Como cadastrar e usar a CNH digital no celular

Avatar de luís antônio costa Avatar de marina kaiser
Com a CNH Digital, você poderá ter sua carteira de motorista e o documento do carro no celular, além de consultar infrações de trânsito. Saiba como utilizar

Já pensou sair de carro sem preocupar com a possibilidade de esquecer a carteira de motorista? Pois isso já é possível com o uso da CNH digital, disponível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2018. Ou seja, desde que o sua CNH esteja entro da validade, sua versão digital será reconhecida pelo órgãos de fiscalização em todo o País.

Essa iniciativa faz parte dos esforços que o Governo Federal vem empenhando em digitalizar diversos documentos e serviços importantes para a população, facilitando o dia a dia dos brasileiros. Inclusive, o aplicativo criado pelo Serpro permite acessar a Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônica (CRLV-e), emitida desde 2020 apenas na versão digital.

Apesar de já existir há algum tempo, o processo para baixar a carteira de motorista no celular está ainda mais fácil. Antes, era preciso que sua CNH viesse com QR code, o que só passou a acontecer em maio de 2017, então caso a sua não tivesse era preciso emitir uma 2ª via ou esperar a data de renovação do documento.

No entanto, com a mudança do prazo de validade da CNH em 2021, todas as carteiras válidas atualmente possuem QR code, o que trouxe mudanças – e facilitadades – na hora de usar o documento virtual.

O que é a CNH digital?

Cnh digital
É possível baxar a CNH digital e acessá-la mesmo sem internet (Fonte: Serpro)

A CNH Digital nada mais é do que uma versão para smartphones da carteira de habilitação tradicional, com o mesmo design e as mesmas informações da versão física, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para Android (Play Store) e iOS (App Store).

Ela foi criada para facilitar o dia a dia, pois muitas vezes, saindo de casa com pressa, as pessoas poderiam esquecer de pegar a CNH. Com uma versão digital da carteira de motorista no celular, reconhecida em todo território brasileiro pelos órgãos de fiscalização, caso um dia você se esqueça de pegar a habilitação física não terá nenhum problema caso seja parado na rua ou na estrada – desde que a carteira esteja válida.

Outro ponto é que depois que você baixar a CNH digital, ela ficará disponível no seu celular mesmo sem internet.

Assim como a versão física, a versão digitalizada tem o mesmo prazo de validade, atualizado em 2021 e que varia conforme a idade do condutor:

  • 10 anos para motoristas com até 49 anos;
  • 5 anos para motoristas entre 50 e 69 anos;
  • 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.

Como baixar a CNH digital no Android ou iPhone (iOS)

Agora que você já sabe o que é este documento, é hora de aprender como usar a CNH digital:

  1. Antes de pensar em CNH digital, você precisa ter uma conta gov.br. Caso já tenha, pule para o passo 2. Se não, é só acessar a área de login do site oficial do Governo, inserir seu CPF, clicar em Continuar (o processo é o mesmo via desktop e celular) e seguir as instruções que aparecerão.
Home do site do governo federal
O primeiro passo para usar a carteiro de motorista no celular é criar uma conta no site do Governo Federal
  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store para Andorid ou App Store para iPhone.
Aplicativo da cnh digital
Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito
  1. Abra o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e faça o login com a sua conta gov.br.
  1. Clique em Condutor, o primeiro item da lista no menu que a tela abrir (em verde), e então clique em Habilitação e Baixar CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação eletrônica).
  1. Insira o número de registro e código de segurança da sua CNH nos campos indicados (caso não saiba onde estão, é só clicar nos pontos de interrogação que o aplicativo indicará onde localizá-los na carteira física).
Passo a passo para usar a cnh digital
Insira as informações solicitadas (Fonte: Senatran/Serpro)
  1. Em seguida, você deverá criar uma senha de quatro dígitos, que poderá ser usada novamente para baixar os documentos caso você saia ou desinstale o aplicativo. Se preferir, pode aceitar a sugestão de usar a biometria como forma de acessar o documento futuramente.
  1. Seguindo esses passos, a sua CNH digital estará salva no aplicativo, abrindo com ou sem internet. No entanto, você também tem a opção de salvar a carteira em outro local do seu celular, clicando em Exportar

Serviços disponíveis na Carteira Digital de Trânsito

Além de permitir que as pessoas baixem e usem a carteira de motorista no celular, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito tem outras funcionalidades.

Home do app carteira digital de trânsito
Além da CNH digital, o aplicativo tem outras três seções disponíveis

Condutor

Na área do Condutor, você vai encontrar sua CNH digital, podendo baixar e exportar o documento. Outros serviços disponíveis na área são o Cadastro Positivo (ou Registro Nacional Positivo de Condutores), iniciativa do governo que visa incentivar o bom comportamento dos condutores por meio de benefícios fiscais ou tarifárias para aqueles que aderirem, como descontos em seguradoras, isenção de taxas, condições especiais para locação de veículos, tarifas de pedágio, entre outros.

Caso a categoria da sua CNH seja C, D ou E, ou seja, aquelas usadas para trabalho, você também pode usar a área Condutores para acessar informações sobre a realização de exames toxicológicos e cursos especializados, como transporte de veículos de emergência ou escolares.

Por fim, é possível também acessar a Credencial de Estacionamento, documento obrigatório para poder usar vagas específicas. No caso, por enquanto é possível baixar apenas a credencial de idoso, caso você tenha mais de 60 anos, pelo aplicativo, seguindo as instruções abaixo:

  1. Abra o aplicativo na área Condutor, clique em Credencial de Estacionamento e depois em Credencial do Idoso
Passo a passo para baixar a credencial de idoso para usar em vagas específicas
Passo a passo para baixar a Credencial de idoso para usar em vagas específicas (Fonte: Serpro)
  1. Clique em Baixar credencial nas próximas duas telas que aparecerem e então, depois que o documento tiver sido gerado, clique no ícone de compartilhamento no canto inferior esquerdo para salvar o documento no celular (ou enviar para o seu e-mail, por exemplo) e depois imprimir
Passo a passo para baixar a credencial de idoso
Passo a passo para baixar a Credencial de idoso para usar em vagas específicas (Fonte: Serpro)

Veículos

Em Veículos, segunda opção no menu, em amarelo, você pode acessar as informações referentes ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento expedido anualmente indicando que o carro está liberado para circulação nas ruas e estradas do Brasil. A partir de 2020, o documento passou a emitido apenas na versão digital.

Área veículos no aplicativo da cdt
Na área de Veículos é possível checar seu CRLV-e, possíveis recalls, restrições e indicadores e até mesmo transferir a licença do carro

Caso você tenha um ou mais veículos em seu nome, poderá usar essa área do aplicativo para verificar se há algum recall sendo feito, o licenciamento do automóvel, checar restrições e indicações (venda, multa, roubo, entre outros), e até mesmo fazer a transferência do documento em caso de venda.

Caso você seja o proprietário do veículo mas não seja a pessoa que o utiliza, você pode indicar o Principal condutor na seção específica do aplicativo. Com isso, caso receba infrações, a pontuação será automaticamente computada na habilitação deste condutor cadastrado.

Outro recurso importante para quem divide o carro é compartilhar o CRLV-e (o documento do carro) com outros condutores. Desde 2022 o documento físico (que vinha em um papel verde) deixou de ser emitido pelo Detran, e você pode compartilhar sua versão digital com até 5 condutores — e também é possível fazer a impressão do documento em papel comum, caso queira manter uma cópia no veículo.

Infrações

A terceira seção do menu inicial, em azul escuro, é a de Infrações, onde você pode acompanhar infrações por pessoas (no caso você mesmo) e por veículo (caso o veículo e o CRLV-e seja compartilhado por mais de uma pessoa, as infrações feitas com ele ficarão disponíveis para todos). É possível indicar, pelo aplicativo, quem foi o infrator e fazer o pagamento, que pode vir com até 40% de desconto.

Área de infrações na cdt
Confira suas infrações pelo aplicativo (Imagem: Marina Kaiser)

Educação

A última opção do menu é Educação, em azul claro. Nessa seção é possível acompanhar as campanhas e projetos realizados pelo Governo Federal — atualmente, o Governo está veiculando uma campanha contra a Dengue, Chikungunya e Zika.

Campanha educacional na cdt
Campanha atual do Governo Federal (Imagem: Marina Kaiser)

Veja também

Fontes: Senatran, Senatran, Governo Federal

Revisado por Glauco Vital em 18/3/24.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados