A cada novo lançamento de aparelhos híbridos, que prometem unir a usabilidade de um tablet com o poder de um ultrabook, surge a mesma dúvida: será que vale a pena? Existem muitas opções no mercado, com diversas configurações de hardware e abordagens diferentes para um gadget híbrido.
Para responder a esta pergunta, o Showmetech está preparando uma série de testes com modelos diferentes. Já testamos o LG SlidePad e, agora, é a vez do Sony VAIO Duo 11.
Este é um híbrido que impressiona logo de cara com seu poder de fogo pra enfrentar a concorrência: processador i7 de terceira geração, 6GB de RAM, SSD de 128GB e tela touchscreen Full HD. Como será que ele se sai na prática?
.
Pontos positivos |
Performance, tela touchscreen Full HD, opções de conectividade |
Pontos negativos |
Preço, usabilidade, bateria |
.
Layout e acabamento
O Sony VAIO Duo 11 é sem dúvidas um aparelho high-end. A fabricante japonesa se preocupou com cada detalhe na fabricação deste gadget. Seu acabamento é impecável, com design futurista e elegante aliado à escolha acertada dos materiais. Por onde passávamos com ele, a impressão é que estávamos usando um Google Glass, todos olhavam e se interessavam.
.
.
Falando em materiais, o acabamento interno na superfície do teclado e da tela é composto por alumínio escovado, que reforça a característica premium. A parte externa inferior é feita de um material plástico com uma textura aveludada e toque bastante agradável.
O híbrido pesa 1,3kg, o que não parece muito, mas se você está no modo tablet pode causar algum incômodo. Suas dimensões também são um pouco maiores que um ultrabook ou tablet, com bordas mais largas ao redor da tela e altura de 17,9mm.
.
.
Seu mecanismo híbrido também é algo que chama atenção pela robustez. Ele funciona da mesma forma que o LG SlidePad, com sistema que ajuda sua tela a deslizar, transformando-o em tablet ou ultrabook. A diferença entre os dois é que o VAIO Duo é um pouco menos intuitivo para abrir (não possui o botão do LG), porém sua construção e mecanismo aparentam ser mais resistentes. Apenas quando aberto, expõe alguns cabos com aparência delicada, então talvez não seja uma boa ideia deixar as crianças brincarem com ele.
Ao abri-lo, encontramos um belo teclado iluminado. Apesar de proporções reduzidas (o sistema slide da tela ocupa parte da base), é agradável para digitar, apresentando resistência e pressão adequados.
.
Hardware
Aqui é onde ele brilha. Tem poder de fogo pra brigar com os melhores ultrabooks disponíveis no mercado, com processador Intel Core i7-3517U (1.90GHz) de terceira geração, 6GB de memória RAM DDR3 1333MHz, SSD 128GB SATA III, tela touchscreen de 11,6’’ Full HD protegida por Gorilla Glass, câmeras frontal e traseira de 2MP com sensor Exmor R e uma bela caneta digital para aproveitar sua tela sensível ao toque. Até suas pequenas caixas de som, localizadas na parte frontal inferior, impressionam pelo volume.
.
.
Em relação ao desempenho, apenas alegria. Se você não é gamer e não trabalha com softwares extremamente exigentes, não vai ter engasgo algum. O VAIO Duo possui placa gráfica integrada Intel HD Graphics 4000.
O pequeno armazenamento de 128GB pode ser um problema, mas nada que não seja possível resolver com soluções na nuvem ou HDs externos.
Apenas a bateria parece não lidar muito bem com todo este potente hardware, durando apenas 4 horas em nossos testes. É possível adquirir uma bateria extra que se encaixa embaixo do gadget, mas o torna maior e mais pesado.
.
Conectividade
Ponto positivo pra Sony nesta categoria. O Sony VAIO Duo possui duas portas USB 3.0 com USB Charger, leitor de cartões de memória, HDMI, VGA, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, entrada para fone de ouvido, NFC e até uma porta Ethernet. Pode parecer estranho ainda possuir portas VGA e Ethernet, mas se você pensa no uso corporativo, elas ainda são indispensáveis. Faltou somente um modem 3G/4G, disponíveis nos modelos vendidos em outros países, apenas. Se você pensa em usar este gadget como tablet, talvez sinta falta, especialmente do modem.
.
.
Usabilidade
Como tablet, o Sony VAIO Duo 11 é um pouco pesado, não possui GPS e conexão 3G/4G. Há vantagem pelo fato de ser Windows 8, sendo capaz de rodar qualquer aplicação comum a desktop. Sua tela de 11,6’’ Full HD é muito bonita, com alta resolução, cores vivas e ótimos ângulos visão. Porém, não é muito fácil clicar e selecionar pequenos ícones e utilizar programas não otimizados para toque.
Como ultrabook, possui hardware potente, mas seu design híbrido dificulta seu uso. O ângulo da tela não é ajustável e, apesar de possui um pequeno trackpad, utilizá-lo não é muito confortável. Para ambos os usos, a bateria se mostra insuficiente se comparada a tablets e ultrabooks de mercado.
.
.
Conclusão
Se os números do hardware impressionam, há um número que impressiona ainda mais: seu preço sugerido de R$ 5.499,00. Ainda que seja possível encontrar o Sony VAIO Duo por um valor ligeiramente inferior a R$ 5.000,00, seu preço continua alto se comparado a ultrabooks com configuração de hardware similar.
Então, vale a compra? Com preço elevado e sacrifícios na usabilidade como ultrabook, o VAIO Duo 11 não é para muitos. Se você faz questão de ter apenas um dispositivo que desempenhe ambas as funções, como tablet e ultrabook, entende as concessões de usabilidade e não se importa em pagar o preço por um gadget high-end, elegante e moderno, considere-o. Caso contrário, talvez seja melhor ficar com seu notebook e tablet separados, por enquanto.
Quem sabe a chegada dos novos híbridos VAIO Tap 11 e VAIO Flip, anunciados este mês na feira de tecnologia de Berlim (IFA), mudem este cenário, já que são aparelhos com propostas mais maduras que não comprometem a usabilidade do gadget como ultrabook.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.