Índice
O Google acaba de lançar o Android 13, versão mais recente do seu sistema operacional para dispositivos móveis. Como de costume, a versão final do OS chega primeiro aos smartphones da linha Google Pixel, para só então desembarcar em aparelhos de outras fabricantes. A nova versão conta com novidades e adições muito bem-vindas, como melhores controles de privacidade, melhorias nos recursos de multitarefas e mais opções de personalização do Material You. Confira todas as novidades que chegam com o Android 13!
Personalização
Uma das maiores mudanças no sistema operacional envolve o Material You, uma linguagem de design que o Google introduziu no Android 12. Por meio do Material You, o sistema operacional pode adotar um esquema de cores que corresponda ao papel de parede do seu telefone. Anteriormente, o tema de cores apenas suportava aplicativos do Google, fazendo com que o Material You parecesse uma melhoria de design incompleta.
Com o Android 13, a coloração dinâmica do Material You pode ser estendida a todos os ícones de aplicativos, dando aos usuários a capacidade de personalizar a aparência de seus aplicativos favoritos. Isso também abrange ícones de aplicativos de terceiros, desde que o desenvolvedor construa o suporte fornecendo um ícone de aplicativo monocromático.
O Android 13 também adiciona preferências de idioma por aplicativo, para que você possa inicializar um aplicativo em um idioma diferente do padrão do seu sistema atual. O recurso promete tornar o Android muito mais amigável para usuários multilíngues ou para aqueles que estão estudando um novo idioma e deseja praticá-lo.
As mudanças foram prolongadas ao controle de mídia. O widget agora não só será estilizado com a capa do álbum em reprodução como também ganha ondas na barra de reprodução. Além do novo visual, há também a disposição de mais informações, evitando que seja necessário abrir o app de música toda hora para pegar alguma informação sobre a canção que toca naquele momento.
Privacidade e segurança
Alguns outros recursos se concentram em privacidade e segurança. Por exemplo, o Android 13 adota um novo sistema de “seletor de fotos”, que permite compartilhar imagens ou vídeos, mas sem dar permissão ao aplicativo para visualizar todos os arquivos de mídia em seu smartphone. O Photo Picker também está chegando a dispositivos com Android 11 ou superior.
Além disso, o Android 13 vai impedir que aplicativos enviem notificações indesejadas configurando essa preferência imediatamente após o download, semelhante ao que já acontece em dispositivos da Apple. “Os aplicativos agora precisam solicitar a permissão de notificação do usuário antes de postar notificações”, disse o Google.
Também seguindo os passos do iOS, o sistema passará a avisar quando um app acessa a área de transferência para coletar textos copiados, por exemplo. Outros incrementos do Android 13 prometem manter a segurança dos usuários. Segundo o Google, o número de apps que coletam a localização será reduzido.
Desempenho e funcionalidades
Quem instala o Android 13 também pode esperar uma atualização de desempenho. Todos os aplicativos executados em smartphones e tablets com a nova versão devem ser mais rápidos e operar com mais eficiência devido à implantação de tecnologias que visam melhorar o tempo de execução de programas pelo Google. Além disso, o sistema operacional está recebendo suporte para Bluetooth Low Energy (LE) Audio, projetado para fornecer áudio de alta qualidade gastando ainda menos bateria.
Outra aposta gira em torno do ecossistema do Google. Além de levar o Google Wallet ao Wear OS, a companhia pretende deixar os celulares mais próximos de tablets com Android. “Em breve você poderá copiar e colar um URL ou uma foto do seu telefone Android para o seu tablet e vice-versa”, anunciou o Google.
Agora, o usuário também poderá transmitir os seus aplicativos de mensagens diretamente para o seu Chromebook, para poder responder a uma conversa iniciada em seu telefone sem interromper o seu fluxo de trabalho. Esse recurso é compatível com diversos aplicativos de mensagens, como o Google Messages, por exemplo.
Disponibilidade do Android 13
O novo Android 13 chega nesta segunda-feira (15) para os smartphones do Google da linha Pixel. São eles:
- Pixel 4
- Pixel 4 XL
- Pixel 4a
- Pixel 4a 5G
- Pixel 5
- Pixel 5a
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6a
De acordo com o Google, outras fabricantes de smartphones – incluindo Samsung, Motorola, OnePlus, Sony e HMD Nokia – começarão a lançar suas versões com o Android 13 em seus próprios produtos ainda este ano, com o calendário de lançamento do Android 13 variando de empresa para empresa.
Veja também:
Diversos modelos, várias tecnologias e muitas dúvidas; saiba o que os principais rumores contam sobre um possível novo dobrável da Apple.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.