Com as fotografias em alta nas redes sociais e na comunicação diária, o desenvolvimento de novas ferramentas de edição e personalização é cada vez maior. Um dos aplicativos que vem fazendo muito sucesso nos últimos dias é o Prisma, desenvolvido pela startup russa Prisma labs. Lançado originalmente para plataforma iOS em meados de junho passado, a empresa afirmou em nota à mídia americana que uma versão para Android será lançada no final deste mês de julho.
Além do editor de imagens, o Prisma oferece 21 tipos de filtros sofisticados baseados em artes plasticas que usam a tecnologia da inteligência artificial para transformar imagens em obras de artes com detalhes impressionantes. De acordo com os desenvolvedores, a ideia é aplicar o estilo de artistas famosos para personalizar as fotos. “O Prisma transforma suas fotos em obras de arte usando os estilos de artistas famosos: Van Gogh, Picasso, Levitan, bem como ornamentos famosos do mundo e padrões”, afirmam.
Como os filtros são um tanto sofisticados, o Prisma não oferece pré-visualização (preview) em tempo real e alguns demoram alguns bons segundos para serem aplicados — mesmo em dispositivos mais recentes. No entanto, uma vez carregados, eles ficam salvos na memória enquanto o usuário pode testando outros. Ainda é possível ajustar a intensidade do filtro de acordo com a vontade do usuário.
Para criar os efeitos, o aplicativo utiliza a tecnologia de redes neurais, semelhante ao conceito aplicado pelo Google na construção do Deep Dream. Além disso, o aplicativo também se vale da Inteligência Artificial no seu funcionamento. “Uma combinação única de redes neurais e inteligência artificial que ajuda a transformar momentos memoráveis em arte intemporal”, diz o desenvolvedor.
O Prisma deve chegar ao Android de forma gratuita e sem propagandas. Apesar da Prisma labs confirmar o lançamento para o final deste mês, ainda não há uma data específica para seu lançamento.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.