O Waze começou a testar nesta segunda-feira (6) uma nova ideia para oferecer caronas. Foi lançado em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, um aplicativo chamado RideWith, onde usuários podem pagar a motoristas uma pequena taxa por uma carona de ida e volta do trabalho.
Funciona assim: o sistema de navegação do Waze aprende os horários e as rotas mais frequentes utilizadas pelos motoristas para ir ao trabalho e combina com as rotas de pessoas que buscam uma carona na mesma direção.
A empresa está levando o conceito de economia colaborativa a sério e afirma que traz um conceito totalmente diferente do Uber. O motorista do RideWith só pode realizar duas caronas por dia e receber uma pequena compensação para cobertura de custos; 15% do total fica com o Google, dono do Waze desde 2013.
O valor da carona deve ser pago com um cartão de crédito e é definido pelo app com base em estimativas de consumo de combustível e em índices de desgaste do veículo. Além disso, as caronas só podem ser oferecidas a partir da região em que o motorista está, ou seja, não é permitido buscar passageiros em bairros vizinhos.
Essas limitações devem evitar que o RideWith enfrente os mesmos problemas legais que o Uber.
O Google informou que os testes serão ampliados para outras regiões de Israel nesse primeiro momento e que ainda não existem planos de expansão global.
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