A Apple disponibilizou hoje para download na Microsoft Store uma nova versão do iCloud para Windows, aplicativo que sincroniza dados e arquivos entre dispositivos da Apple, como iPhones e iPads, e computadores com o sistema operacional Windows 10.
Embora o iCloud para Windows exista há anos, o download da ferramenta só podia ser realizado através do site oficial da Apple e não diretamente pela Store da plataforma. A própria Microsoft divulgou a chegada do iCloud à Store pelo blog oficial do sistema operacional.
Recursos do iCloud para Windows
A principal novidade dessa versão do iCloud é o recurso de arquivos sob demanda (Files On-demand) que permite ao usuário visualizar no Explorador de Arquivos (antigo Windows Explorer) todos os arquivos armazenados no iCloud Drive sem a necessidade de fazer o download.
Caso o usuário prefira manter uma cópia localmente, o app permite selecionar apenas as pastas e arquivos que deseja sincronizar, economizando espaço em disco do computador. Segundo a Microsoft, para fornecer o recurso de arquivos sob demanda a Apple utilizou a mesma tecnologia empregada pela própria no serviço de armazenamento na nuvem concorrente OneDrive.
O portal de suporte da Apple contém uma lista completa com as funcionalidades do iCloud para Windows:
– Armazenar as fotos e os vídeos de forma segura no iCloud. Com o recurso Fotos do iCloud, todas as fotos e vídeos novos que você faz usando o iPhone, iPad ou iPod touch são automaticamente transferidos para o PC. E você pode fazer upload das fotos e vídeos novos usando o PC para acessá-los nos outros dispositivos também.
– Use Álbuns Compartilhados para compartilhar fotos e vídeos somente com as pessoas que você escolher. Depois, peça para os amigos adicionarem as próprias fotos, vídeos e comentários.
– Acessar os documentos em todos os dispositivos usados com o iCloud Drive. Basta arrastar os documentos para a pasta do iCloud Drive no PC e acessá-los quando quiser no dispositivo desejado.
– Manter os Contatos, Calendários, Lembretes e iCloud Mail atualizados automaticamente no iPhone, iPad, iPod touch, Mac e PC.
– Deixar os favoritos do Internet Explorer, Firefox ou Google Chrome no Windows iguais aos favoritos do Safari.
– Atualizar as preferências do iCloud, ver o espaço de armazenamento do iCloud que está sendo utilizado, apagar itens para liberar espaço e atualizar o plano de armazenamento sempre que desejar.
Infelizmente a Apple não aproveitou essa oportunidade para aprimorar a interface do aplicativo, sincronizar notas ou adicionar recursos disponíveis para usuários Android como a integração de mensagens ao aplicativo Seu Telefone.
iTunes
O iCloud para Windows é o segundo app disponibilizado pela Apple na Microsoft Store desde que ela foi criada em 2011 (o primeiro foi o iTunes em 2018 e desde então o player é presença constante na lista de apps mais baixados da Store).
A principal vantagem em baixá-los pela loja é que os apps são atualizados automaticamente e podem ser facilmente removidos.
Vale notar que, ao contrário do que ocorrerá com o iTunes para macOS, segundo o site ArsTechnica a versão para Windows continuará existindo e não será dividida em três aplicativos distintos para música, podcasts e TV. A notícia foi anunciada na WWDC 2019 como uma das principais novidades da próxima atualização do macOS, Catalina.
Download
Para instalar o novo iCloud para Windows, basta acessar este link da Microsoft Store em um PC com Windows 10 (versão 18362.145 ou posterior). Para utilizá-lo é necessário uma conta do iCloud.com configurada em um iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac. O serviço é gratuito e oferece 5 GB de armazenamento.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.