A batalha entre os serviços de streaming de músicas segue forte no mundo todo e o Apple Music parece ter obtido uma vitória significativa sobre seu principal rival, o Spotify, no início desse ano.
Segundo o The Wall Street Journal, a fabricante do iPhone ultrapassou a companhia sueca em número de assinantes pagantes nos Estados Unidos, o maior mercado da indústria fonográfica global.
Segundo a publicação, o Apple Music possui mais de 28 milhões de assinantes americanos, enquanto o Spotify Premium tem 26 milhões. Esses números não levam em consideração usuários que estão no período gratuito de testes (que o Apple Music oferece por 3 meses) e nem contas grátis com anúncios (disponíveis apenas no Spotify).
Apple Music vs. Spotify
As fontes do WSJ também apontam que tanto nos Estados Unidos quanto globalmente a taxa de crescimento mensal no número de assinantes do Apple Music é mais alta que a do Spotify:
Estados Unidos | Global | |
Apple Music | 2.6 a 3% | 2.4 a 2.8% |
Spotify | 1.5 a 2% | 2 a 2.3% |
Apesar disso, quando somados os usuários gratuitos do Spotify, a quantidade de usuários desse serviço aumenta significativamente e os suecos assumem a liderança do mercado.
Briga na Europa
No mês passado o Spotify entrou com uma representação contra a Apple na Comissão Europeia, por supostas práticas desleais da empresa que violariam leis antitruste europerias.
Segundo o Spotify, a Apple abusa do controle que detém sobre a App Store para prejudicar concorrentes no mercado de streaming e promover o Apple Music, que já conta com a vantagem de ser pré-instalado em um bilhão de iPhones e iPads ao redor do mundo.
A Apple exige 30% do valor de todas as assinaturas realizadas através da App Store, inclusive de apps terceiros, por isso serviços como Spotify e Netflix removeram a opção de seus respectivos aplicativos e direcionam os usuários aos sites oficiais para realizar assinatura.
Caso veja mérito na denúncia, a Comissão Européia abrirá uma investigação contra a Apple que pode render penalidades financeiras significativas, bem como mudanças na forma que a App Store lida com apps de concorrentes da Apple. Contudo, esse processo ainda deve levar anos para chegar à uma conclusão.
Aposta em serviços
O aparente sucesso do Apple Music deve dar fôlego à aposta da Apple em serviços, que a empresa tem se dedicado à expandir. Além do Music, a companhia oferece o iCloud (armazenamento em nuvem), Apple Pay (pagamentos), o novo Apple News+ (assinatura de revistas e jornais) e em breve contará com o Apple Arcade (games on-demand) e o Apple TV+ (canal de filmes e programas de TV que estreia no final do ano).
Fonte: MacRumors
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.