Índice
A Apple anunciou, na manhã desta terça-feira (7), durante o evento online ‘Let Loose’, o seu mais novo processador Apple M4, que vem embarcado no novo iPad Pro com OLED. A novidade chega com melhorias de GPU e CPU e traz como destaque seus núcleos para inteligência artificial que, de acordo com a própria fabricante, “tem desempenho melhor” que qualquer chipset concorrente.
O novo Apple M4
Embarcando até dez núcleos de CPU (quatro de performance e seis de desempenho), o novo chipset Apple M4 entrega um desempenho até 50% melhor se comparado ao Apple M2. De acordo com a fabricante, isto ocorre devido, também, às melhorias de aceleradores de aprendizagem de máquina embutidos.
O chip é composto de 28 bilhões de transistores e feito com o processo de 3 nm de segunda geração da TSMC. Além disso, a GPU do Apple M4 é produzida com a mesma arquitetura de próxima geração do M3. O chip gráfico conta com 10 núcleos e tem o recurso Dynamic Caching, que atribui a memória local dinamicamente no hardware, e suporte para ray tracing e mesh shading.
Em relação a GPU, a fabricante promete ainda entregar um desempenho até quatro vezes maior que o do M2, utilizado no iPad Pro anterior. A eficiência energética também foi evidenciada pela companhia, que indicou que o novo chipset consegue ter o mesmo desempenho do M2 consumindo apenas metade da energia.
O M4 também apresenta o Neural Engine mais poderoso da Apple até então, capaz de 38 trilhões de operações por segundo, tornando o chip o mais avançado para inteligência artificial do mercado (veja mais abaixo).
Uma outra melhoria em relação aos modelos antecessores no M4 é a Display Engine. Essa parte do chip da Apple controla o brilho e a compensação de cor da tela, além de ajustar o ProMotion para diminuir o consumo de bateria do painel.
Aceleração de IA
Como mencionado anteriormente, o novo Neural Engine aparece com um dos destaques do novo Apple M4. O componente é dedicado para aceleração de tarefas com inteligência artificial. Ao todo, o chipset conta com 16 núcleos para impulsionar programas com IA.
Esse é o Neural Engine mais poderoso que a Apple já desenvolveu, capaz de impressionantes 38 trilhões de operações por segundo — 60 vezes mais rápido do que o primeiro Neural Engine no chip A11 Bionic.
Apple
Com o poder da Neural Engine, o M4 pode executar tarefas de IA, como cortar rapidamente o fundo em vídeos no Final Cut Pro com apenas um toque no iPad Pro. A Apple enfatiza ainda que o chipset oferece um desempenho superior a qualquer unidade de processamento neural encontrada em PCs de inteligência artificial atualmente.
Mais autonomia de bateria e eficiência energética
Fabricado no avançado semicondutor de 3 nm, o M4 proporciona uma eficiência energética superior à geração anterior. A Apple destaca que o modelo oferece uma autonomia de bateria significativa, reduzindo o tempo de recarga e minimizando o consumo de energia ao longo de sua vida útil, o que o torna, sobretudo, ainda mais ecológico.
O M4 está disponível no novo iPad Pro com tela OLED. No Brasil, o tablet está sendo vendido a partir de R$ 12.299. Espera-se que a Apple em breve equipe esse processador também em seus computadores e notebooks.
Veja também:
Novo iPad Pro (2024) é lançado com processador M4 da Apple
Revisado por Glauco Vital em 7/5/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.