Urna eletrônica

Conheça 7 apps essenciais para usar nas Eleições 2022

Avatar de wagner pedro
Os aplicativos podem te ajudar a exercer seu direito ao voto nas Eleições 2022, além de facilitar o acesso a informações e evitar a propagação de fake news

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece em 2 de outubro. Faltando menos de um mês para a população comparecer às urnas, reunimos os apps essenciais para usar nesse grande evento da democracia, que permitem acessar a via digital do título de eleitor, acompanhar a apuração em tempo real e até fazer denúncias sobre práticas indevidas/ilegais, por exemplo. Confira abaixo a lista completa!

e-Título

Aplicativo e-título pode auxiliar o eleitor nas eleições 2022
Interface do e-Título (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

O e-Título é um dos principais aplicativos da Justiça Eleitoral. Além da versão digital do título de eleitor, que dispensa a necessidade do documento físico, é possível saber o local da votação, emitir a certidão de quitação eleitoral e a guia para pagamentos de débitos eleitorais, fazer uma justificativa eleitoral (o famoso justificar voto) e até se inscrever para mesário.

Resultados

Interface do resultados
Interface do Resultados (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

O aplicativo Resultados, como o próprio nome sugere, exibe em tempo real o resultado das eleições. Com ele, você pode acompanhar o percentual de votos dos candidatos em cada estado brasileiro, saber quem foi eleito no primeiro turno ou, se existirá um segundo turno, e analisar detalhes da totalização, como votos nulos, brancos, legenda e nominais.

Boletim na Mão

Interface do boletim na mão
Interface do Boletim na Mão (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

O Boletim na Mão tem uma única função: ler o QR Code do boletim impresso pela urna ao final de uma seção eleitoral. Assim, o eleitor pode obter e visualizar uma cópia digital contendo o total de votos por partido ou candidato; total de votos nominais; total de votos de legenda (em cargo proporcional); total de votos nulos e brancos; total de votos apurados; hora do encerramento da eleição e muitos mais.

Pardal

Pardal é um dos apps essenciais para as eleições 2022
Interface do Pardal (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

O Pardal é um aplicativo voltado para denúncias eleitorais. A ferramenta permite informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público irregularidades em campanhas eleitorais ou práticas indevidas/ilegais, como compra de votos e propagandas irregulares, por exemplo. É possível enviar fotos, vídeos e relatos para comprovar a denúncia e ajudar no combate a esses crimes.

Projeto Comprova

Interface do aplicativo comprova
Interface do Comprova (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

O Projeto Comprova reúne jornalistas de 43 veículos de comunicação para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas e eleições. Lançado em agosto com o apoio do Google, esse aplicativo apresenta fatos comprovados para enfraquecer a disseminação de notícias, declarações e especulações enganosas que estejam circulando na internet.

Politize!

Interface do politize!
Interface do Politize! (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Com o Politize!, você tem acesso a diversos conteúdos sobre educação política de forma gratuita. O aplicativo apresenta matérias que respondem perguntas importantes ou esclarecem o funcionamento de leis, por exemplo, tudo em uma linguagem acessível e sem nenhum vínculo com políticos ou partidos.

Mudamos+

Interface do mudamos+
Interface do Mudamos+ (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e premiado no Desafio Google de Impacto Social 2016, o Mudamos+ permite assinar projetos de lei de iniciativa popular de forma eletrônica. O aplicativo também exibe os projetos próximos da sua localização e até entrega uma seção para enviar sua própria ideia de PL.

Veja também:

Entenda quais vídeos são proibidos no YouTube | Eleições 2022

Fonte: Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados