Índice
Comprar um dispositivo com tela ou câmera nos dias de hoje pode ser uma tarefa confusa. Com uma infinidade de acrônimos diferentes circulando, pode ser difícil determinar qual formato é o mais adequado para as suas necessidades. Você já deve ter se perguntado o que significa 4K e como ele se diferencia de outros formatos de vídeo de alta definição, como 1080p e Full HD? Esses termos de resolução de vídeo podem impactar tanto a qualidade da imagem quanto o consumo de energia, esteja você em busca de uma câmera, smartphone, laptop, monitor ou TV.
Portanto, vamos explorar os conceitos básicos das resoluções de tela, entender suas diferenças e analisar o que você deve considerar ao adquirir um novo dispositivo.
Tamanho x Resolução de vídeo
Quando falamos de telas, precisamos levar em conta duas medidas: tamanho e resolução.
O tamanho refere-se às dimensões físicas da tela, enquanto a resolução diz respeito à quantidade de informações (pixels) exibidas dentro desses limites de tamanho.
O tamanho da tela é expresso em polegadas, sendo que cada polegada equivale a 2,54 centímetros. Por exemplo, uma televisão com tela de 50 polegadas tem aproximadamente 127 centímetros (50 x 2,54). Como as telas geralmente possuem formato retangular, a medição é feita considerando o tamanho da diagonal.
Já a resolução indica quantos pixels podem ser acomodados na tela. Os pixels são os pontos que compõem a imagem e estão organizados em linhas e colunas. Dessa forma, a resolução define a quantidade de pixels em cada linha (largura) e em cada coluna (altura).
Portanto, quando dizemos que uma tela possui resolução de vídeo de 1280 x 720, significa que ela exibe 1280 pixels por linha e 720 pixels por coluna.
Visão geral
Diferentes resoluções de tela, como HD, Full HD, 4K, 5K e 8K são utilizadas em TVs, monitores, celulares e outros dispositivos.
Essas resoluções se diferenciam pelo número de pixels presentes na imagem exibida na tela, ou seja, a quantidade de pontos que compõem a imagem. Quanto maior for o número de pixels, maior será a qualidade da visualização.
Embora haja uma variedade de padrões de resolução de vídeo disponíveis, apenas alguns são comumente encontrados. Portanto, a partir de agora, vamos explorar os fundamentos das resoluções de tela, destacando suas diferenças e discutindo os pontos importantes a se considerar ao adquirir um novo dispositivo.
SD (Standard Definition)
Nomenclaturas relacionadas: 480p / Largura x altura: 640 x 480 pixels
O formato SD, também conhecido como resolução padrão, foi amplamente utilizado até recentemente. Ele engloba uma variedade de resoluções, desde 240p (352 x 240) até 480p (858 x 480). No entanto, geralmente se refere a uma altura de 480p em uma única imagem. É cada vez mais difícil encontrar mídias com resoluções inferiores a essa nos dias de hoje.
Lembra quando os DVDs foram lançados e eram uma novidade para todos? Bem, foi a primeira vez que experimentamos a qualidade de vídeo de 480p em nossas casas.
Embora o formato SD ainda seja amplamente utilizado, está gradualmente sendo substituído por tecnologias de alta definição, como HD e 4K. No entanto, em plataformas de streaming como o YouTube, ainda é possível assistir a vídeos em resoluções abaixo de 480p, como 360p e 240p, sendo 144p a resolução mínima possível. Isso é especialmente útil quando se tem problemas de carregamento do vídeo. Faça o teste. É como fazer uma viagem no tempo e assistir ao YouTube no início dos anos 2000!
HD (High Definition)
Nomenclaturas relacionadas: 720p / Largura x altura: 1280 x 720 pixels
A resolução de alta definição, conhecida como HD, destaca-se por sua qualidade superior. Essa configuração é caracterizada por uma altura de pixel de 720 ou pixels, totalizando aproximadamente 1 milhão de pontos na tela. Essa resolução é frequentemente utilizada em telas widescreen (16:9), resultando em imagens mais detalhadas em comparação com o formato SD, embora menos detalhadas do que as imagens em Full HD.
A resolução de 720p é o nível mais baixo considerado como “alta definição”. Para diferenciá-lo do outro nível de HD, que é 1080p, às vezes é referido como HD ready ou HD padrão.
Full HD (Full High Definition)
Nomenclaturas relacionadas: 1080p / Largura x altura: 1920 x 1080 pixels
Full HD (FHD) é a resolução que você vê com frequência em televisores, projetores, reprodutores de Blu-ray e conteúdo de vídeo. A imagem possui 1920 x 1080 pixels, o que dá um total de 2,07 megapixels (mais de 2 milhões de pontos na imagem!). A resolução Full HD também é indicada como 1080p, devido às 1080 linhas horizontais de pixels na imagem.
Entretanto, não confunda Full HD e HD ready! Devido à resolução de 1280×720 pixels, o HD ready possui menos da metade dos pixels que o Full HD possui. Essa diferença é claramente visível em uma tela grande a uma curta distância.
Durante muito tempo, o Full HD foi considerado a melhor resolução de tela disponível. No entanto, atualmente é possível obter resoluções ainda maiores, como Quad HD (1440p), 4K (2160p) e 8K (4320p), que oferecem contagens de pixels ainda maiores e imagens mais nítidas.
QHD (Quad High Definition)
Nomenclaturas relacionadas: 1440p / Largura x altura: 2560 x 1440 pixels
A resolução QHD, ou Quad High Definition, é quatro vezes maior do que a definição padrão HD 720p. Isso significa que uma tela QHD do mesmo tamanho pode acomodar o mesmo número de pixels que quatro telas HD. Essa resolução é de 2.560 x 1.440 pixels, também conhecida como 1440p.
Assim como outras resoluções derivadas do HD, a QHD possui uma proporção ampla de 16:9. Por esse motivo, também é chamada de WQHD (Wide Quad High Definition). Essencialmente, é a mesma coisa, mas alguns fabricantes adicionam o “W” na frente do QHD para indicar a proporção ampla.
Em algumas ocasiões, a QHD ou WQHD é referida como 2K, sugerindo que é metade da resolução 4K encontrada em televisores de última geração. Tecnicamente, a resolução padrão para 2K é 2.048 × 1.080, o que significa que a QHD possui uma resolução significativamente superior. Algumas pessoas também se referem à QHD como 2,5K, porém muitos ainda insistem em chamar esses monitores de 2K.
4K (Ultra HD)
Nomenclaturas relacionadas: Ultra HD / 2160p / Largura x altura: 3840 x 2160 pixels
A resolução 4K é composta por 3840 x 2160 pixels, o que equivale a aproximadamente 8 milhões de pontos por imagem. O termo “4K” refere-se à quantidade de pixels horizontais, quase alcançando 4.000. Essa tecnologia já existe há alguns anos, com a Netflix iniciando o streaming em 4K em 2014. No entanto, somente recentemente ela se tornou mais acessível e, consequentemente, popularizada.
Às vezes, o 4K é chamado de UHD (ultra alta definição). Mas sejamos sinceros, “4K” soa muito mais tecnológico do que “UHD”, que parece mais relacionado a algum novo tipo de leite (lembra do leite UHT?) do que à mais recente inovação tecnológica.
Com todos os principais serviços de streaming oferecendo conteúdo em 4K, juntamente com os reprodutores de Blu-ray 4K que proporcionam uma qualidade de visualização excepcional, essa resolução está se tornando o padrão visual para o entretenimento convencional.
Hoje em dia, as TVs 4K conquistaram o mercado e atingiram um amplo público, principalmente devido à queda de preços e à crescente popularidade do streaming.
5K
Nomenclaturas relacionadas: Ultra HD / 5120p / Largura x altura: 5120 x 2880 pixels
Um monitor 5K é um dispositivo de exibição que pode exibir conteúdo com uma resolução de 5120 x 2880 pixels. Esses monitores oferecem um nível excepcional de detalhes e clareza, tornando-os ideais para tarefas que exigem alta fidelidade visual, como edição de vídeo profissional, design gráfico ou jogos.
Uma tela 5K oferece uma alta densidade de pixels de cerca de 218 ppi, cumprindo as especificações da Apple para o que a empresa chama de tela “Retina”. A filosofia por trás destas altas densidades de pixels é que, a uma distância normal de visualização, os pixels individuais não podem ser discernidos a olho nu. Isso torna o texto e os elementos da interface muito legíveis, semelhantes às telas dos smartphones modernos.
Ao fornecer mais espaço na tela e densidade de pixels, os monitores 5K oferecem um espaço de trabalho amplo e garantem que cada detalhe minucioso seja visto com nitidez.
8K (Ultra HD)
Nomenclaturas relacionadas: Ultra HD / 4320p / Largura x altura: 7680 x 4320 pixels
O que?! Tem mais?! Sim, vamos lá!
Não satisfeitos com a incrível clareza do 4K, os principais desenvolvedores de tecnologia do mundo dobraram seus esforços, indo de 4K para 8K. Até onde podemos ir em termos de nitidez, hein?
A resolução 8K possui uma tela impressionante de 7.680 x 4.320 pixels. Isso promete proporcionar um nível de imersão impressionante, com mais de quatro vezes o nível de detalhes das telas 4K atuais. No entanto, as TVs 8K atualmente têm um preço que as torna exclusivas para aqueles com recursos financeiros para investir em novos brinquedos tecnológicos. Além disso, com a falta de conteúdo disponível em 8K, não faz muito sentido investir em uma TV desse tipo no momento.
Em alguns anos, no entanto, podemos esperar ver o preço das TVs 8K diminuir e os serviços de streaming começarem a oferecer conteúdos nesta resolução. Sem dúvida, quando tudo isso acontecer, o 16K chegará bem a tempo para elevar ainda mais a qualidade dos pixels e dificultar ainda um pouco mais nossas vidas. Risos.
10K
Essa informação aqui é apenas por curiosidade! Em 2015, uma empresa chinesa criou uma TV com resolução de 10K. No entanto, ela é apenas um protótipo e ainda não está disponível para compra. Essa “monstruosidade” possui 10240 x 4320 pixels, proporção UltraWide (21:9) e um tamanho de tela de 82 polegadas.
No entanto, o principal problema desta resolução, assim como outras de alta capacidade, é a falta de conteúdo disponível, o que torna a TV 10K apenas um exagero. Atualmente, mesmo para resoluções mais comuns como o 5K e o 8K, ainda não há uma ampla variedade de conteúdo disponível. Portanto, quem possuir uma televisão com essa resolução não conseguirá aproveitar todo o seu potencial, a menos que queira ficar exibindo infinitamente esse timelapse incrível da cidade do Rio de Janeiro em resolução 10K.
Decidindo a melhor resolução de vídeo: Qual escolher?
Quando se trata de escolher uma resolução, é uma questão de equilibrar custo, qualidade e eficiência energética. A resolução Full HD (ou 1080p) é geralmente uma opção mais acessível e adequada para a maioria das telas, oferecendo um bom desempenho ao assistir serviços de streaming online. No entanto, é importante destacar que resoluções mais altas, como 4K (Ultra HD), fornecem um nível de detalhes superior.
Ao selecionar uma resolução, também é necessário considerar o consumo energético e a duração da bateria, principalmente em dispositivos portáteis, como laptops. Embora telas com resolução 4K proporcionem uma qualidade visual impressionante, elas consomem mais energia e esgotam a bateria mais rapidamente do que modelos com resolução Full HD equivalentes.
Em relação às TVs, uma vez que não dependem de baterias, o consumo de energia pode não ser uma preocupação tão relevante. No entanto, se você estiver interessado em reduzir sua conta de energia ou fazer uma escolha mais ecologicamente sustentável, pode considerar adquirir um modelo HD em vez de uma televisão 4K.
Ao gravar vídeos em smartphones ou câmeras, é importante também levar em conta o consumo de energia e o espaço de armazenamento ao escolher a resolução de gravação. Optar por filmar em 4K resultará em um consumo de bateria e espaço de armazenamento mais rápido do que ao filmar em 1080p (Full HD). Caso você planeje filmar em 8K, é recomendável ter cartões de memória extras e baterias prontas para uso.
Esperamos que este resumo tenha ampliado seu conhecimento sobre os termos de resolução de vídeo e os aspectos a serem considerados ao realizar suas compras. Se você tiver alguma dúvida adicional, por favor, compartilhe nos comentários abaixo. Estaremos felizes em ajudar!
Veja também
Confira aqui os melhores monitores 4K, QHD e Full HD para comprar em 2023
Fonte: Vimeo, Expertreviews
Revisado por Glauco Vital em 1/9/23.