Índice
De acordo com a pesquisa de consumo Kantar BrandZ, em 2022 a americana Apple se restabeleceu como a marca mais valiosa do mundo, atingindo o valor de US$ 947,1 bilhões. Logo em seguida temos sua principal concorrente, Microsoft (US$ 819,6 bilhões) e temos até mesmo uma marca latino-americana entre as 100 marcas mais valiosas, o Mercado Livre. Confira mais informações sobre a pesquisa.
Apple na liderança
Apple, a gigante da tecnologia agora também pode carregar o título de “gigante dos valores”. Possivelmente por se consolidar com seus softwares, hardwares e demais produtos consolidados há anos no mercado, a empresa agora está em primeiro lugar entre as mais valiosas. Mesmo com um aumento de 79% no seu valor, a Microsoft seguiu sua concorrente e ficou em segundo lugar, que também se justifica pela alta adesão de usuários aos seus sistemas e aparelhos em todo o mundo.
O valor total das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou em 23%, também representado por US$ 8,7 trilhões no ano de 2021. Isso implica no chamado economia global desestabilizada, mostrando a força dessas marcas.
Neste ano 37 marcas conseguiram melhorar sua classificação no ranking das mais valiosas e mais de 3/4 das marcas que foram exibidas são de origem americana. Mais da metade do valor total entre as 100 maiores marcas representam as categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo.
Apesar de não ser necessariamente brasileira, o Mercado Livre também ficou na lista das 100 maiores marcas, representando a América do Sul! Em 71º lugar a marca se apresenta pela primeira vez no ranking Kantar BrandZ com o valor de US$ 29,9 milhões.
Kantar BrandZ destaca
De acordo com o estudo mundial de marcas, o Kantar BrandZ ainda exibiu alguns tópicos pelos quais se mostraram os destaques da pesquisa, que incluem marcas conhecidas como Microsoft, Louis Vitton e até mesmo outras marcas chinesas, confira:
- MICROSOFT, ZARA E IBM estão entre as primeiras no novo Kantar Sustainability BrandZ Index, mostrando que a sustentabilidade já responde por 3% do valor da marca e espera-se seu crescimento;
- TESLA é uma das maiores histórias de sucesso do ano, saltando da 47ª posição para a 29ª e espelhando a tendência de vendas mundiais de veículos elétricos, com mais que o dobro de 2021;
- LOUIS VUITTON (n.º 10; US$ 124,3 bilhões)é a primeira marca de luxo a alcançar as 10 maiores globais, o que reflete o crescimento do mercado mundial de artigos de luxo, particularmente na China. A Louis Vuitton obteve um crescimento de 64% no valor da marca esse ano, e é a primeira europeia a alcançar as 10 Maiores globais desde 2010;
- ESTREANTES na classificação de 2022 emergem de uma variedade de categorias. A marca Aramco, uma das maiores companhias integradas de energia e produtos químicos do mundo, estreou na posição mais alta, em 16º lugar. A Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, chegou ao 64º. A marca latino-americana Mercado Livre entrou na 71ª posição;
- AS MARCAS CHINESAS continuam fortes, apesar de enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na categoria de Mídia e Entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok na 9ª.
Misto entre os líderes
As marcas das categorias de Luxo e Tecnologia foram as que mais apresentaram crescimento, sendo 46% referentes à tecnologia ao consumidor e 45% para os artigos de luxo. Marcas das categorias de automóveis e também serviços bancários demonstraram crescimento nos valores respectivos de 30% e 34%. Logo em seguida temos o crescimento de outros setores também, como o de vestuário e cuidados pessoais, que expressaram 20% e 17% respectivamente.
10 marcas mais valiosas do mundo em 2022
Posição 2022 | Mudança na classificação | Marca | País de origem | Valor da marca em 2022 (US$ mi) | Valor da marca em 2021 (US$ mi) | % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021 |
1º | 1 | Apple | Estados Unidos | 947.062 | 611.997 | 55% |
2º | 1 | Estados Unidos | 819.573 | 457.998 | 79% | |
3º | -2 | Amazon | Estados Unidos | 705.646 | 683.852 | 3% |
4º | 0 | Microsoft | Estados Unidos | 611.460 | 410.271 | 49% |
5º | 0 | Tencent | China | 214.023 | 240.931 | -11% |
6º | 3 | McDonald’s | Estados Unidos | 196.526 | 154.921 | 27% |
7º | 1 | Visa | Estados Unidos | 191.032 | 191.285 | 0% |
8º | -2 | Estados Unidos | 186.421 | 226.744 | -18% | |
9º | -2 | Alibaba | China | 169.966 | 196.912 | -14% |
10º | 11 | Louis Vuitton | França | 124.273 | 75.730 | 64% |
Veja também
Luiza Trajano, dona do Magalu, deixa lista de bilionários da Forbes.
Fonte: Kantar BrandZ.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.