Desde criança eu sonhava em ser cantora mas por motivos únicos e exclusivamente relacionados à total ausência de afinação, o sonho permaneceu como sonho.
Até que nosso amigo Wagner Vaz, aqui do SMT, contou que existia um app de karaoke: meus olhinhos brilharam, meus dedos rapidamente chegaram a Play Store e baixei o app para cantar muito e, claro, contar a vocês sobre a experiência.
O Sing! foi desenvolvido pelo Smule e apresenta mais de 700 músicas, de várias épocas e ritmos diferentes – por enquanto, apenas músicas em inglês. Semanalmente novas músicas são adicionadas, às vezes 3 por semana, e você recebe uma notificação informando sobre as novidades.
Você tem a opção de cantar gratuitamente, pagar uma assinatura mensal ou anual. Gratuitamente, você só pode cantar em dueto com outros usuários, que já pre-gravaram a parte deles na música. Quando você termina de gravar a sua parte, é necessário fazer a sincronização da sua voz com a melodia. Por fim, o app junta tudo e disponibiliza o áudio publicamente ou de modo privado. Com a assinatura VIP, você pode cantar solo e se sentir o próximo ídolo musical.
A cantora aqui gravou algumas músicas para vocês admirarem (ou rirem muito!) e publicou no Smule (para conferir é só clicar aqui). Achei legal este esquema de ter o meu perfil ali com todas as músicas que publico. Fica mais fácil para compartilhar.
Sobre as minhas músicas: algumas você praticamente não consegue me ouvir, outras a voz está na frente da melodia. Isto tudo é resultado da falta de sincronização que eu comentei ali em cima. Antigamente era necessário sincronizar após cada música cantada mas uma atualização resolveu isto e agora você só precisa sincronizar sua voz com a melodia uma vez que ficará memorizado.
Esta é o padrão de tela enquanto você canta. Neste caso sou eu e uma outra moça. Notem que ao redor da imagem dela é vermelho, então, todas as vezes que a letra estiver vermelha, é a hora dela cantar. A minha foto está azul, logo, letras azuis é minha vez e quando aparece aquele azul clarinho ali, é hora das duas pessoas cantarem.
O app indica o uso de fone de ouvido para melhorar a qualidade da gravação. A maioria das músicas eu gravei com o microfone do Galaxy S4 e é possível ouvir barulho de pessoas conversando, meu cachorro latindo e até a televisão ligada. Dica: na hora de soltar a voz, procure um lugar silencioso.
A assinatura VIP de um mês no Sing! custa US$4,99 (sim, dólares!) e anual sai por US$39,99. Eu assinei por um mês e depois que acabou a assinatura recebi por quase vinte dias notificações para renovar – isto foi muito chato.
Eu gostei muito de cantar sozinha e por isto valeu a pena assinar por um mês – e eu indico a vocês que assinem para testar. Eu assinaria por um ano? Hoje não, pois a maioria das bandas que eu gosto (ex.: Cranberries, Roxette, U2, Coldplay, Madonna) não estão no rol de músicas.
Minha opinião: sem contar a ausência de músicas que eu gosto, nota dez para este aplicativo. A facilidade de uso é incrível e a qualidade sonora das canções é ponto alto.
Dispositivos Android baixam na Play Store e IOS está disponível no iTunes (vou contar a verdade para vocês, foi tão bom escrever este post que eu vou assinar por mais um mês para cantar mais) =D
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.