descobrem que ele é um Avatar, com poderes que podem derrotar essa ameaça..

Essa produção mostra como um desenho criado para o público infantil pode expandir e funcionar também para os adultos. A narrativa é profunda e aborda o desenvolvimento em várias camadas dos personagens. 

Phineas e Ferb (2007 – 2015)

Título original: Phineas and Ferb

8,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

São três meses de férias que passam depressa, curtir é a prioridade!

Primeiramente quem dera esse tanto de férias. Na história de uma das melhores séries infantis, os irmãos Phineas e Ferb querem aproveitar esse tempo livre da forma mais criativa possível. Com isso, eles criam altas aventuras e isso inclui se tornarem músicos, construírem uma montanha-russa e até mesmo improvisar uma praia no meio do quintal. Vale até voltar ao passado para encontrar os dinossauros – isso se a Candace, a irmã mais velha deles, não chegar a tempo para estragar as programações.

Hora de Aventura (2010-2018)

Título original: Adventure Time

100% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e HBO Max

Nesse desenho para criança, Finn vive grandes aventuras na terra de Ooo na companhia de seu melhor amigo, Jake. De viagens para reinos alucinantes a lutas contra vampiros, os dois estão prontos para enfrentar qualquer perigo juntos.

Jessie (2011-2015)

6,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Entre as melhores séries para criança está Jessie, que mostra as aventuras de uma adolescente do Texas que se muda para Nova York e se torna babá das crianças da família Ross.

O Show dos Looney Tunes (2011-2015)

Título original: The Looney Tunes Show

7,7 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e HBO Max

Entre as melhores séries para criança está o clássico O Show dos Looney Tunes. Nele, a turma da animação está de volta com mais aventuras para uma nova geração de fãs. A série mostra Pernalonga e Patolino vivendo no subúrbio e interagindo com seus vizinhos.

O Incrível Mundo de Gumball (2011-2019)

Título original: The Amazing World of Gumball

8,3 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix, HBO Max e Prime Video

Em uma das melhores séries para criança, Gumball e seu grande amigo Darwin vivem aventuras e não param de se meter em problemas.

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (2012 – 2016)

Título original: Gravity Falls

100% no Rotten Tomatoes | 8,9 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Em Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, uma das melhores séries infantis, os gêmeos Dipper e Mabel Pines passam as férias com o tio-avô numa misteriosa cidade. Eles tentam se adaptar à estranha região, mas logo sentem algo estranho e começam a investigar. Dipper encontra um diário codificado e a aventura começa em meio a criaturas sobrenaturais e situações surpreendentes

Patrulha Canina (2013-atualmente)

Título original: PAW Patrol

6,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e Paramount+

Uma das melhores séries infantis atuais para os pequenos. Com grandes habilidades em solucionar problemas, veículos descolados e muito humor, a Patrulha Canina, um grupo de filhotes heroicos e seu líder, um menino chamado Ryder, protegem a comunidade de Adventure Bay.

Steven Universo (2013 – 2020)

Título original: Steven Universe

100% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e HBO Max

Nessa história de amadurecimento, Steven Universo é um garoto que vive com Garnet, Ametista e Pérola, criaturas mágicas conhecidas como Crystal Gems. Ele, aliás, também é metade gem porque seu pai humano, Greg Universo, teve um romance com a Rose Quartz, uma das Crystal Gems importantes. Sua missão é aprender a usar seus próprios poderes enquanto vive grandes aventuras com seus amigos, incluindo os humanos Connie, Sadie e Lars.

Steven Universo é o primeiro desenho para criança criado exclusivamente por uma mulher, que mais tarde revelou ser não binária. Com esse destaque inclusivo, a produção conseguiu esticar a narrativa para uma série com Steven na adolescência e um filme.

Os Jovens Titãs em Ação! (2013 – presente)

Título original: Teen Titans Go!

5,5 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix, HBO Max e Prime Video

Em Os Jovens Titãs em Ação!, uma das melhores séries infantis, Robin, Estelar e outros super-heróis vivem juntos sem supervisão adulta e lidam com as questões diárias do universo jovem quando não estão salvando o mundo.

O Show de Tom e Jerry (2014-atualmente)

Título original: The Tom and Jerry Show

7,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix e HBO Max

Tom e Jerry, uma das duplas mais famosas dos desenhos infantis, mais uma vez entra numa disputa de território. Eles vão aprontar novas e hilárias travessuras enquanto torcem para não serem pegos.

Miraculous: As Aventuras de Ladybug (2015 – presente)

Título original: Miraculous: Tales of Ladybug & Cat Noir

7,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Globoplay

Na história de um dos melhores desenhos infantis atuais, a super-heroína Marinette, mais conhecida como Ladybug, e seu parceiro Adrien, famoso pelo nome de Cat Noir, têm a missão de salvar a cidade de Paris de um misterioso vilão, mantendo sigilo sobre suas identidades secretas.

Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia (2016-2018)

Título original: Trollhunters

8,4 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: Netflix

Em uma das melhores séries infantis, criada por Guillermo del Toro, depois de descobrir um amuleto misterioso, um adolescente encontra uma civilização secreta de poderosos trolls sob a pequena cidade de Arcadia. 

DuckTales: Os Caçadores de Aventuras (2017-2021)

Título original: DuckTales

8,3 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Em uma das melhores séries para criança, Tio Patinhas e os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho buscam o tesouro escondido da família. No caminho, enfrentam muitas aventuras, como um robô fora de controle ou uma viagem ao deserto para resgatar Pato Donald das garras de uma múmia malvada.

Bluey (2018 – presente)

9,5 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Disney+

Esse é provavelmente um dos desenhos infantis mais fofos que existe. A história acompanha as aventuras de Bluey, uma filhote de cachorro Blue Heeler que vive com sua família amorosa. Sua energia e espírito adorável geram todos os tipos de situações divertidas e imprevisíveis.

Bluey tem sido elogiado por sua abordagem de temas adultos, que são contados de uma forma que os torna compreensíveis para as crianças. Além disso, um adendo importantíssimo: a animação é toda feita com cores que os cachorros conseguem enxergar! 

She-Ra e as Princesas do Poder (2018 – 2020)

Título original: She-Ra and the Princesses of Power

96% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix

Nesse reboot da série dos anos 1980, uma espada mágica transforma uma menina órfã na guerreira She-Ra, que une uma rebelião para lutar contra o mal.

O Príncipe Dragão (2018)

Título original: The Dragon Prince

100% no Rotten Tomatoes | 8,3 no IMDb

Classificação indicativa: 10 anos

Onde ver: Netflix

Na sinopse de um dos melhores desenhos infantis, dois príncipes humanos formam uma inesperada aliança com um elfo que foi enviado para matá-los. Com um grande segredo em suas mãos, eles embarcam juntos em uma longa jornada na esperança de acabar com a antiga guerra entre seus povos.

Hilda (2018-2023)

8,6 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: Netflix

Na história de uma das melhores séries infantis, Hilda, uma destemida garota de cabelos azuis, viaja de uma região selvagem cheia de elfos e gigantes para uma cidade agitada, repleta de novos amigos e criaturas misteriosas.

Gremlins: Segredos dos Mogwai (2022 – presente)

Título original: Gremlins: Secrets of the Mogwai

100% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Classificação indicativa: Livre

Onde ver: HBO Max

Se você quiser conhecer melhor a história dessas criaturas assustadoras, não precisa mais procurar. Gremlins: Segredos dos Mogwai é um desenho para criança extremamente fofo e ao mesmo tempo eficaz para explicar um pouco mais desses bichinhos curiosos. A trama acompanha a história de um garoto chamado Sam e seus amigos que devem proteger Gizmo e os outros gremlins, criaturas adoráveis, mas perigosas, de vilões que querem usar os monstrinhos para seus propósitos maléficos.

Veja também

As melhores séries de animação de todos os tempos

Os melhores filmes de animação de todos os tempos

Fontes: IMDb, The Guardian e Fatherly

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (26/12/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados