Parece que a Justiça brasileira e o WhatsApp, no caso o Facebook, não conseguem se entender. A Justiça Federal em Londrina, no Paraná, mandou bloquear R$19,5 milhões das contas do Facebook, que é dono do aplicativo de mensagens, por multas aplicadas em decorrência do descumprimento de uma decisão judicial.
Diferente das outras vezes que a Justiça decidiu bloquear o mensageiro no país, dessa vez eles apenas bloquearam dinheiro das contas do Facebook. Isso acontece porque a empresa se recusou a liberar mensagens de traficantes investigados pela Polícia Federal na operação Quijarro.
A operação foi deflagrada na quarta-feira (29) em três estados e prendeu uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
O valor de R$19,5 milhões se refere a multas acumuladas durante os últimos cinco meses pela empresa. A cada notificação quinzenal o valor foi triplicando e alcançou, em junho, o valor bloqueado. A decisão determinando o bloqueio de contas da empresa é do dia 24 de junho.
Criptografia no WhatsApp
Recentemente o WhatsApp ganhou criptografia de ponta a ponta em suas conversas para que casos como esse pudessem ser “evitados”, pois uma vez que a companhia não recebe o que é enviado pelo mensageiro, eles não teriam como entregar esses dados para ninguém.
Embora seja uma maneira de dar mais privacidade ao usuário, pode, ao mesmo tempo, prejudicar o trabalho da Justiça em casos como esse.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.