Índice
Em mais um ano com falta de grandes sucessos do MCU, uma vez que os projetos não parecem agradar muito o público, As Marvels surge como uma opção para possivelmente mudar isso. Seguindo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia Vol. 3, o filme promete trazer uma tríade de super-heroínas com poderes gigantescos e incomparáveis. Será que dessa vez a Marvel consegue voltar a deslanchar e dar esperanças de uma melhora na fase 5?
Fizemos um guia completo para explorar tudo o que você precisa saber sobre o novo filme e, ao longo da jornada, descobrir, formar opiniões e comentar sobre as expectativas.
A história de As Marvels
De acordo com a sinopse oficial, As Marvels promete uma trama repleta de acontecimentos e reviravoltas dentro do universo conhecido de super-heróis.
A história começa com Carol Danvers, a Capitã Marvel, recuperando sua identidade e se vingando dos opressores Kree, raça de alienígenas que nos foi apresentada em seu filme solo e mais aprofundada na série Invasão Secreta. No entanto, essa ação desencadeia consequências que ameaçam o equilíbrio do universo. É então que a sua jornada a leva a investigar um buraco de minhoca bastante peculiar e relacionado a Dar-Benn, uma misteriosa Kree. É justamente nesse ponto que seus poderes se entrelaçam com os de duas outras personagens-chave: Ms. Marvel e Monica Rambeau. Com isso, o trio se vê obrigado a superar suas diferenças e trabalhar em conjunto para deter a ameaça que se apresenta.
Num teaser mais recente, fica evidente que a guerreira Kree, vilã do filme, guarda um profundo ressentimento para com a Capitã Marvel. Suas próprias palavras denunciam isso quando ela mesma diz “aqueles que me importam e os lugares que chamo de lar.” Já no trailer oficial, Dar-Benn dialoga com a protagonista, escolhendo palavras como “você tomou tudo de mim”. Além disso, Carol também é adjetivada como A Aniquiladora, possivelmente devido ao resultado dos eventos ocorridos em seu filme de 2019.
A sinopse, por si só, já indica que essas ações da heroína e que geraram consequências, a levaram a enfrentar o desafio de um universo instável. Isso se encaixa perfeitamente com os temas do próprio MCU, uma vez que As Marvels pode explorar a ideia de incursões e da destruição da realidade em uma escala muito maior, ao mesmo tempo em que apresenta a nova vilã como uma ameaça de menor para a estreia do mais novo trio.
Personagens principais
Capitã Marvel/Carol Danvers
A Capitã Marvel é o alter ego de Carol Danvers, uma ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e, desde os últimos filmes dos Vingadores, membro do time. Em seu filme de estreia, vimos que ela sofreu uma transformação genética após um acidente que lhe conferiu habilidades sobre-humanas, incluindo força incrível, capacidade de projetar energia e a habilidade de voar. Foi capturada pelos Kree em 1989 depois de adquirir os poderes do Tesseract, também conhecido como a Joia do Espaço.
Mas embora seus poderes tenham sido contidos, uma visita à Terra logo mais, a colocou em contato com Nick Fury e a S.H.I.E.L.D., ainda existente na época. Isso a ajudou a perceber seu verdadeiro potencial como super-heroína. Então, anos mais tarde, após os eventos de Vingadores: Ultimato, Carol se manteve no espaço.
Segundo Brie Larson, a própria intérprete, sua personagem é alguém que se tornou radical e excessivamente dedicada ao seu trabalho e propósito, perdendo contato com sua própria essência, família e amigos. Porém, parece que As Marvels pode trazer uma nova visão sobre ela, o que ajudaria, inclusive, a provocar uma mudança de olhar nos espectadores, afinal, não é novidade que a Capitã Marvel não é muito admirada pelo fandom.
O primeiro foi a história de origem de quem ela é. Agora é investigar algumas das complexidades. Que há muito mais nela do que isso, que há partes que não são tão boas sobre ela. Que podemos ver em um herói como uma pessoa que não toma todas as decisões certas o tempo todo.
Brie Larson, atriz protagonista de As Marvels
Monica Rambeau
Monica Rambeau é uma astronauta que faz parte da organização S.A.B.E.R., com capacidade de controlar todas as faixas do espectro eletromagnético. No filme, ela estará colaborando com Nick Fury. A personagem também é a filha de Maria Rambeau, uma amiga próxima e colega aviadora de Carol Danvers. Na infância, Monica admirava a Capitã Marvel, uma fonte de inspiração.
Sua primeira aparição foi no filme solo da heroína, onde, devido à linha do tempo dos anos 90, ela tinha sido apresentada como filha da melhor amiga de Carol. Já em Wandavision, ela atuou como agente da S.W.O.R.D., enviada para a cidade de Westview a fim de investigar os mistérios em torno das ações de Wanda Maximoff. No entanto, ao atravessar uma barreira criada pela Feiticeira Escarlate, ela adquiriu habilidades especiais.
Teyonah Parris, a atriz que a interpreta, revelou que, assim como com Carol, As Marvels irá aprofundar ainda mais na história de Monica e expandir seu desenvolvimento além do que já foi introduzido no MCU.
Ms. Marvel/Kamala Khan
Kamala Khan é uma adolescente com poderes que costumam ser desbloqueados através de uma pulseira mágica pertencente à sua tataravó. Essas mutações permitem que a jovem controle energia cósmica e crie construções sólidas de luz, habilidades que ela utiliza em sua luta contra a equipe Clandestine e o Departamento de Controle de Danos apresentados em sua série de estreia Ms. Marvel. Em As Marvels, Kamala também poderá apresentar ainda mais do seu potencial para integrar os Jovens Vingadores, futuro projeto que os fãs esperam do MCU, considerando o universo das HQs.
Também podemos aguardar por Kamala finalmente conhecendo sua ídola, a Capitã Marvel, além de toda sua comoção já revelada no trailer, por participar de algo oficial com super-heróis. Segundo Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, é quase como a mesma emoção de Peter Parker ao se ver junto dos Vingadores pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil.
Nick Fury
O ex-diretor da S.H.I.E.L.D., fundador dos Vingadores e velho amigo da Capitã Marvel, irá desempenhar um papel importante na Fase 5 do MCU. Após os ocorridos em Invasão Secreta, além de suas experiências com Carol, Nick Fury passou décadas no espaço trabalhando com os Skrulls para encontrar um lar para eles. Embora a série aborde uma rebelião pelas promessas vazias dele, parece que As Marvels os reunirá para uma outra aventura. Ainda assim, foi bem claro o quanto Fury se tornou mais fechado e endurecido por seu tempo lidando com os alienígenas na Terra.
Dar-Benn
A vilã Dar-Benn é uma Acusadora Kree com uma rixa pessoal contra a Capitã Marvel. Apesar de ainda não se ter muitas informações sobre ela, no trailer, podemos vê-la empunhando uma Arma Universal, que tem o poder de transmutação. Só por isso, a personagem se faz uma adversária forte para o trio de heroínas. Além do mais, os poderes entrelaçados das protagonistas é por conta de sua interferência, conforme revelado pela diretora Nia DeCosta e o próprio trailer.
Detalhes que não escaparam no primeiro teaser
O primeiro teaser trailer ofereceu, de cara, um vislumbre emocionante do que esperar de toda a trama, dando enfoque para retornos inesperados e batalhas no espaço, o que não seria nada fora da realidade, considerando as três heroínas. Além disso, uma cena bem intrigante mostra poderes alternados entre elas, o que é confirmado e explicado brevemente no trailer completo. Mas o que mais foi captado das cenas apresentadas? Vale lembrar que o MCU nunca dá ponto sem nó e por mais que o vídeo tenha mostrado o pouco que está por vir, ainda vale criar teorias.
S.A.B.E.R.
O teaser já nos surpreende de antemão com o retorno de Nick Fury, revelando seu novo local de trabalho. O ex-diretor da S.H.I.E.L.D. agora se encontra numa base espacial conhecida como S.A.B.E.R., onde parece existir alguma relação com a organização S.W.O.R.D., que inclusive, também não tem mais nenhum envolvimento com Monica.
Pelas cenas, é relevado que a protagonista agora trabalha para essa base espacial introduzida, mas ainda não é evidente seu propósito.
O alívio cômico de Kamala
Num primeiro momento do teaser, Monica troca de lugar com Kamala misteriosamente. A garota é surpreendida por Nick Fury na base espacial, uma vez que ela aparece no traje de astronauta de Rambeau inesperadamente.
A cena é mais um sinal do alívio cômico que a Marvel gosta de inserir em suas produções. Kamala rapidamente se assusta com a troca que ocorre, mas ao ver Fury, se entusiasma e até acredita que o fenômeno possa ser um teste para ingressar nos Vingadores.
O santuário destinado à Capitã Marvel
Embora esse também seja mais um dos momentos longe de tensão da trama, o teaser nos presenteia com uma continuação do que foi visto na cena pós-créditos do último episódio da série Ms. Marvel. Carol surge abruptamente no quarto de Kamala e agora entendemos a razão, uma vez que justamente nesse momento, ocorre outra troca de lugares. Sua reação inicial é de surpresa ao se deparar com um santuário dedicado a si própria.
Família Khan
Com um pouco de nostalgia para os fãs, a família de Kamala também aparece no filme. Assim que a garota volta para a casa, ela é abordada por Nick e Monica.
Muneeba e Yusuf Khan, os pais de Kamala e Aamir Khan, seu irmão, retornam para uma cena em que Fury e Rambeau parecem estar em busca de algumas respostas. É quando acontece mais uma troca de lugares.
O alienígena Goose
Goose também reaparece. O gato que tinha sido introduzido no filme da Capitã Marvel e desde então, não foi mais visto. O bichano alienígena da raça Flerken age mais uma vez para provar que não se trata de um animal normal. Ele possui uma dimensão dentro de seu estômago, onde esconde tentáculos e todo um arsenal.
Mundo novo
As Marvels também apresentará um novo lugar, num cenário deslumbrante e que faz parecer ser em um planeta alienígena. De acordo com alguns rumores, pode se tratar de Aladna, palco de um dos arcos da Capitã Marvel nas HQs e que o MCU deve explorar.
Segundo a história, o lugar tem costumes muito diferentes da Terra e sua inclusão pode dar um pouco mais de emoção à parcela do público que talvez não esteja tão animada para o filme. Possivelmente, o planeta faça relembrar um pouco da antiga e extinta Asgard em alguns aspectos.
Um musical?
Com uma estética bem parecida com a de Bollywood, uma sequência rápida de dança entre Carol e um novo personagem, o príncipe Yan D’Aladna, fortalece ainda mais a teoria acima. De acordo com as HQs, Aladna é justamente o planeta em questão, não apenas pelo sobrenome do príncipe, mas pelo fato de que os habitantes do lugar se comunicam por meio de ritmos, sons e danças.
Tudo indica que uma parte bem importante da trama ocorrerá nesse cenário e, considerando que o trio está reunido na cena, provavelmente estão em busca de pistas.
Filhotes de gato
O teaser também revela uma rápida cena com alguns gatos filhotes descendo uma escada, muito provavelmente situada em uma nave ou base espacial. Uma vez que sabemos que Goose voltará a dar as caras, é quase certo de que todos esses animais tenham alguma relação.
Nas HQs, ele é na verdade uma gata chamada Chewie e que, em algum momento, gera algumas centenas de filhotes Flerkens. Foi a partir dos ovos que ela escondeu em sua boca, que os demais gatos nasceram. É muito claro que esse será mais um toque de humor dado ao filme.
Surpresas, um novo personagem e pouca duração
Um Asgardiano?
Uma teoria começou a circular as redes sociais assim que um novo teaser foi lançado no Twitter da Marvel de forma discreta. Nele, Carol Danvers menciona ter feito uma ligação para um amigo(a), mas o mais curioso é o fato de que a cena revelada na sequência sugere um personagem vindo de Asgard. Uma rápida visão da Bifrost, portal interdimensional que conecta Asgard aos Nove Reinos é mostrada. Desde então, burburinhos sobre uma aparição de Thor ou Valquíria, começaram a surgir. Porém, dado o desejo conhecido das atrizes Tessa Thompson e Brie Larson de atuarem juntas, é bem mais seguro dizer que Valquíria possa ser a opção.
Príncipe Yan D’Aladna
Yan é o príncipe de Aladna, novo planeta que, como já citado, parece ser introduzido no filme e no MCU. O lugar exibe uma atmosfera alegre e colorida onde possui habitantes que se comunicam através da arte da dança e música. É algo regular e, embora pareça ser divertido, segundo os quadrinhos, as experiências do novo personagem não são tão agradáveis.
Em Aladna, as mulheres tinham o costume de escolher seus parceiros, e os homens não tinham a liberdade de escolha em relação a com quem se casariam e passariam suas vidas. Isso levou a um noivado involuntário do príncipe Yan com uma personagem chamada Lila Cheney quando ambos eram crianças, durante a visita dela ao planeta. Mesmo que tenham esquecido desse compromisso, quando Cheney retornou ao local anos depois, a família real planejou o casamento deles para a surpresa de ambas as partes. Foi a Capitã Marvel que interveio e evitou que isso ocorresse. Uma amizade se fez, mas acontece que, visando o bem do planeta, logo mais, ambos acabaram se casando.
No entanto, mesmo que isso seja a trama original das HQs, nada foi confirmado no mundo cinematográfico. Na época do lançamento do filme solo da heroína, os produtores haviam feito questão de evitar algum envolvimento romântico da personagem.
Filme mais curto do MCU
Para a surpresa de muitos ou não, As Marvels será o filme mais curto do MCU, tendo uma duração de 105 minutos, ou seja, 1 hora e 45 minutos, contando desde o início até o final dos créditos.
Quando comparamos essa duração com outras produções, chega a ser algo discrepante para um estúdio que já lançou filmes de 145 minutos como Os Vingadores e até de 181 minutos, como foi o caso de Vingadores: Ultimato. Obviamente, esse último pode ser uma péssima escolha para se pôr lado a lado, até porque se tratava de um ciclo grandioso de histórias chegando ao fim. No entanto, filmes solo como O Incrível Hulk e Thor: O Mundo Sombro, tinham uma duração ainda maior, com cerca de 112 minutos. Capitão América: Guerra Civil teve 147 minutos e até mesmo Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, teve uma duração de 148 minutos. Em resumo, As Marvels quebraram o padrão.
Na época em que as produções do MCU estavam mais em voga, era bem claro a quantidade de conteúdo a ser apresentado ao público. Atualmente, o cenário é outro, o que nos faz pensar que esse é também mais um dos motivos a se levar em conta sobre a baixa audiência.
Sequência de Invasão Secreta
O novo filme – uma sequência desses três projetos, assim como Vingadores: Ultimato e o novo drama da Disney +, Invasão Secreta – mostra Carol, Monica e Kamala se unindo, pela primeira vez, em circunstâncias incomuns.
Revista Entertainment Weekly
A Fase 5 dá espaço para que As Marvels não dê seguimento às histórias da Capitã Marvel, Ms. Marvel e WandaVision. Atualmente, vemos que todas as produções mais pareceram uma introdução de cada personagem realmente. Apesar disso, o filme é explicitamente uma sequência da série Invasão Secreta, o que faz sentido, uma vez que a amizade entre Nick Fury e Carol Danvers sempre foi muito discutida antes mesmo do lançamento do filme da heroína. Hoje em dia, é quase impossível não relacionar projetos que envolvam os dois personagens.
De acordo com a Entertainment Weekly, as situações em que o trio protagonista troca de lugar acidentalmente e por diversas vezes, irão complicar as operações de espionagem lideradas por Fury. Isso já foi insinuado no trailer do filme, mas o impacto preciso que Invasão Secreta terá na trama do longa ainda não foi totalmente esclarecido, apesar de já ter sido confirmado até pela questão dos alienígenas e todo o contexto do espaço que envolve a história.
[Fury] estava ligando para Carol [Danvers], enquanto ela estava longe, em galáxias muito, muito distantes. Ela diz “Fury, por que você está me ligando? Te disse para não usar [esse número]”. E ele responde “você me deu, então vou usar. E estou te ligando porque preciso da sua ajuda”. Samuel L. Jackson, ator de Nick Fury
É sabido que Invasão Secreta, ao menos nas HQs, é conhecido por mudar significativamente toda a estrutura e o futuro das histórias da Marvel de maneira geral, assim como aconteceu na série Loki com o contexto do Multiverso. Mas a série protagonizada por Samuel L. Jackson, nunca escondeu que o escopo do conflito seria bem menor do que a dos quadrinhos. Portanto, a pergunta que fica é: até que ponto As Marvels e Invasão Secreta podem se entrelaçar?
Até agora, o que sabemos é que Carol Danvers, Kamala Khan e Monica Rambeau estarão na Terra em algum momento. Porém, segundo a série do Disney+, o planeta não está mais tão seguro como antes, pois Skrulls ainda estão ali sendo perseguidos por grupos de vigilantes. Considerando que Nick Fury teve participação para ocasionar essa situação, como que o filme irá retratar, principalmente, a amizade entre ele e Capitã Marvel depois disso? A trama também envolve todo um conflito no espaço. Será que essa questão irá abafar as consequências do final de Invasão Secreta?
Insegurança no projeto?
Apesar dos rumores e todas as críticas, As Marvels ainda é um dos próximos lançamentos altamente aguardados pelos espectadores, especialmente por trazer mais um crossover, o que é um fator que sempre empolgou. A verdade é que os verdadeiros fãs da Marvel sempre vão estar presentes para assistir as produções e isso também mostra que uma vez que se entra no universo, deve haver um certo comprometimento. Com isso, é possível que haja uma pressão acompanhada.
Recentemente, a diretora Nia DaCosta, responsável pelo filme, revelou à Vanity Fair, que teve dúvidas sobre a decisão de entrar para o MCU. Buscando entrar em contato com outros renomados diretores das produções do estúdio como Chloé Zhao de Eternos, James Gunn da trilogia de Guardiões da Galáxia, e Taika Waititi de Thor: Ragnarok e Thor: Amor e Trovão, ela quis se assegurar se sua entrada seria uma escolha positiva.
Às vezes, você estava em uma cena e pensava: ‘O que diabos isso significa?’ Ou um ator está olhando para alguma coisa maluca acontecendo no espaço, e eles estão [na verdade] olhando para um X azul. Obviamente houve dias difíceis, e dias em que você pensava, ‘Isso simplesmente não está funcionando.
Nia DaCosta, diretora de As Marvels
DaCosta também admitiu que se sentiu sobrecarregada e estressada ao longo das filmagens, inclusive, compartilhando isso com Destin Daniel Cretton, o diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Essa é só mais uma prova dos desafios daqueles que escolhem entrar num universo tão grande e poderoso como a Marvel. Mas apesar de toda essa tensão, ela também deixou claro sobre o que esperar do filme.
Em entrevista à revista Total Film, As Marvels não seguirá a tendência de fadiga que os filmes de super-heróis vêm gerando, destacando que, por isso, o impacto negativo deve ser quase nulo.
A maior diferença entre outros filmes do MCU e este [The Marvels] é que este é realmente maluco e bobo. Os mundos para os quais vamos neste filme são mundos que nunca foram vistos no MCU. Mundos brilhantes que ninguém nunca viu antes.
Vale lembrar que Thor: Amor e Trovão também rumou para esse lado mais cômico e leve, o que, por mais que tenha agradado alguns, não foi o que a maioria desejava vindo da Marvel.
Projeção de bilheteria
Em teoria, o filme está destinado a ter um impacto significativo no MCU. Desconsiderando Carol Danvers, personagem que já tem histórico, o mais interessante parece ser Kamala Khan e Monica Rambeau, afinal, ambas precisam ser mais exploradas e aprofundadas. Ainda assim, o trio, de modo geral, pode ser bem promissor em relação a expansão do aspecto cósmico do universo da Marvel. Guardiões da Galáxia Vol. 3 marcou a última aventura de uma equipe espacial.
Sabemos que Capitã Marvel também não é uma heroína que agrada o público, mas antes mesmo do lançamento de As Marvels, o filme já está enfrentando críticas não somente por isso. Ao que parece, a protagonização por três mulheres anda sendo um grande motivo e o trailer já foi alvo de uma enxurrada de dislikes. Só por isso, não é esperado uma gigantesca audiência. Para uma estreia, a produção tem uma arrecadação prevista entre U$ 75 milhões e U$ 80 milhões, segundo uma média da NRG e da The Quorum. Isso também representa um teste recente para medir o interesse do público em filmes de super-heróis.
O último filme do MCU que não conseguiu uma abertura de U$ 70 milhões ou mais foi Homem-Formiga em 2015, mas a grande maioria dos filmes do estúdio, cerca de 25 deles, tiveram aberturas de U$ 100 milhões ou mais só nos cinemas dos Estados Unidos, com oito deles ultrapassando a marca de U$ 150 milhões. De acordo com a Forbes, para que As Marvels seja um sucesso financeiro, é preciso arrecadar pelo menos US$ 439 milhões em bilheteria mundial. Menos que isso resultaria num prejuízo para a Disney.
Ao menos, um ponto interessante e de alívio foi o adiamento de Duna: Parte II para o início de 2024. Na época, quando a sequência do filme vencedor de seis Oscars ainda tinha data prevista para o começo de novembro, a pressão para As Marvels só aumentou.
Como já mencionado, uma das maiores preocupações também persiste na saturação do público em relação a filmes de super-heróis. As produções da DC são um exemplo disso, uma vez que já estão sendo afetadas desde a estreia de The Flash. Porém, uma grande exceção foi Guardiões da Galáxia Vol. 3, por exemplo. O filme arrecadou U$ 106 milhões em sua estreia e um total de U$ 845,6 milhões em todo o mundo, embora tenha ficado ligeiramente atrás do segundo filme da franquia. A Marvel Studios parece estar na expectativa de que sua nova produção seja algo similar a trilogia, que mesmo sem projeção alguma, foi esse grande sucesso inesperado.
Dirigido e roteirizado por Nia DaCosta em parceria com Megan McDonnell de WandaVision, Elissa Karasik de Loki e Zeb Wells de O Espetacular Homem-Aranha, As Marvels tem estreia marcada nos cinemas para o dia 09 de novembro.
Veja mais: MCU e Star Wars: o que está acontecendo com as produções do Disney+?
Veja também: Marvel Studios: Conheça todos os filmes e séries do MCU
Fontes: Screen Rant, Legião dos Heróis, The Hollywood Reporter
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (20/10/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.