Índice
Sem muito alarde e apenas anunciando a chegada seu primeiro novo produto desde 2015, a empresa de Cupertino anunciou que o Apple Vision Pro chegará ao mercado internacional na primeira semana de fevereiro. A pré-venda acontece dois dias após o lançamento da linha Galaxy S24 da Samsung e promete aquecer o mercado de tecnologia. Veja o que já se sabe.
Lançamento confirmado
Com o preço de US$ 3.499 (R$ 17.037 em conversão direta) anunciado desde quando foi mostrado pela primeira vez ao mundo, o Apple Vision Pro marca a chegada da empresa fundada por Steve Jobs a um novo mercado. Este valor corresponde ao modelo com 256 GB de armazenamento interno.
A pré-venda para quem mora nos EUA começa no dia 19 de janeiro de 2024 e os óculos de realidade mista chegam às lojas Apple no dia 02 de fevereiro de 2024 — e também para quem comprou na pré-venda, duas semanas após ser colocado para encomenda online
Principais novidades
O grande destaque fica para o visionOS, sistema operacional desenvolvido apenas para o Apple Vision Pro apresentado com ele em junho. Tal intervalo entre o anúncio e o lançamento do aparelho deu tempo para que desenvolvedores criassem os primeiros aplicativos para rodar no óculos de realidade mista.
A Apple, em meio aos rumores de que pode comprar a Disney, fechou uma parceria com a casa de Mickey Mouse para que as séries, filmes e documentários sejam assistidos com total imersão.
Além de cenários que promovem a imersão em partidas de esporte, uma das funcionalidades mais legais está nos filmes da Marvel Studios e produções do universo de Star Wars. Um recurso para quem gosta da série What If..? foi apresentado durante a apresentação de hoje e permitirá que quem usa o Vision Pro tenha total controle das histórias alternativas dos heróis. Confira este exemplo:
Não há como falar de Apple sem citar segurança: o óculos também terá um recurso de FaceID para desbloqueio do aparelho e reconhecimento de identidade nos recursos em que for necessário. A mesma informação será utilizada para compras online, e a empresa lembra que este dado não será salvo em seus servidores.
Os recursos para videochamadas também devem ser destaque: durante os primeiros momentos de uso, será feito um escaneamento 3D do rosto do usuário para que um avatar seja criado. Quando estiver em uma chamada online, este mesmo personagem virtual será animado conforme as expressões e o que for dito por quem está usando o óculos. E também será possível usar aplicativos do visionOS e exibi-los para todos que estão na videochamada.
Caso esteja em ambientes com mais pessoas, o Apple Vision Pro detectará a presença e “desligará” parte da tela para que você veja o que está em volta sem a necessidade de remover o óculos de realidade mista. Quando essa pessoa for embora, basta voltar a se concentrar no que está fazendo.
Com 12 câmeras, as telas do tipo Micro LED oferecem 23 milhões de píxeis (resolução 4K para cada olho) que podem exibir filmes em 3D, como Avatar, para que uma ótima experiência visual seja entregue. Em momentos de trabalho, será possível ver até três telas de aplicativos diferentes ao mesmo tempo. Já falamos mais sobre o modelo em nossa matéria especial de anúncio, não deixe de conferir:
Quando o Apple Vision Pro chega ao Brasil?
Ainda não há uma data certa para que a novidade ser lançada no Brasil ou demais países do mundo. A pré-venda — que começa no dia 19 de janeiro — vale apenas para moradores dos EUA. A Apple Brasil ainda não se pronunciou sobre a chegada do aparelho por aqui, mas é esperado que isso aconteça até o segundo semestre.
Uma página para o produto no Brasil também não foi criada, o que levanta mais dúvidas sobre quando (e até mesmo se) o Apple Vision Pro desembarca em países além dos EUA. Fique ligado no Showmetech para conferir todas as atualizações sobre o caso.
Você compraria um óculos de realidade mista da Apple? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Apple suspende venda de Watch 9 e Watch Ultra 2 nos EUA
Com informações: The Verge
Revisado por Glauco Vital em 8/1/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.