Às vezes você precisa compartilhar um documento ou alguma informação sensível com algum contato do WhatsApp. Por segurança, sua intenção é apagar a foto logo depois que ela for visualizada, porém por motivos que escapam de seus planos, você acaba deixando o tempo possível de apagar passar. É uma dor de cabeça grande, mas que finalmente será abordada pelo WhatsApp a partir de um recurso que permite que os usuários enviem fotos que só podem ser visualizadas uma vez.
Como funciona o recurso que mostra imagens uma vez no WhatsApp
O recurso, por hora, só está disponível para o WhatsApp Beta do Android. Nele, ao você enviar uma foto, um pequeno ícone ao lado da legenda indica que você pode disponibilizá-la para ser vista somente uma vez. Após a visualização, a imagem será apagada. Além disso, quando os envios são abertos, uma notificação será exibida para quem as enviou.
Quando a foto enviada nesse modo for fechada, ela não poderá mais ser aberta, exibindo a seguinte mensagem:
Tenha em mente que para o envio de fotos que só são mostradas uma vez, algumas situações se aplicam:
- Se o usuário tiver a notificação de leitura desligada, ele não poderá ver em qual momento o destinatário abriu a imagem, só sabendo que ela foi aberta;
- Capturas de vídeo ou tela podem ser feitas e não irão alertar quem mandou as fotos que expiram;
- Fotos que expiram podem ser mandadas em grupos também, e as pessoas que as viram podem ser checadas nas informações da mensagem;
- Contatos bloqueados mas que façam parte de um grupo com você podem abrir as fotos enviadas nessas conversas;
- Se você mandar a foto que só pode ser vista uma vez para alguém que o WhatsApp ainda não suporta essa função, ela só será visualizada uma vez também mesmo assim.
Usuários do WhatsApp Beta no Android já tem acesso a função hoje. Para os usuários do iOS, o teste beta será feito mais tarde.
Fonte: WABetaInfo
Para mais novidades do WhatsApp, como o lançamento dos pagamentos pelo aplicativo no Brasil, fique de olho no Showmetech.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.