Você já se perguntou qual é o sistema que as pessoas mais usam para acessar a internet? A empresa StatCounter acabou de lançar o número de usuários que acessaram a web no mês de março e a pesquisa revela que, pela primeira vez, o Android é o sistema operacional mais popular do mundo para acessar a rede.
Aqui, não estamos falando apenas de Android contra iOS contra Windos Phone, mas de todos os outros sistemas, como macOS, Windows 10, XP, Vista, Linux… Por uma pequena fração, o Android ficou em primeiro lugar, na frente do Windows.
Isso representa uma progressão natural de aparelhos comprados a cada ano, é um número na casa de bilhão de Androids enquanto 200 milhões (mais ou menos) de PCs com Windows e agora, finalmente, a StatCounter afirma que o SO do Google tem mais pessoas acessando a internet por ele.
A verdade é que em mercados desenvolvidos, as pessoas optam por outros produtos que não sejam um PC, além de fazer tudo por smartphones e conexões 4G rápidas, enquanto em mercados subdesenvolvidos, as pessoas começaram a usar os celulares para acessar a internet e se comunicar com as pessoas.
Android, Windows, iOS e macOS
Invariavelmente, esse cenário é praticamente todo do Android, com a gama de empresas que desenvolvem aparelhos com esse sistema operacional. Atrás deles, no mobile, é só a Apple com a sua fração de iPhones e iPads.
Vale dizer que os dados do StatCounter mostram 2,5 milhões de websites que são rastreados. Anteriormente, essa era uma das principais fontes para acompanhar a ascensão do Chrome em relação ao Internet Explorer.
No entanto, há uma limitação no rastreamento do uso da internet através de sites: o uso móvel de aplicativos acontece tanto quanto em um navegador e o StatCounter não contabiliza isso. É por isso que o iOS da Apple está muito atrás no gráfico. E ainda, isso também é o que torna a ascensão do Android impressionante: o sistema operacional móvel do Google está acelerando mais do que o Windows sem a ajuda de apps, apenas através do navegador tradicional.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.