O álbum “thank u, next“ da popstar americana Ariana Grande lançado na última sexta-feira (8) quebrou recordes importantes no Apple Music, serviço de streaming de músicas da Maçã que compete diretamente com o Spotify.
O quinto disco da carreira de Grande obteve o maior número de streams (reproduções) para um dia de lançamento nas categorias Álbum Pop e Artista Feminina desde que o Apple Music foi lançado em 2015. Thank u, next também ficou em 1º lugar no serviço em 84 países.
A Apple não divulgou a quantidade específica de streams que o álbum teve em seu primeiro dia, mas o fato desse tipo de recorde continuar sendo batido aponta para o crescimento no número de assinantes do Apple Music, principalmente nos EUA, onde já supera o Spotify.
Globalmente, o Apple Music possui 56 milhões de usuários entre pagantes e aqueles que ainda estão no período de teste gratuito (3 meses). Já o Spotify conta com impressionantes 207 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo 96 milhões de assinantes e o restante usuários da versão gratuita com propagandas.
Além de músicas, é sabido que a Apple prepara dois novos serviços por assinatura a serem lançados ainda este ano, um focado em revistas e notícias e o outro em filmes, séries e programas de TV, que deve bater de frente com o Netflix.
Ariana Grande + Memoji
Na semana passada, em antecipação aos prêmios Grammy, a Apple ergueu anúncios em Los Angeles (sede do evento) e lançou um comercial do Apple Music estrelando a versão Memoji de Ariana Grande “cantando” o hit “7 rings”.
A cantora havia sido indicada em duas categorias – Melhor Performance Pop Vocal por “God is a Woman” e Melhor Álbum Pop Vocal por “Sweetener“ – e a vitória nessa última lhe garantiu o primeiro Grammy da carreira.
Apesar da conquista, Ariana não compareceu à cerimônia em virtude de um desentendimento com um dos produtores do evento.