Índice
O Android 12 está prestes a chegar para todos os usuários do sistema operacional do Google, mas antes do lançamento oficial, usuários de um seleto grupo de smartphones pode testar a quarta — e possivelmente a última — versão Beta. Com uma leve inspiração no iOS, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis chega com maior foco em privacidade e com um redesign em sua interface.
Quais smartphones são compatíveis com o Beta do Android 12
Na grande maioria dos casos, os modelos de smartphones compatíveis com o Beta do Android 12 são da família Pixel (Pixel 3 ou superior) e também para os smartphones da OnePlus, ASUS, Oppo, realme e dentre outros. Confira:
- Xiaomi (Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11 Pro)
- ASUS (ASUS ZenFone 8)
- OPPO (Oppo Find X3 Pro)
- realme (realme GT)
- ZTE (ZTE Axon 30 Ultra 5G)
- TCL (TCL 20 Pro 5G)
- Nokia (Nokia X20)
- OnePlus (OnePlus 9 Pro e OnePlus 9)
- Vivo (iQOO 7Legend)
- Sharp (AQUOS Sense 5G)
Se você tem algum dos aparelhos citados acima e deseja participar do programa de testes, acompanhe os tutoriais abaixo!
Como atualizar o smartphone para o Beta do Android 12
O método OTA (Over The Air) é o mais simples e é válido para todos os smartphones. O procedimento a seguir é basicamente o mesmo para qualquer grande atualização do sistema operacional:
- Entre no site do programa do Android Beta, e clique no botão de Iniciar Sessão para realizar a sua inscrição como beta tester com a sua conta Google. Quem fez a inscrição no passado terá que repetir o processo para testar o Android 12.
- Depois da inscrição, vai aparecer uma lista de dispositivos que estão aptos para o programa Beta, e os smartphones que estão vinculados à sua conta que podem receber o software.
- Clique no smartphone onde você quer realizar o teste do Android 12 e, depois, clique em Participar.
- Aceite as condições de uso do programa.
Uma vez registrado o seu smartphone para o programa, em um período de 24 horas, você vai receber no dispositivo uma atualização com a beta do sistema operacional, como se fosse uma atualização qualquer do Android. Se isso não acontecer, no seu smartphone, vá em Ajustes > Sistema > Avançado > Atualização do sistema e faça a busca por atualizações, até que o software esteja disponível.
Google Pixel
Assim como o método OTA citado acima, para um Pixel, primeiro acesse o site do Android 12 Beta para registrar seu smartphone. Se quiser verificar manualmente, abra o menu de configurações no telefone e vá para Sistema> Atualização do sistema. Toque em Verificar atualizações para ver se você pode baixar o novo software.
Assim como o método OTA citado acima, para testar o Android 12 Beta em um dispositivo Google Pixel basta inscrevê-lo no programa Android Beta para Pixel. Depois de fazer a inscrição, o dispositivo receberá atualizações frequentes para os builds mais recentes do Android12 até o lançamento da versão final.
A inscrição é um processo simples e rápido, altamente recomendado para usuários iniciais e desenvolvedores. Na maioria dos casos, não é necessário fazer uma redefinição completa dos dados ao migrar para o Android 12 Beta, mas é recomendável fazer backup antes de inscrever o dispositivo.
E se eu não tiver um smartphone Pixel?
No passado, o processo de instalação para cada fornecedor era diferente. A maioria deles exige que você instale a atualização usando uma conexão com fio ao seu computador e, na maioria das vezes, você precisará redefinir o telefone para a configuração original durante o processo de atualização. O site do desenvolvedor do Google publicou um site único que inclui links diretos para as instruções de cada parceiro de hardware que participa do programa beta.
Testei, agora quero voltar para o Android 11
Se você decidir que o Android 12 Beta ainda não está ideal para seu uso no dia-a-dia, saiba que seu aparelho pode sim sair do programa Beta. Mas, atente-se que você terá que redefinir seu telefone para a configuração original para voltar ao Android 11. Você deve conseguir usar um backup antigo para restaurar seu telefone para a forma Android 11, mas é totalmente possível que você perca alguns dados durante a transição.
Para sair do beta, visite o site beta novamente, mas desta vez clique no botão Opt-Out abaixo do seu dispositivo. Aguarde um ou dois minutos e verifique se há uma atualização de software no telefone em Configurações> Sistema> Avançado> Atualização do sistema> Verificar atualização. Instale a atualização, que redefinirá seu telefone para os padrões de fábrica e, quando terminar, você precisará configurá-lo novamente, começando com o login em sua conta do Google.
Por isso é sempre importante lembrar que, apesar desta quarta versão apresentar maior estabilidade, ainda se trata de uma programa Beta do sistema operacional. Ou seja, seu aparelho ainda está sujeito à bugs, então faça o teste por sua conta em risco. Os links acima são dos aparelhos vendidos no mercado brasileiro, mas se você tiver outro modelo basta conferir se seu aparelho é elegível no site do Android 12 Beta.
E aí, seu smartphone tem compatibilidade com o novo sistema operacional? Fez o teste? Conte pra gente! Mas se não fez, confira aqui tudo sobre o Android 12!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Oi