Fãs de Harry Potter já estão contando os dias para a chegada de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (“Fantastic Beasts and Where to Find Them“, em inglês), spin-off da saga do bruxo que fez crianças de todo o mundo experimentarem ler um livro não forçado pelo colégio, pela primeira vez, nos anos 2000. O novo filme chegará aos cinemas brasileiros em novembro (2016).
Se voltássemos àquela época e déssemos uma breve olhada no buzz criado praticamente do zero em torno da série de livros Harry Potter, fomentando um público cativo no Brasil para a estreia nos cinemas de A Pedra Filosofal (The Philosopher’s Stone, o primeiro da franquia), veríamos como uma campanha de marketing pode ser certeira.
Mas, ao menos no Brasil, não foi o caso da campanha pensada para o novo filme do “universo” Harry Potter. Em uma campanha global para divulgar Animais Fantásticos e Onde Habitam, a Warner Bros. selecionou dois “influenciadores culturais” de cada país para servirem como uma espécie de ‘”porta-voz promocional” do longa. Por aqui, os escolhidos foram o YouTuber e tuiteiro Felipe Neto e o blogueiro Hugo Gloss. No instante em que ambos foram anunciados, o público entrou em combustão espontânea.
A escolha acabou se revelando um tiro no pé. Fãs criticaram o fato de que estas personalidades estão sequer perto de representarem os seguidores da série Harry Potter, sejam por não terem qualquer relação com a história (ainda que um deles goste do personagem), sejam por possuírem sites e canais de comunicação que não seriam os melhores representantes do filme. E, antes que se diga que essa informação é restrita a quem acompanha o bruxo, devemos frisar que estamos falando de uma ação global executada pelo próprio estúdio, que conhece melhor do que ninguém o público de sua principal marca.
Para entender o que aconteceu e ver a íntegra desta opinião, viste o site PipocaCombo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.