A tecnologia está tomando empregos e ninguém pode negar, mas será que devemos nos preocupar com isto? Bom, o Google acha que sim.
Com os enormes avanços nas áreas de robótica, nanotecnologia e inteligência artificial, principalmente, muitos acreditam que uma ‘quarta revolução industrial’ já ocorre em certas partes do mundo. A China, por exemplo, já está pondo em prática o seu grande projeto de ‘fábricas escuras‘, que recebem este nome por não terem seres humanos no seu interior – como só há robôs trabalhando, não há a necessidade de iluminar a fábrica durante a noite.
Fato é que, embora muitos vejam esta substituição como algo natural, os governos e até algumas empresas, como é o caso do Google, estão preocupados com a ameaça que a ‘quarta revolução industrial’ pode apresentar. Por que? Bom, nunca tivemos tantos seres humanos em risco de perderem seus empregos.
Mão de obra qualificada
Segundo Sundar Pichai, ninguém menos que o CEO do Google, uma das maiores preocupações da atualidade está no fato de que, no mundo inteiro, estudantes estão saindo de suas faculdades sem nenhuma preparação real para os empregos que desejam.
Embora muitos joguem essa culpa nos próprios estudantes, pesquisas indicam que, na verdade, é o mercado que tem mudado suas exigências muito rapidamente. O ensino, por sua vez, não consegue acompanhar estas mudanças. Tanto que, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, no ano de 2020, um terço dos empregos exigirão habilidades pouco comuns hoje em dia.
E estamos em 2017.
A resposta de Pichai para esse problema é investir na capacitação dos seus próprios ‘futuros funcionários’. Chamada por ele de ‘Cresça com o Google’, a iniciativa quer oferecer, a qualquer um nos EUA, ‘todas as oportunidades para conseguir um bom emprego. Gratuitamente.’
“O Google vai investir US$ 1 bilhão nas organizações que lidam com os efeitos ‘colaterais’ dos avanços tecnológicos”, diz o CEO
Atualmente, o Google já figura diversas parcerias com o setor educacional, porém, o objetivo da empresa é atuar mais diretamente nessas organizações: nos próximos cinco anos, o Google investirá US$ 1 bilhão em cursos, treinamentos e tudo mais que possa garantir mais oportunidades aos cidadãos norte-americanos.
Além disso, caso queiram, os empregados do Google poderão se voluntariar para projetos do gênero.
Fonte: Google
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.