Índice
O momento que todos esperamos chegou! Com a batalha épica entre o povo da Terra do Sul, auxiliados pelo exército de Númenor e Galadriel, contra Adar e seus orcs, vemos momentos que mudam bastante o rumo da série até então, em um episódio cheio de ação e grande avanço na trama, em que começamos a ver o mundo que vemos em Senhor dos Anéis.
ATENÇÃO: Contém spoilers de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder.
Relembre o episódio anterior
No 5º episódio da série Anéis de Poder da Amazon Prime, vimos a Galadriel e os humanos em Númenor se preparem e treinarem para a batalha nas Terras do Sul. Halbrand inicialmente não queria se envolver, o que parecia ser algo resultante de estar em um lugar pacífico e próspero, mas Galadriel conseguiu convencê-lo a se juntar ao navio em direção à batalha.
Ainda em Númenor, Isildur se mostra muito ávido por estar entre os soldados que participarão do combate contra os orcs nas Terras do Sul, mas não conseguia seu lugar. Ao tentar entrar escondido em um dos navios, tenta impedir uma sabotagem por parte de Kemen, que queria destruir parte da frota – embare que acaba resultando na perda de um dos navios e em Kemen precisando ser salvo por Isildur, convocado para o exército como um cuidador de cavalos.
No núcleo dos Pés-peludos, vemos que quase todos querem que Nori e sua família sejam deixados para trás porque não confiam no Estranho. Entretanto, ao sofrerem um ataque de lobos, o misterioso personagem acaba salvando-os ao utilizar magia, ação que ele realiza a custo de acabar se ferindo — momento que resulta em Nori tocando o machucado e se conectando ao nível de pensamento com ele, processo aparentemente doloroso já que a garota pede que isso pare o mais rápido possível.
Por fim, Adar, o elfo corrompido chamado pelos orcs de pai, recebe aliados humanos liderados por Waldreg, um humano que se proclama servo de Sauron. Ao jurar obediência, o vilão menciona Sauron, o que Adar reage de forma raivosa, e então pede então por sacrifício de sangue e indica matar um jovem que o acompanhava.
Voltando ao assentamento de humanos que resolveram combater Adar, Theo mostra a Arondir o punho que encontrou, e o elfo descobre que aquilo é uma chave, e o objetivo que Adar procura nas Terras do Sul.
Enquanto isso, em Lindon, vemos a união entre anões e elfos, quando Elrond conta a Durin que o objetivo de suas visitas para o reino anão era a busca por algo que pudesse salvar a Luz de Eldar, que vai sendo corrompida e está se esvaindo, o que significaria o fim dos elfos. O elfo pede desculpas para Durin, por não saber que era esse o motivo, mas também pede ajuda ao amigo, já que o Mithril que o anão lhe dera de presente pode ser a solução para este problema
6º episódio: A escuridão recai sobre os humanos
O episódio começa com a comprovação da aliança dos humanos a Adar, ao vermos que Waldreg realmente fez o sacrifício ordenado pelo elfo, que anuncia o ataque aos humanos que não se renderam ao dizer que alguns irão morrer nesta luta, mas viverão não mais como escravos e sim como irmãos em seu lar ao derrotar seu inimigo.
Ao chegar no assentamento, Adar vê o rosto de Sauron esculpido em pedra e Waldreg pergunta sobre seu antigo mestre, mas, antes que pudesse obter a resposta, são alvos de uma emboscada por Arondir. O exército de Adar parece ter sido derrotado e soterrado sob os escombros da torre destruída por Arondir, que escapa dos orcs e retorna aos outros humanos, que comemoram o sucesso de seu plano. Mas Bronwyn sabe que aquela vitória estava fácil demais, e pede que se preparem para mais batalhas.
Durante a preparação dos humanos das Terras do Sul, vemos mais um momento de ternura entre Bronwyn e Arondir. O elfo conta sobre a tradição de seu povo de plantar uma árvore antes de uma batalha, o que a humana diz ser um desafio de vida contra a morte. Arondir segura sua mão e promete que plantarão outras após vencerem em um jardim deles, junto com Theo e então finalmente se beijam. Outro momento importante é quando Arondir tenta de todas as maneiras destruir o Punho de Sauron, que obviamente não sofre o mínimo arranhão dos ataque do elfo.
Quando chega a noite, Arondir vê o exército de Adar se aproximando e mais uma batalha se inicia. Mais uma vez os humanos atacam seus adversários com armadilhas, mas também arcos e flechas, lanças e espadas. Em um dos momentos mais tensos da série até então, vemos um embate entre Arondir e um orc, que remove a faca que fora cravada em seu olho e começa a forçá-la para fazer o mesmo contra o elfo, que é banhado no sangue preto do inimigo, até ser salvo por sua amada Bronwyn.
Os humanos se veem mais uma vez vitoriosos, mas Arondir percebe algo estranho: sangue vermelho de um dos seus adversários. Eles descobrem então que estavam combatendo, principalmente, seus antigos amigos, vizinhos e familiares que desertaram, o que significa que o exército de Adar estava ainda por vir.
Flechas começam a voar, acertando os humanos já cansados, e entre eles Bronwyn, que é levada para dentro da taverna e perde muito sangue ao ponto de desmaiar, antes que Theo e Arondir consigam estancar o sangramento. Ao se verem encurralados na taverna, os humanos se tornam prisioneiros de Adar, que começa a matá-los um a um atrás do punho que procura, diante da recusa de Arondir.
Como consequência dessa ação, e a ameaça de Adar de matar Bronwyn, Theo enfim entrega o punho de Sauron para o vilão. Ao sair da taverna com o punho e uma missão para Waldreg, Adar vê então o exército de Numenor chegando às Terras do Sul e obliterando seus filhos.
Neste momento somos brindados com as habilidades de batalha de Galadriel, que desvia de lanças enquanto cavalga e ataca inimigos, perseguindo Adar em fuga. O momento é tão espetacular que até mesmo os personagens a admiram e Arondir então explica a Theo a importância dela para os elfos. Ela então usa magia para que seu cavalo corra ainda mais rápido e logo alcança Adar, que carregava o embrulho do Punho de Sauron, nas florestas.
Neste momento, Halbrand derruba o inimigo de seu cavalo e o subjulga e descobrimos que eles têm um passado quando o humano pergunta se o elfo se lembra dele. Podemos deduzir desta conversa que Adar provavelmente atacou Halbrand e onde ele morava em algum momento, mas Adar simplesmente não parece ter a mínima noção do que se trata o rancor do humano.
Rei Halbrand? Estamos em Mordor?
Adar é aprisionado e interrogado por eles e descobrimos que ele é um elfo corrompido por Morgoth, criando os filhos da escuridão, os primeiros orcs. Sim, orcs (ou Uruk, como Adar diz que preferem ser chamados) são originalmente elfos! Galadriel procura por Sauron e pergunta sobre ele para o Uruk, que então diz ter matado Sauron!
Segundo ele, Sauron havia sacrificado muitos de seus filhos em suas ambições de curar a Terra-Média, o que fez com que ele se cansasse de segui-lo. Galadriel se cansa da conversa e ameça prender Adar, matar todos seus orcs e somente então matá-lo, o que faz com que Adar diga que a busca pelo sucessor de Morgoth de Galadriel pode se encerrar quando ela se olhar no espelho. A elfa estava olhando demais para o abismo e ele já tinha virado seus olhos de volta para ela.
Não vemos o fim de Adar porque Halbrand impede a elfa de matar o Uruk a sangue frio. Quando eles retornam para junto dos humanos, vemos a Rainha-Regente Míriel conversando com Bronwyn e, com a chegada de Halbrand, Míriel apresenta os dois. Ao ver o brasão nas vestes de Halbrand, a principal revelação do episódio ocorre: ele é o rei das Terras do Sul! Ele é saudado como governante por todos os sobreviventes.
Theo tem uma conversa com Arondir, que vê o pesar do garoto, apesar da vitória da batalha. O garoto fala sobre seu sentimento de perda, tanto por tudo que acontecera, como sobre a perda do poder que tinha com o Punho. Arondir entrega o embrulho que Adar carregara e pede que Theo entregue ao exército de Númenor para que joguem nas profundezas do mar. Nesse momento, Theo percebe que havia algo de errado e, quando abre o embrulho, vê apenas um machado.
E chegamos então ao momento que toda a série até então estava preparando: Waldreg é visto com o Punho transformando-se em espada a partir do sangue do humano nas ruínas da torre que tinha o rosto de Sauron esculpido, Adar era apenas uma distração para o objetivo ser alcançado. Ele então crava a espada na pedra e usa a chave para ativar um mecanismo que faz com que o chão comece a tremer e o rio perto comece a jorrar com muito mais força, escapando das barragens e destruindo tudo em seu caminho.
Os orcs sobreviventes começam a repetir o cântico Udûn (o nome do episódio), enquanto vemos a água do rio passando por debaixo do vilarejo, tomando o caminho que os orcs haviam escavado, criando um novo curso para o rio. A água então começa a cair nas profundezas da montanha vizinha às Terras do Sul, alcançando a lava, o que faz com que a montanha se transforme em um vulcão, espalhando cinzas, bolas de fogo e destruição, que logo alcança o vilarejo.
Adar já escapara de suas amarras e o episódio se encerra com Galadriel sumindo em um mar de cinzas e nuvens vermelhas como sangue, completamente impotente diante do plano bem sucedido do Uruk. Neste momento, percebemos que as Terras do Sul não são conhecidas por esse nome mais no futuro mostrado em O Senhor dos Anéis, e sim pelo seu novo nome: Mordor.
Agora, é mais uma semana de espera por mais um episódio e que venha respondendo algumas perguntas que ficaram: se Adar matou Sauron, como ele retorna em O Hobbit? Quem é Halbrand? O que aconteceu em seu passado? Como Sauron toma o controle de Mordor e dos orcs para si? Cenas para os próximos capítulos.
Veja também
Gostou desse texto sobre o sexto episódio de Anéis de Poder? Veja também a nossa recapitulação e opinião sobre o quinto episódio da série.
6º Episódio Anéis de Poder
6º Episódio Anéis de Poder-
Roteiro10/10 Excelente
-
Fotografia8/10 Ótimo
-
Atuação10/10 Excelente
-
Trilha Sonora10/10 Excelente
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.