Índice
Em meio à empolgação dos fãs brasileiros com Taylor Swift no Rio de Janeiro, a tão aguardada homenagem à cantora ganha vida no monumental Cristo Redentor. Após uma intensa mobilização dos chamados swifties, que inundaram as redes sociais com pedidos fervorosos, a notícia acaba de se tornar realidade.
A homenagem marca a passagem da turnê Taylor Swift: The Eras Tour pelo Rio de Janeiro, onde a artista, já cercada por uma atmosfera de esgotamento de ingressos e datas extras adicionadas, será honrada com uma projeção especial no emblemático ponto turístico e uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno.
O presente do Rio de Janeiro
Principalmente nas redes sociais, os fãs de Taylor Swift se tornaram famosos por serem uma base fiel e extremamente dedicada quando o assunto é a cantora. Empolgados com o primeiro show da artista no Brasil, aqui também não seria muito diferente. Unidos em busca de uma homenagem especial, os swifties começaram a campanha Rio Taylor’s Version, buscando projetar a icônica camiseta Junior Jewels, vista no famoso clipe de You Belong With Me, no monumental Cristo Redentor. A mobilização se tornou tão massiva, que chegou ao conhecimento de Eduardo Paes.
Hoje (16), durante uma coletiva de imprensa, o prefeito do Rio anunciou que o monumento finalmente se juntará à celebração dos shows da cantora para prestar a homenagem tão requisitada, assim como para recebê-la em terras cariocas.
Só para dizer para os swifties [nome dado aos fãs da Taylor Swift] que hoje à noite o Cristo Redentor vai homenagear a presença da, segundo ele [Marcus Belchior – chefe-executivo do Centro de Operações Rio], Michael Jackson dos tempos atuais.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
O prefeito também fez questão de postar a mensagem em suas redes sociais.
Além disso, informações também revelaram que o Rio de Janeiro implementará um esquema especial para ordenamento urbano e trânsito durante os dias de show.
Mais de 1.000 policiais estarão presentes desde as 13h nos arredores do Engenhão e estarão mobilizados nos dias 17, 18 e 19 para garantir a segurança e organização no local. Ainda assim, como todo evento grande, a prefeitura recomenda o uso do transporte público, já que as vias próximas ao estádio serão bloqueadas para veículos, com proibição de estacionamento a partir das 23h.
Quando anunciada, a turnê no Rio de Janeiro aconteceria apenas no sábado (18), mas devido à grande procura, foram adicionadas duas datas extras, uma na véspera e outra no dia seguinte. Os ingressos se encontram esgotados e os portões do estádio serão abertos às 16h, com show programado para iniciar às 19h30.
Entenda como tudo começou
O pedido teria começado dias atrás, quando uma fã sugeriu que uma projeção fosse esquematizada no Cristo Redentor para prestigiar o início dos shows da cantora no Brasil. Sabendo que essa não seria uma primeira vez, visto que o Rio já realizou diversas homenagens dessa mesma forma no monumento, uma imagem editada logo se espalhou pela redes sociais, contagiando e mobilizando ainda mais fãs.
Tão rápido, as mensagens chegaram ao prefeito Eduardo Paes, que apesar de ter demonstrado bastante interesse na proposta, confirmou que não era de sua responsabilidade realizar os desejos dos fãs. Em um post na internet, ele apenas se comprometeu a encaminhar a solicitação ao padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, mencionando-o como a autoridade responsável pelas projeções no local.
Foi então que, após a divulgação do Instagram do padre, uma multidão de fãs se juntou para concretizar a homenagem. Devido a quantidade de mensagens, houveram algumas notáveis tentativas de comentários apagados por parte dele, mas uma persistência se prolongou.
Com isso, tanto o padre Omar quanto o perfil oficial do Cristo Redentor finalmente se manifestaram sobre os pedidos, indicando que um contato deveria ser feito pela equipe de assessoria da artista. Dessa forma, foi compreendido que haveria de ter uma certa autorização por parte de Taylor, além de um pagamento para que o serviço fosse feito.
Os fãs da cantora logo começaram a reagir e apresentar argumentos convincentes em favor da projeção no Cristo Redentor.
No entanto, parece que a infinita dedicação dos swifties foi o bastante para o projeto finalmente acontecer.
Homenagem de agradecimento
Após o anúncio da homenagem no Cristo Redentor, o reitor do monumento logo se tornou querido pelo fã clube da cantora. As redes sociais foram usadas para expressarem agradecimentos ao padre Omar, mas não apenas com palavras e sim com até direito a pulseira personalizada com seu nome.
Fazendo alusão à música You’re on your own, kid, do álbum Midnights, as pulseiras da amizade se tornaram uma febre e tradição na The Eras Tour ao serem confeccionadas e trocadas entre os fãs. A letra, que trata do amadurecimento, ressalta: “Tudo que você perde é um passo que você dá. Então, faça as pulseiras da amizade, aproveite o momento e experimente a vida. Você não tem motivos para ter medo.”
Mas além das homenagens com acessórios, os swifties celebraram com montagens do padre em diferentes batinas, cada uma representando uma era distinta de Taylor Swift. As imagens foram combinadas com várias projeções no Cristo Redentor, gerando um grande impacto visual.
Apesar de Eduardo Paes ter anunciado a homenagem sem mencionar a gincana proposta pelo Santuário Cristo Redentor, um desafio foi lançado pelo padre aos fãs da cantora: participar de uma ação solidária para garantir a homenagem no monumento.
A proposta consiste em arrecadar 20 mil unidades de panetones e água mineral até as 21h dessa quinta-feira (16), com o intuito de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Essa seria uma ação fruto de uma parceria da Igreja Católica em celebração ao Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco para o dia 19 de novembro.
As doações deverão ser feitas através de kits a partir de R$ 15 no site do projeto e visam alcançar a meta estipulada. Em tese, caso seja atingido o objetivo, a projeção será mapeada no Cristo Redentor com todos os custos sendo assumidos pela instituição.
Desejo realizado
Ainda na noite de hoje (16), horas depois da cantora pousar na cidade, o monumento enfim se iluminou. O local já estava indisponível para visitação e a homenagem foi reservada apenas para convidados e jornalistas, além de três fãs representando a base de admiradores de Taylor.
De acordo com a assessoria de imprensa do Santuário Cristo Redentor, a equipe da artista não confirmou sua presença para o momento, no entanto, é sabido de seu interesse em visitar o ponto turístico.
Veja também: Taylor Swift: entenda como a The Eras Tour dominou o mundo
Fontes: Correio Braziliense, Extra, G1
Revisado por Glauco Vital em 16/11/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.