Logo da app store em um iphone

Apple vai liberar lojas de apps de terceiros no iPhone

Avatar de victor pacheco
Empresa considera permitir que lojas de apps de terceiros no iPhone funcionem para atender nova legislação europeia já em 2023

Em julho de 2022, noticiamos aqui no Showmetech que Apple e Google seriam as empresas mais afetadas pelas novas leis da Europa para diminuir a concorrência. Mas a empresa de Cupertino teria mais problemas, uma vez que precisará permitir o funcionamento de lojas de apps de terceiros no iPhone, da mesma forma que já acontece no Android.

Agora, o analista Mark Gurman afirma que para não ser impedida de comercializar seus produtos no continente europeu, a Apple já deve permitir que isso seja feito entre setembro e novembro de 2023. Veja todos os detalhes agora mesmo.

As novas leis DMA e DSA

Propostas em 2020, mas aprovadas apenas em julho de 2022, as novas leis são focadas em diminuir o grande monopólio criado por empresas de tecnologia como Google, Apple e Amazon. A começar pela DMA, sigla para Digital Markets Act, ela exige que empresas sejam mais abertas a aceitarem empresas menores (principalmente startups) no mercado. Na prática, falando especificamente sobre a Apple, apps de terceiros poderiam ser instalados por fora da App Store.

Termos de segurança sobre empresa como google, apple e amazon
Novas leis aprovadas devem mudar forma de trabalho da Apple (Foto: Reprodução/Internet)

A DSA, Digital Services Act, já fala sobre a moderação de conteúdo, exigindo a remoção de conteúdo ilegal (como fake news) pelas grandes plataformas. Os algoritmos de recomendação também precisam ser mais transparentes e no caso da regra não ser cumprida, a companhia pode ser multada em até 6% de sua receita global e até mesmo banida da União Europeia em casos de reincidência.

A DSA se aplicará a todos os provedores de serviços digitais a partir de 1º de janeiro de 2024. Agora, para plataformas online muito grandes e mecanismos de pesquisa online igualmente grandes, a conformidade será aplicada até o final de 2022.

Previsão para lojas de apps de terceiros no iPhone

De acordo com o analista Mark Gurman, a grande mudança na Apple que obriga a empresa a permitir que aplicativos sejam instalados por fora da App Store deve ser implantada entre setembro e novembro de 2023, durante o outono estadunidense. A atualização do iOS 17 já traria esta novidade, mas ainda não se sabe como isso seria feito na prática.

Ícones de lojas de apps de terceiros no iphone
Mudança deve ser aplicada no segundo semestre de 2023 (Foto: Reprodução/Internet)

Quem acompanha notícias de jogos e tecnologia já sabe que a Apple perdeu o processo contra a criadora do Fortnite e foi obrigada a permitir que plataformas de pagamentos de terceiros sejam utilizadas (para contornar as taxas da empresa da maçã). Em resumo, a Epic Games acusou a empresa de Cupertino de ter uma política “anticompetitiva e prejudicial” ao receber 30% de cada compra feita via App Store.

Pessoa usando iphone ao ar livre
Apple chegou a perder processo contra Epic Games (Foto: Reprodução/Internet)

Na época, como justificativa para impedir lojas de apps de terceiros no iPhone (como a da Epic Games), a Apple disse que a instalação por fora da App Store é bastante insegura. O que é verdade, uma vez que cerca de 90% dos aplicativos que podem trazer danos para smartphones Android estão fora da Google Play Store.

Privacidade e segurança devem ser foco

Fontes de Gurman apontam que a mudança se aplica apenas para moradores da Europa, mas moradores da América do Norte (e quem sabe até mesmo a América do Sul) podem receber a novidade que permitiria maior liberdade.

Iphone sobre uma mesa de vidro transparente
Empresa ainda deve exigir que regras sejam seguidas para liberação acontecer (Foto: Reprodução/Internet)

Entretanto, a Apple ainda deve exigir que as lojas de apps de terceiros no iPhone cumpram regras básicas de segurança para que a instalação seja realizada. Isso significa que por mais que os aplicativos instalados por fora da App Store e suas transações sejam feitas sem o controle da empresa da maçã, ainda pode ser necessário pagar uma taxa para que a revisão seja realizada (e será necessário se adequar com as normas para que tudo seja liberado).

Em nossa matéria de julho, citamos a possibilidade da empresa utilizar o protocolo de mensagens universal RCS, também adotado pelo Google. Mas Mark Gurman disse que isso é impossível de acontecer, uma vez que a exclusividade de tecnologias do iMessage precisaria ser compartilhada com concorrentes e startups menores. Os engenheiros da Apple também estariam preocupados com a criptografia de ponta a ponta do aplicativo de mensagens exclusivo para usuários de iOS.

Representação da incompatibilidade do imessage com protocolo rcs
iMessage não deve ter suporte para protocolo utilizado pelo Google, mesmo com nova lei (Foto: Reprodução/Internet)

A expectativa é que a novidade (caso seja confirmada) chegue com o iPhone 15, que tem previsão de lançamento para setembro de 2023. Nos resta esperar por mais informações.

Veja também

Apple lança guia de presentes para o Natal 2022

Com informações: Tom’s Guide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados