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A App Store, presente em iPhones e iPads, completa 10 anos em 2018. Com isto em mente, iremos voltar no tempo para você ver o quanto ela acertou ou errou no início de sua “carreira” como loja.
App Store foi lançada em 10 de julho de 2008
Quase um ano após o lançamento do primeiro iPhone, a App Store surgiu com apenas 500 aplicativos. Pode parecer pouco para os padrões de hoje, mas, para aquela época, era algo surreal.
Além disso, a facilidade em que tudo era realizado também era algo impressionante. Com apenas uma conta logada e alguns toques, era possível comprar seu aplicativo e já começar a usá-lo.
Foram cerca de 10 milhões de downloads no primeiro fim de semana. Em três meses, a marca de 100 milhões de aplicativos baixados foi alcançada. Dentre estes aplicativos estavam: Facebook, Twitterrific, Yelp, Shazam!, eBay e muitos outros.
Em junho de 2009, a App Store já contava com 50.000 aplicativos e 1 bilhão de downloads. Este tipo de sucesso fez com que qualquer outro smartphone lançado tivesse sua própria loja de apps.
É provável que tudo isso tenha sido causado por uma série de eventos. A começar pela “herança” do iTunes, já que a Apple sabia como lidar com a plataforma, foi fácil transferir o conhecimento para uma nova.
Outro ponto é a acessibilidade do iOS, no que se refere aos desenvolvedores do Mac. Já que o iOS veio do Mac OS X, os desenvolvedores, por conhecerem bem a plataforma, conseguiram entregar aplicativos funcionais e bonitos logo de cara.
Por fim, investimentos em tecnologias como Core Animation e OpenGL garantiram interfaces fluidas e, “sem querer”, tornaram o iPhone uma ótima plataforma para jogos. A consequência disto foram vários aplicativos (jogos) viciantes.
Nem tudo foi tão bem
Assim como toda história de sucesso, muitos obstáculos vieram no caminho. No lançamento da App Store, aplicativos third-party (de terceiros) não funcionavam tão bem.
Além de eles não conseguirem rodar em background, eles não “salvavam” o que você fazia antes de fechá-los. Ou seja, você sempre voltava do início, inclusive em jogos.
E não para por aí. A App Store também não permitia demonstrações de aplicativos, testes ou até descontos. Com isso, você era obrigado a comprar o aplicativo sem conhecê-lo direito ou a simplesmente não comprá-lo.
Um ponto importante é que haviam diversas restrições em relação aos aplicativos que podiam entrar na loja do iOS.
“Esta prática da Apple, de rejeitar certos aplicativos, é desastrosa para a confiança de investidores. Desenvolvedores estão investindo tempo e recursos na App Store e, se investidores não estão confiantes, eles não irão investir. Se não há investimento, qual o ponto em fazer isso?”, afirmou Frasier Speirs, na época do lançamento da loja.
Apesar de toda a confusão, a Apple fez algumas mudanças que podem ter ajudado a solucionar os problemas. Uma delas foi a criação de códigos promocionais que permitiam, em suma, que desenvolvedores “dessem de presente” até 50 cópias dos seus aplicativos para críticos os analisarem.
Na mesma época, que seria em 2009, a Apple lançou mais de 1000 novas APIs para desenvolvedores, além de uma série de novas funcionalidades gerais.
Fonte: iMore.
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