Índice
A Apple anunciou na última terça-feira (19) a chegada do serviços de pagamentos Tap to Pay ao Brasil, permitindo que maquininhas de pagamentos sejam dispensadas para realização de transações. O serviço, segundo a empresa de Cupertino, chega no Brasil sem cobranças de taxas e compatível inicialmente com o aplicativo da InfinityMoney.
O que é o Tap to Pay
O Tap to Pay é uma forma de realizar pagamentos por aproximação somente com a utilização de iPhone, bastando ao usuário aproximar seu celular compatível (ou cartão físico) do iPhone do comerciante para que a transação seja completada.
Quanto à privacidade de dados, a Apple afirma ser fundamental, o Tap to Pay é protegido pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro. Todas as transações usando o Tap to Pay no iPhone são criptografadas e processadas usando o Elemento Seguro, o chip proprietário e seguro da empresa, e, assim como já acontece com o Apple Pay, a Apple não sabe o que está sendo comprado nem por quem.
A opção tem como foco tentar facilitar a organização de finanças, sem que o usuário precise ficar andando com cartões de diferentes serviços na carteira, tendo a facilidade de tudo estar no iPhone – embora, claro, isso envolva alguns pequenos problemas de segurança caso o celular seja roubado.
O novo recurso permitirá que milhões de comerciantes, de pequenas empresas e grandes varejistas, aceitem o Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação e outras carteiras digitais com segurança e facilidade usando apenas o iPhone e o app do parceiro para iOS, sem a necessidade de equipamentos ou terminais de pagamento adicionais.
Apple, em comunicado
Brasil é sexto país a receber o Tap to Pay
O Brasil é o sexto país a receber a funcionalidade Tap to Pay, se juntando aos Estados Unidos, Reino Unido, Australia, Holanda e Taiwan. Para utilizar a ferramenta, o iPhone do usuário deve ser pelo menos o modelo XS, e estar na versão mais atual do sistema operacional do celular, o iOS 17, que foi liberado para os dispositivos na última segunda-feira (18).
Por ora, além do Apple Pay, somente a carteira digital InfinityMoney é compatível com a função, mas segundo apurado pelo site Valor Investe, o Nubank, a Stone, a SumUP e a Granito logo estarão atualizando seus aplicativos para que também tenham compatibilidade com a tecnologia.
Como usar o Tap to Pay
Para utilização da funcionalidade para pagamento, não há segredo: basta aproximar o iPhone do dispositivo do comerciante e autorizar a transação – não há necessidade de entrar em aplicativos específicos nem nada.
Já para comerciantes, é necessário a criação de conta no aplicativo compatível (no caso, no Brasil, o InfinityPay), informando o número de telefone e CPF, e logo depois ir em “Realizar uma venda” e escolher o “InfiniteTap”.
A partir dele, basta aproximar o iPhone do pagador e pronto, a transação estará completa!
Veja também
Como proteger sua conta bancária ao ter o celular roubado
Fonte: Apple, Valor Investe
Revisado por Glauco Vital em 21/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.