Loki da marvel

CRÍTICA: Loki S02 E04: O fim de tudo

Avatar de eduardo rebouças
Com a variante de Kang em mãos, Loki e seus amigos tentam evitar o colapso do Tear do Tempo em mais um episódio emocionante da série; leia a crítica completa a seguir! 

Loki e o pessoal da AVT fazem o possível para evitar a destruição total agora que estão na companhia da variante do Aquele Que Permanece, Victor Timely. Será que eles vão conseguir salvar o multiverso a tempo?

A crítica a seguir contém spoilers dos acontecimentos do episódio desta semana de Loki. Assista ao episódio primeiro e depois volte aqui para saber mais dele, tá legal?

Bem-vindo ao AVT, Victor

Loki da marvel
Resta pouco tempo para o fim de toda a realidade! (Imagem: Marvel/Disney)

O quarto episódio da segunda temporada começa com Ravonna e a Srta. Tempo no lar de Kang, no Final do Tempo, junto de seu cadáver. O relógio em desenho animado estava prestes a revelar um grande segredo sobre Renslayer no final do capítulo anterior, e ela o faz mostrando uma espécie de replay da conversa que Ravonna teve com o vilão.

No papo, Kang mostra-se animado com a ideia de liderar a todos junto de Renslayer, pouco antes dela tomar o poder da AVT. Após a saída da moça, Aquele Que Permanece convoca a Srta. Minutos e dá início ao misterioso protocolo 42, que apaga as memórias da líder da agência. Ele se lamenta.

O número 42 tem grande significado no universo Marvel como um todo, especialmente para Miles Morales e Reed Richards, o Sr. Fantástico. Esse é o número do espécime de aranha que picou o garoto, conferindo-lhe os mesmos poderes de Peter Parker! Outro significado é a designação da Terra do multiverso, em que Miles virou o Gatuno ao invés de seu tio em Homem-Aranha Através do Aranhaverso, e também é o número de uma prisão que serviu o propósito do Sr. Fantástico e Tony Stark, o Homem-de-Ferro, em uma das sagas das HQs. 

Voltando ao episódio, o grande segredo da Srta. Minutos é que Ravonna Renslayer não só ajudou Kang em seus planos maquiavélicos, mas também tomou controle dos exércitos de lacaios do grande inimigo do MCU na fase 4. Basicamente, ela o manteve no poder a dura pena enquanto ele estava sentadinho em seu trono.

A chegada de Timely na AVT é recebida sem cerimônias, com ele vagando por corredores vazios e sem vida, enquanto ele admira os murais e esculturas em sua honra, como criador do local, até B-15 encontrá-lo e ficar estupefata com quem ela está vendo.

Loki e Mobius tentam acalmar o homem para que ele possa ajudá-los a conter a destruição total, pois dependem dele para ter acesso à câmara onde o Tear do Tempo se encontra. 

B-15 ruma à sala de controle, onde tem uma conversa com um dos membros do antigo conselho da agência. A missão dela é clara: ela tem que convencer Renslayer a voltar ao comando de alguma maneira, para tocá-la seguindo a nova diretriz de não destruição de variantes do tempo.

Victor, este é OB, OB, este é Victor

Loki da marvel
Com o destino do multiverso em suas mãos, Timely chega à AVT. (Imagem: Marvel/Disney)

Victor fica atônito ao finalmente conhecer Timely, mas a grande surpresa é a emoção de Ouroboros ao ser apresentado à variante de Kang, pois foi com ele que aprendeu tudo que sabe, estudando suas invenções malucas e teorias únicas. Loki e Mobius ficam confusos, pois se o trabalho de Victor é baseado no de OB e o dele é no de Timely; de fato, o personagem de Ke Huy Quan faz jus ao seu nome, “a cobra que come sua própria cauda”.

Com um modelo assustadoramente preciso da sala do Tear, OB explica o plano para tomar de volta o controle do aparato. Um deles terá que adentrar a câmara, vestindo a mesma armadura como Mobius fez no início da temporada e mandar a esfera de volta ao Tear, e com isso, mudar o rumo da situação atual. Ao expandir aos anéis do Tear para que mais ramificações possam passar por ele.

Então Loki terá que correr

Loki da marvel
Sylvie é provavelmente a personagem com mais desenvolvimento no episódio. (Imagem: Marvel/Disney)

O grande problema, no entanto, é que há muito mais radiação na câmara agora do que quando Mobius entrou lá, o que colocará quem passar por lá em grande perigo. O agente não titubeia ao nomear Loki para a missão, que não parece muito seguro de si mesmo após ouvir o aviso de OB. 

Timely, com sua engenhosidade, acaba mostrando ao grupo uma solução para outra questão levantada, a de que o aparelho a ser usado para controlar o Tear, pelo menos em teoria, não está apto a aguentar a força sob a qual o aparato do tempo está vibrando, com uma nova invenção.

Sylvie fica furiosa com a calma de Mobius, que sugere a todos ir comer torta enquanto esperam por OB e Victor, com razão, diga-se de passagem; afinal, ela foi trazida à força para a AVT com o intuito de resolver a atual catástrofe e agora eles vão simplesmente comer torta de limão numa boa?!

Afinal, o tempo não é uma questão para quem está na AVT, pois lá ele permanece parado. Mobius nunca foi ver como sua vida teria sido fora da agência depois de descobrir que era uma variante, e Sylvie usa isso como argumento para dizer que a onipotência e indiferença da AVT é tremenda já que nada a atinge na altura privilegiada na qual se encontra.

Uma aliança frágil se forma?

Loki da marvel
Renslayer e Srta. Minutos têm seu próprio plano para o futuro da AVT. (Imagem: Marvel/Disney)

Na área de contenção, X-5 tenta convencer os outros prisioneiros, que incluem Dox, a encontrarem um plano para fugir. Questionado sobre sua vida dupla como ator, ele argumenta que mereceu aquela realidade, mas o resto do pessoal não parece concordar com ele. 

B-15 busca a ajuda de Dox e seus lacaios para proteger o AVT, afinal, as duas se importam com a agência, mas a ex-general não parece muito segura se pode confiar em sua antiga subordinada. Sozinhos no refeitório lotado de tortas de limão, Loki e Sylvie conversam sobre Mobius. O deus da mentira conta a história de Thor para sua variante, relembrando os eventos do primeiro filme do herói.

Ele argumenta que a fraqueza que ele viu em seu irmão ao voltar da Terra, humilhando-o no processo, era na realidade era um poder, pois Thor viu o valor da vida ao sair do conforto de Asgard. Sylvie se questiona sobre suas ações anteriores, e Loki argumenta que é muito mais fácil destruir do que salvar algo e torná-lo melhor.

Nós somos deuses

Loki da marvel
Será que Loki e seus amigos conseguirão salvar o multiverso? (Imagem: Marvel/Disney)

Surpreendendo a todos na contenção, Renslayer e Srta. Minutos chegam através de um portal temporal. Ela vem para convencê-los a seguir seu plano de continuar podando ramos temporais e trazer a AVT de volta ao status quo

Bradley mostra-se relutante perante à nova mentalidade de Dox, que ao ver a integridade de B-15 em suas palavras, se nega a ajudar Ravonna. Presos em uma caixa, lentamente, todos os outros prisioneiros são esmagados e mortos. X-15 segue Renslayer para fora, aos prantos.

De volta à sala de controle do Tear Temporal, Timely fica fascinado com a existência de uma máquina de fazer chocolate quente, tempo suficiente para B-5 chegar ao confinamento e se deparar com a horrível cena deixada para trás por Renslayer, Srta. Minutos e Brad. Seu acesso aos controles está bloqueado e não há como ela informar nada disso para Loki e os outros.

Não demora para X-15 dar de cara com Timely, exigindo saber onde o artefato está. OB enfim encontra o bloqueio de Srta. Minutos de todos os sistemas da AVT. Chega a hora de Renslayer ter seu reencontro com seu amigo, ameaçando-o caso ele não os ajude. 

Correndo alucinadamente, Casey e a equipe procuram um meio de chegar à câmara do Tear, enquanto que Loki e Sylvie partem em busca de Timely, se deparando com o caos total na agência. Separados, Loki passa por um deja vu dos eventos do primeiro episódio, ao ver a si mesmo observando Sylvie presa em um elevador. Lembra?

Armado com um bastão de dissolução, Loki ataca sua versão do passado-futuro, exatamente como vimos naquela ocasião. Novamente, o telefone toca e enfim o endiabrado o atende! OB está chamando-os de volta à sala de controle. A única maneira de reaver controle da AVT é reiniciar o sistema, o que desativa a segurança que bloqueia poderes mágicos. Ora ora, isso é exatamente o que Loki e sua variante querem!

Com o reboot do sistema, Srta. Minutos desaparece, mas, antes disso acontecer, ela adverte Timely que “nunca se tornará ELE”. Brad fica cara-a-cara com Loki. (plu68.com) Controlado pelos poderes do deus da trapaça, ele mata Renslayer e Victor volta para a sala do Tear junto do anti-herói. Enfim, chegou a hora de acessar a câmara!

A presença de Aquele Que Permanece é suficiente para recobrar o controle de onde o Tear se encontra, e ele se voluntaria para entrar na câmara e morrer todos os riscos enquanto tenta conter o colapso do Tear do Tempo. Ao pisar na passarela que leva ao aparelho, ele é dissolvido. O que será de Loki e seus amigos agora? Sem tempo, o Tear explode e uma luz cegamente toma conta de tudo.

Silêncio total.  

Nosso veredito do episódio   

Para quem, como eu, começou esta temporada de Loki sem muita fé no que estava vendo, os últimos episódios foram suficientes para nos fazer mudar de ideia por completo. O capítulo desta semana trouxe emoção, ação e muito, mas MUITO desenvolvimento aos personagens, com decisões dramáticas e mortes ainda mais.

No entanto, nada disso valerá muito a partir de agora, já que o multiverso foi destruído. Ou será que foi mesmo? Há muitas perguntas a serem sanadas na semana que vem, com o penúltimo episódio da temporada. Será este o final do MCU? Siga com a gente semana que vem para descobrirmos juntos, na próxima crítica de Loki!

VEJA MAIS

Fonte: Screen Rant.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (27/10/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados