A Apple está fazendo o que pode para reduzir a influência de concorrentes de serviços de streaming de músicas junto às grandes gravadoras. A empresa quer abrir espaço para o Beats Music, nova ferramenta musical que está desenvolvendo.
Um dos principais concorrentes, o Spotify, tem atualmente 60 milhões de usuários, mas apenas 15 milhões deles são assinantes do serviço. A grande maioria se beneficia do serviço gratuito de streaming, suportado por anúncios que são apresentados toda vez que o usuário usa o serviço.
E, conforme revelou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, há indícios da prática de concorrência desleal da companhia na indústria de streaming de música. Segundo o informado, a Apple está tentando acabar com contratos de gravadoras que liberem licenças para serviços gratuitos, como é o caso do Spotify.
O portal The Verge também alega que a Apple estaria usando seu poder na indústria de música para fazer com que as gravadoras parem de renovar suas licenças com o Spotify, na sua versão gratuita.
Além da própria concorrência interna, há outras ameaças com que a Apple terá que lidar, como o YouTube. O serviço de streaming vídeo fornece aos espectadores acesso gratuito a música e vídeos musicais que a Apple gostaria de cobrar de seus usuários. Recentemente, a Apple ofereceu um contrato para a Universal Music Group (UMG), oferecendo para cobrir o valor pago pelo YouTube em taxas de licenciamento. Dessa forma, a Universal terminaria seus acordos de licenciamento com o Youtube, impedindo o serviço de sediar qualquer conteúdo de artistas ligados a UMG.
Essa não é a primeira vez que o Departamento de Justiça Americano investiga a Apple. A empresa foi condenada em um processo relacionado a livros eletrônicos, no ano passado. A Apple planeja lançar seu novo serviço de streaming de músicas em junho, durante sua conferência de desenvolvedores, a WWDC. O novo produto seria ligado ao Beats Music, comprado pela empresa em 2014 por quase 3 bilhões de dólares.
A Apple revelou que está sendo realmente agressiva em seu novo serviço de música, mas não confirmou as acusações. A companhia também está tentando fazer parcerias com músicas para trazer álbuns exclusivos aos usuários do Beats Music.
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.