Índice
Com a trama se aproximando do ápice, em que provavelmente veremos uma grande batalha épica, a série Anéis de Poder da Amazon Prime Video entrega mais um grande episódio. Anunciando perigos a serem enfrentados, riscos a serem calculados e tomados e também trazendo poesia sobre aqueles que vagam, o quinto episódio da série é até agora um dos melhores. Veja o que aconteceu neste episódio, a nossa opinião sobre ele e o que aguardar para os próximos!
ATENÇÃO: Contém spoilers de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder.
Relembre o episódio anterior
Logo no início do episódio, somos apresentados à Rainha-regente Miriel reunida com mães e bebês recém-nascidos de Númenor, numa demonstração de zelo e cuidado de Miriel para com o futuro de seu reino. O palácio começa a se estremecer e a ser invadido por pétalas vindas da Árvore Branca, um símbolo do julgamento de Valar, e, em seguida, uma onda gigante submerge a ilha, destruindo tudo. Miriel fica estática enquanto segura um dos bebês no colo até ser atingida também pela onda.
Nesse momento, é revelado que este era um sonho da rainha, simbolizando o que poderia acontecer com seu reino, caso não tomasse ação.
O conselho do reino é reunido e podemos mais uma vez ver como os cidadãos de Númenor são contra qualquer tipo de aliança com os elfos, inclusive se referindo ao Rei, pai de Miriel, como um “amante de elfos“. Galadriel mostra à rainha-regente os pergaminhos encontrados que comprovam o retorno de Sauron e mais uma vez pede ajuda de Númenor para que uma nova aliança seja formada. Porém, seu pedido é negado e, ao desafiar Miriel, alegando que a verdadeira autoridade que poderia tomar essa decisão era o Rei, Galadriel acaba sendo presa ao lado de Halbrand.
Somos também apresentados a um jovem Isildur, importante personagem na saga de Senhor dos Anéis, ainda buscando se afirmar enquanto soldado. Em seus primeiros momentos, vemos ele ouvindo a costa do reino chamar seu nome, o que o faz soltar a corda de navio que segurava, causando problemas para ele e seus amigos, dispensados da tripulação. Sua ambição fica cada vez mais distante.
Outro ponto importante do episódio é quando somos apresentados a Adar, um elfo a quem os orcs das Terras do Sul se referem como Pai. Ele é o comandante do túnel que vem sendo construído e, após conversar com Arondir sobre as mentiras que os elfos contaram a ele, com raízes muito profundas na história dos elfos, fala sobre a criação de um novo mundo sob as suas ordens, demonstrando intenções de ter poderes divinos. Arondir é então enviado de volta para o vilarejo humano como mensageiro de Adar, que os humanos devem se render e jurar lealdade a seu novo senhor.
Nessa cena, vemos também Theo, filho de Bronwyn, indo buscar comida nas casas abandonadas e infestadas de orcs. Quando é descoberto por um deles, consegue escapar usando o punho misterioso. Os orcs passam então a procurar o garoto por causa do objeto, que parece ser um dos objetivos de Adar ao explorar a região. Ao retornar junto dos outros humanos, Theo tem uma visão sombria e então encontra um humano, Waldreg, que se diz seguidor de Sauron, e que diz que este é um sinal de seu retorno, que precisam conservar suas forças.
Em seguida, voltamos ao reino anão Moria, quando vemos Elrond procurando por Durin e sendo enganado por sua esposa, que mente sobre o real paradeiro de seu marido, dizendo estar na mina de quartzo. Não convencido, Elrond não vai embora de Moria e ouve a conversa entre os dois sobre a “antiga mina” e parte para investigá-la. Durin encontra Elrond na mina secreta e o faz jurar que não contará a ninguém sobre o que verá em seguida, algo que, segundo o anão, é o começo de uma nova era para seu povo, o que é atendido pelo elfo.
Durin então dá a Elrond como um presente pela amizade reestabelecida um pedaço de um mineral chamado mithril, “mais leve que seda e mais resistente que ferro”, com uma luz própria sem fim. O problema a respeito da mineração dele é que é extremamente perigosa e difícil.
Galadriel é solta de sua cela por Pharazôn, seu maior aliado em Númenor, e mais uma vez suplica à Miriel ajuda para voltar à Terra-Média. Miriel leva Galadriel a um orbe de palantir, igual ao que Saruman usa durante a trilogia de Senhor dos Anéis, que serve para ver o futuro. Galadriel então se vê na visão mostrada no começo do episódio, que é o futuro do reino, causada pela sua chegada à ilha. Miriel novamente recusa seu pedido por aliança e decide enviar Galadriel em um navio, contra a sua vontade.
Neste momento, a Árvore Branca volta a soltar suas pétalas sobre todo o reino, só que desta vez não se trata de uma visão. Este sinal faz Miriel perceber que estava cometendo um erro e decide apoiar Galadriel e os humanos nas Terras do Sul a enfrentar as forças da escuridão. Com o reino em assembleia, a rainha-regente faz um discurso sobre como cada um deve escolher quem deve ser nesse momento de grande importância.
Em seguida, pede que seus súditos se voluntariem nesta empreitada, o que é amplamente apoiado pelos cidadãos presentes. Galadriel estava finalmente iniciando seu retorno à Terra-Média e a luta contra Sauron.
5º Episódio: O que cada um arrisca?
O quinto episódio de Anéis de Poder começa com uma bela canção cantada por Poppy, uma das Pés-peludos, durante a migração da caravana, que fala sobre como vagar, pensar e se questionar não significa que estar perdido. Este é o tema principal do episódio, que muitos personagens vão seguir, além dos riscos que cada um toma nas diversas escolhas que são feitas a cada momento.
Em seguida, vemos Nori ensinando ao Estranho o significado de algumas palavras, também sobre a migração de seu povo e os perigos que enfrentam. Ele então se vê como um perigo, o que faz Nori o assegurar que ele era bom. A cena corta para a cratera em que o Estranho caiu inicialmente e figuras em branco ainda desconhecidas ao redor dela. Um dos três se aproxima, encosta na cratera e algo não parece normal.
Nas Terras do Sul, Bronwyn fala aos humanos refugiados que eles devem ficar e lutar ao seu lado e de Arondir, o que é então rebatido por Waldreg, o humano servo de Sauron. Waldreg diz que quem lutar contra os orcs irá morrer e que seria melhor se aliar ao inimigo, uma opinião que muitos ali concordam.
Galadriel rouba a cena e os poderes do Estranho
Em Númenor, Isildur busca provar seu valor para merecer um lugar na expedição comandada por Galadriel e Miriel para o oeste. Enquanto isso, Galadriel se encontra com Halbrand, agora membro de uma guilda de ferreiros, após denunciar os planos da elfa de invadir a torre da ilha e conseguir o pergaminho, piorando a relação entre os dois.
O foco volta aos Pés-peludos e a sua migração, abalada pelas dificuldades e perigos que passaram desde que o Estranho se juntou ao seu grupo, o que faz com que Malva peça ao líder deles que deixe a família de Nori e seu grande companheiro abandonados do resto da caravana. Nesse momento, Nori e Poppy aparecem junto a Malva e falam sobre pegadas suspeitas encontradas pelo caminho, o que é interrompido pelo barulho que os lobos fazem ao chegar ao acampamento.
Um dos lobos parte em direção a Nori para atacá-la, mas é impedido por Estranho, mostrando que é realmente bom a defendendo dos perigos. Nesta luta contra os lobos, ele usa magias que causam tremor na terra e afastam os animais, mas machuca seu braço. Numa cena posterior, o vemos usando magia congelante de encantações para curar seu braço machucado, enquanto Nori se aproxima por trás e congela sua mão na magia do amigo, que faz com que tenham mais um momento de conexão e ela consiga sentir o que ele também sente.
Após lutar para tentar se libertar e diversos pedidos para que ele pare, ela é jogada para longe com o final do encantamento e fica assustada pelo que sentiu. Não é mais certo se ele é bom realmente ou mais um perigo.
Somos levados de volta à Númenor, em uma cena que vemos os amigos de Isildur, Valandil e Ontamo, praticando suas habilidades com a espada em preparação para a batalha à frente. Galadriel oferece ajuda e começa a duelar com os soldados humanos, prometendo que quem conseguir feri-la será promovido. Em um momento ela chega a enfrentar cinco soldados ao mesmo tempo com maestria, mas Valandil causa um ferimento em seu braço e é promovido a Tenente.
Logo em seguida descobrimos que o projeto de Pharazôn, um dos maiores opositores de Galadriel no reino, é que a ajuda de Númenor faça com que os humanos na Terra-Média fiquem em dívida pela ajuda em derrotar os orcs e então coroem um rei vindo da ilha.
Somos então levados a um jantar tenso em Lindon, reino élfico, para celebrar a união entre elfos e anões, com a presença de Elrond, Durin e o Rei elfo Gil-galad, que se alfinetam entre si. Gil-galad se encontra pessoalmente com Elrond em seguida, falando sobre a árvore que dá luz e vida eterna aos elfos, cada vez mais corrompida, e sobre a necessidade de salvá-la para que os elfos tenham futuro. O plano original de enviar Galadriel e os outros elfos para o Paraíso não funcionou para salvar a árvore. Celebrimbor então confirma para Elrond que incentivou a sua reaproximação com Durin para buscar algo que possa salvar o destino dos elfos e a única salvação é justamente o Mithril.
Em Númenor, Isildur continua tentando conseguir seu lugar em um navio em direção à Terra-Média, mas nem mesmo o apelo ao seu amigo recém-promovido se mostra possível, ele então tenta se esconder no estoque de um deles. Kemen, filho de Pharazôn, chega no mesmo navio de Isildur com a intenção de queimá-lo e, ao tentar pará-lo, Isildur o ataca, mas não tem sucesso. O jovem guerreiro então salva o nobre e, ao não revelar o plano de Kemen, faz com que ganhe seu tão sonhado lugar na expedição, cuidando dos animais.
Galadriel mais uma vez vai ao encontro de Halbrand para conseguir seu perdão e também fazer com que ele a ajude na luta contra Sauron. Ele diz que ela não o conhece de verdade e não sabe todas as coisas ruins que ele fez antes de encontrá-la nos mares. A elfa então fala que ela também fez coisas que não se orgulha e repete as palavras que ouviu de seu irmão, “para encontrar a luz, precisamos primeiro tocar a escuridão”. Ela conta a Halbrand que se aproximou demais da escuridão e isso levou a sofrer um motim de seus companheiros.
Onde está Sauron?
A seguir, em um dos principais momentos do episódio, vemos os humanos que vão jurar obediência a Adar chegando ao seu antigo vilarejo para encontrar seu novo mestre. Waldreg implora para que sejam tirados da miséria e protegidos por ele, finalmente jurando lealdade a Sauron. Adar reage furiosamente ao ouvir esse nome e agarra Waldreg pela garganta, que pergunta, implorando por sua vida, “Você é Sauron, não é?”. Waldreg é então jogado ao solo.
Essa questão é uma pergunta que muitos fãs vêm fazendo a si mesmos ao assistir os episódios e virou até mesmo um dos memes que surgiu com a série. Afinal quem é o Sauron nessa nova representação de Senhor dos Anéis? Com muitos personagens novos e sem ter sua história revelada por completo, há muitos suspeitos.
Não sabemos ainda quem é, afinal, Adar não responde a Walreg, que responde então: “Irei servi-lo, não importa quem você é”. Adar então ordena que o velho Waldreg mate o jovem Rowan, amigo de Theo e um dos desertores, para mostrar sua aliança. “Somente sangue pode nos unir”, diz o vilão. Antes de vermos como a situação se desenrola, o foco volta aos humanos que escolheram resistir e Theo finalmente começa a confiar em Arondir após o elfo salvar sua vida. O garoto mostra o punho amaldiçoado que encontrara. Arondir então reconhece o objeto e afirma ser uma chave para abrir uma passagem em uma parede que tinha o mesmo formato. Este parece ser o objetivo de Adar em sua busca na região.
Em seu retorno para Khazad-dûm através da floresta de Lindon, Elrond conta para Durin que o destino dos elfos pode estar no Mithril que Durin descobriu e jura que não sabia que inicialmente este era o seu objetivo ao ir ao seu reino. Durin gosta do poder que acabou de conseguir sobre os elfos e promete tentar conseguir a permissão do Rei dos anões para minerar atrás do Mithril.
O episódio encerra com o desfile das tropas por Númenor, recebendo todas as glórias de heróis pelos cidadãos, vemos finalmente Halbrand mudando de ideia e, vestindo uma bela armadura, cumprimenta Galadriel, também trajada para batalha. A batalha se aproxima.
O espetáculo de Anéis de Poder
Poucas séries atualmente contam com tanto espetáculo visual, auditivo e narrativo quanto Anéis de Poder vem entregando a cada semana. Com uma trama que cada vez mais ganha ritmo e senso de perigo batendo à porta, os segredos vão sendo pouco a pouco sendo apresentados e desenvolvidos, o que torna a experiência de assistir assim que os episódios são lançados e acompanhar as teorias dos fãs a experiência ideal de assistir a série.
Não sabemos ao certo quem são alguns dos personagens no cânone original de Senhor dos Anéis ou com quem eles são relacionados, mas a série faz um bom trabalho em nos fazer imaginar. Ao vermos Halbrand falar que Galadriel não sabe o que ele tinha feito no seu passado para sobreviver, a cena é cortada para mostrar os humanos se aliando a Adar. Seria Halbrand um ex-aliado? Afinal, quem é Adar e quais são as mentiras que os elfos contam que ele se refere? Será que Númenor está mesmo a salvo de seu destino trágico? Afinal, quem é o Estranho?
Essas e outras perguntas infelizmente ficarão para a próxima semana. Até lá, aventureiros!
Veja também
Você sabia que a trilha oficial de Anéis de Poder já está disponível no Spotify?
Fonte: Collider
5º Episódio Anéis de Poder
5º Episódio Anéis de Poder-
Roteiro10/10 Excelente
-
Fotografia10/10 Excelente
-
Atuação9/10 Incrível
-
Trilha sonora9/10 Incrível
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.