Índice
Smartphones intermediários nunca foram um ponto forte da LG. Numa nova tentativa a fabricante lançou o modelo K4, que tem como principal atrativo o dual-SIM com suporte à conexão 4G LTE. O aparelho chega ao mercado pouco depois do fim da Lei do Bem, que isentava alguns produtos eletrônicos do PIS e do Cofins, resultando num preço alto para especificações que não impressionam. Passei as últimas semanas com o LG K4, veja a análise completa abaixo.
Layout e Acabamento
O LG K4 tem um design pobre e lembra os celulares lançados há dois ou três anos. Ele conta com uma moldura prateada de plástico que invade a parte frontal, que não é bem aproveitada pela tela. A tampa traseira é removível e também de plástico, com um textura interessante mas que não melhora muito no visual. Os botões de volume estão do lado esquerdo, enquanto o botão liga/desliga fica na parte direita. O plug para o fone de ouvido e o microUSB estão embaixo.
Para quem gosta de smartphones compactos, o K4 tem uma pegada confortável, é leve e fácil de se usar com uma mão.
Tela
A fabricante não teve vergonha de economizar na tela do aparelho. Ela é relativamente pequena, com 4,5 polegadas, e tem resolução baixa, são 480 x 854 pixels (218 ppp). O maior problema, no entanto, é o fato do display refletir absolutamente tudo. Em ambientes claros o celular quase que se torna um espelho, mesmo com o brilho no máximo. As cores do display apesar de vívidas e equilibradas acabam ficando “ofuscadas” pelo reflexo. Outro ponto que desagradou foi a resposta do touch, imprecisa e pouco fluida; digitar e navegar por páginas não é das tarefas mais fáceis.
Velocidade e desempenho
O LG K4 conta com um processador Mediatek MT6735M, quad-core de 1.0 GHz combinado com 1 GB de memória RAM. O desempenho é o esperado de um modelo de entrada, com algumas dificuldades nas transições de aplicativos e engasgos em apps mais pesados, como YouTube, Facebook e jogos. O problema do touch agrava a experiência de uso, fazendo parecer que há também algum problema com a performance do smartphone; com algum tempo de uso, no entanto, dá para perceber que ele responde aos comandos, o toque que não é preciso.
São apenas 8 GB de armazenamento interno (apenas 4 GB são utilizáveis), que podem ser expandidos com cartão microSD de até 32 GB.
Sistema
O LG K4 roda o Android 5.1 Lollipop e conta com a personalização Optimus UI. Economizando o pouco armazenamento do modelo, a fabricante optou por não incluir muitos aplicativos pré-instalados; os que marcam presença são úteis, como o Quick Memo para anotações, um organizador de tarefas, um app para clima e o LG Backup.
No geral, a Optimus UI é bem desenhada com o visual do Material Design. As alterações no menu de configurações o deixaram organizado e a barra de notificações traz alguns ajustes rápidos. Os aplicativos nativos, como Mensagens, Telefone, entre outros, contam com um visual sóbrio e cores claras.
A troca do chip preferencial pode ser feita rapidamente pelo quarto botão adicionado na parte inferior do Android. É prático, mas para quem está acostumado com as posições padrão dos botões do sistema é natural confundir no início.
Câmera
O conjunto de câmeras do K4 também não impressionam. A principal possui apenas 5 megapixels, conta com um flash LED e tem foco automático. Para fotos em ambientes bem iluminados, ela entrega resultados esperados para um modelo de entrada. Em ambientes fechados ou com pouca iluminação é bem difícil conseguir uma foto estabilizada, sem tremidos. A câmera frontal tem apenas 2 megapixels, resolução baixíssima.
O software da câmera é simples até demais, sem disparo múltiplo, ajustes de brilho, contraste e outros. Há apenas ajustes para resolução, temporizados e um truque para capturar as imagens com comandos de voz, como “Cheese” ou “Sorria!”.
Duração da Bateria
A bateria de 1940 mAh do LG K4 teve um desempenho razoável. Mesmo com utilização intensa, alternando entre Wi-Fi e 4G, rodando vídeos, escutando música e consultando emails e mensagens com frequência, foram cerca de 10 horas de uso até ela chegar a 15%. Com o uso normal do aparelho é possível passar um dia inteiro longe da tomada.
O uso de dois chips pode drenar a bateria mais rápido. Outro fator que pode ser agravante nesse quesito é o brilho da tela: para enxergar melhor o conteúdo da tela com tantos reflexos é preciso mantê-lo alto.
Preço e disponibilidade
O aparelho foi apresentado em meados de janeiro de 2016 com o preço sugerido de R$ 699,00. Apesar de ter sido lançado há quase dois meses, não consegui encontrá-lo em nenhuma das grandes lojas de varejo, como Americanas, Submarino ou Extra.
Conclusão
O LG K4 seria um bom smartphone se fosse lançado há alguns anos. O design é defasado, o display e a câmera são de baixa qualidade. Apesar disso, o modelo ainda apresenta um desempenho aceitável e tem boa autonomia de bateria. Mas esses pontos positivos não justificam o investimento de R$ 699,00.
Galeria de Imagens
Especificações Técnicas
- Processador: Mediatek MT6735M – quad-core 1.0 GHz Cortex-A53;
- Memória RAM: 1 GB;
- Tela: IPS LCD de 4.5 polegadas com resolução de 480 x 854 pixels (218 ppp);
- Câmera: 5 megapixels, autofoco, flash LED;
- Câmera frontal: 2 megapixels;
- Bateria: 1940 mAh;
- Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11 b/g/n, A-GPS, Rádio FM, Bluetooth 4.1, microUSB 2.0;
- GPU: Mali-T720MP2;
- Memória externa: suporte para cartão microSD de até 32 GB;
- Memória interna: 8 GB;
- Dimensões: 131.9 x 66.7 x 8.9 mm;
- Peso: 120 gramas;
- Sensores: acelerômetro, proximidade;
- Plataforma: Android 5.1.1 Lollipop.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.