Índice
O Google I/O deste ano contou com muitas novidades de IA, mas o sistema operacional Android não ficou de fora! Durante o evento, a Big Tech revelou alguma das próximas funções que chegarão ao sistema operacional no Android 14, previsto para ser disponibilizado para smartphones ainda este ano. Confira:
Ecossistema ainda mais forte no Android 14
Um dos focos da apresentação sobre o Android 14 foi mostrar como o ecossistema Android estará ainda mais otimizado para os diversos dispositivos que ele será disponibilizado. No total, 50 aplicativos do próprio Google, como o Gmail, Photos e o Meet estarão otimizados para utilização em telas maiores, assim como o Spotify, Minecraft, Disney+ e muitos outros que são extremamente populares entre usuários de dispositivos smart.
Os celulares dobráveis também contarão como uma melhor otimização, com o Google prometendo melhorias entre as transições entre as telas, layouts multitelas melhorados e um modo tabletop, que permitirá uma maior superfície de ação para quem quer utilizar estes dispositivos como algo mais focado em trabalho.
Os smartwatches também não foram esquecidos, com o Wear OS — atualmente a plataforma para esses tipos de dispositivo que cresce mais rapidamente no mundo — ganhando mais e mais acesso a diversos aplicativos, com o anúncio da chegada oficial do WhatsApp para o sistema operacional nos próximos meses de 2023.
Todas esses dispositivos também contarão com uma atuação conjunta melhor desenvolvida no Android 14, graças a funções que tornam o multiuso de aparelhos com o mesmo sistema operacional ainda melhor.
O Fast Pair, por exemplo, acelera o pareamento de fones de ouvido, para que uma vez que ele esteja conectado no celular, por exemplo, tanto o tablet quanto o smartwatch também já o reconheçam. Atualmente, 300 fones de ouvido são compatíveis com essa funcionalidade, com mais previstos para o futuro.
O Nearby Share é outra função que continuará sendo aprimorada no Android 14, permitindo que o compartilhamento de arquivos seja ainda mais facilitado entre smartphone, tablet e demais dispositivos – com a compatibilidade com computadores com Windows estando atualmente em Beta.
Upgrade de peso no Find My Device
O Find My Device também receberá um generoso upgrade no Android 14, com sua nova utilização permitindo que dispositivos de terceiros com o sistema operacional que estejam perto de um fone de ouvido seu possam detectá-lo e mandarem sinais sobre a localização para o dono.
Além disso, mostrando seu foco em segurança, o Google também anunciou que todos os dispositivos Android que receberem a atualização para a próxima versão do sistema operacional poderão detectar Tags rastreadoras que estejam próximas ao usuário e mandarão alertas de sistema, algo necessário para este mundo cada vez mais digital em que vivemos.
IA chega para maior customização no Android 14
É claro que a IA não ficaria de fora das novidades do Android 14, né? Nas aplicações demonstradas no Google I/O, a tecnologia será utilizada para transformar os smartphones em experiências ainda mais pessoais para os usuários, com o Cinematic Wallpaper e o Generative AI Wallpaper.
O Cinematic Wallpaper pega uma foto selecionada pelo usuário na galeria do dispositivo e a transforma em uma imagem 3D, com profundidade e efeito paralax (aquele que parece que o fundo vai se movendo). Já o Generativa AI Wallpaper permitirá que os donos dos celulares possam passar um prompt de texto para o Android e ele retornará uma imagem que casa com as características pedidas.
Por fim, o Magic Compose também foi mostrado, utilizando a IA para gerar sugestões de respostas que os usuários podem dar em conversas diversas.
Customização é a palavra da vez
Fora da IA, o Android 14 ainda contará com uma maior gama de opções de customização para o Material You, função introduzida ano passado que permite a alteração das telas do Android em tonalidade e tipos de ícones.
Agora, o Material You também contará com opções de customização para atalhos e para o relógio do sistema, tornando a experiência de usar o sistema operacional algo mais individual ainda.
E para quem gosta de Emojis, será possível também criar Wallpapers a partir deles, com o usuário podendo escolher quais integrarão as estampas que aparecerão ao fundo do sistema.
Veja também
Fonte: Google
Revisado por Glauco Vital em 10/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.