Índice
Depois de atualizar a página inicial do Google na web com o visual do Android 10, a empresa lançou oficialmente, nesta terça-feira (03), a nova versão do sistema operacional com mais recursos e compatibilidades ao usuário. A plataforma chega com suporte às redes 5G, Tema Escuro por padrão e melhorias na privacidade, e já está disponível para download a partir desta terça para todos os modelos Google Pixel.
Além do suporte ao 5G, outra novidade é o amplo suporte para dispositivos dobráveis, sem contar com a promessa de facilitar o cotidiano de quem utiliza um celular com Android 10 que funciona por meio de aprendizado de máquina (IA). O sistema ainda vem com quase 50 novas funcionalidades e mudanças voltadas para privacidade, segurança e bem-estar digital. A seguir, confira as principais novidades:
Novidades e praticidades do Android 10
Uma das inclusões para o Android 10 é o Smart Reply (resposta inteligente, em português), recurso que sugere ações de forma automática para os usuários, como, por exemplo, sugerir qual o melhor aplicativo para abrir determinado vídeo ou endereço da web.
O Google também passou a inserir a navegação de gestos com ativação pelas configurações. Assim, o usuário poderá ter melhor otimização em telas maiores. Entre os comandos por movimentos estão “retroceder”, “abrir a tela inicial” e “alternar entre tarefas”. Todos esses recursos virão sem botões adicionais visíveis e funcionarão de forma mais fluida, segundo o Google.
Outra função incluída no Android 10 é o Live Caption, que permite adicionar, com um único toque, legenda a vídeos, podcasts e mensagens de áudio de qualquer aplicativo. Ele funciona até mesmo com áudios ou vídeos gravados pelo próprio usuário. A função de legendas ao vivo, no entanto, estará disponíveis nos próximos meses em smartphones do Google da linha Pixel.
Tema escuro de forma padrão
O Google também acrescentou mudanças ao Tema Escuro para a mais recente atualização do sistema operacional. Agora, é possível escolher a forma de aplicação da funcionalidade na interface.
Isso significa que o usuário poderá não só habilitá-la para todo o telefone, mas também apenas para aplicativos selecionados, como Chrome, Fotos e Calendário, por exemplo, além de também estar ligado junto com o modo de economia de energia dos aparelhos.
Confira abaixo o vídeo completo sobre as novidades do Tema Escuro no novo Android 10.
Segurança do Android
Com as novas atualizações do sistema operacional do Google, o usuário poderá optar se quer e quando compartilhar os dados de localização com os aplicativos, inclusive com aqueles que realizam o acesso em segundo plano. Isso aumenta a aposta do Google para que o Android se torne cada vez mais uma plataforma segura.
A loja oficial de aplicativos, o Google Play, também ganhou novidades e agora é possível realizar importantes correções de segurança e privacidade para smartphones, da mesma forma que os aplicativos são atualizados, através das notificações. Além disso, na nova seção de “Privacidade”, dentro de “Configurações”, será possível controlar “Atividade de Web e App” e as “Configurações de Anúncio” em um só lugar.
Bem-estar digital
Como forma de equilibrar o uso de tecnologia no cotidiano, o Google apresentou novidades para o chamado “bem-estar digital”, que possui diversos modos. Um deles é o recurso Focus Mode, o qual permite ao usuário modificar as preferências de onde e como receberá notificações em seu dispositivo. Com esse recurso, é possível silenciar avisos de e-mails, notícias ou redes sociais até o modo ser desativado. O recurso ainda encontra-se em beta, porém é possível testá-lo acessando o site da empresa.
O recurso Family Link vai fazer parte de todos os smartphones com Android 9.0 Pie ou 10, com acesso nas configurações do Bem-Estar Digital. Esse recurso permite que os pais mais preocupados consigam monitorar as atividades dos filhos, além do período de acesso digital dos filhos.
Por último, o Android 10 está equipado com o recurso corporativo, a fim de possibilitar o uso de teclados diferentes para perfis pessoais ou profissionais. O recurso terá temporizadores de aplicativos para determinados sites, como forma de equilibrar o tempo gasto com trabalho no dispositivo, verificando cada vez mais quanto tempo foi gasto, para que possa ser otimizado no futuro.
Disponibilidade
O Android 10 chegará primeiro aos smartphones da família Google Pixel a partir desta terça-feira (3). Já as atualizações chegarão ao longo do ano de 2019 para outras empresas, à medida que o Google for trabalhando com parceiras.
De acordo com o site especializado Phone Arena, a linha Samsung Galaxy S10, por exemplo, deve receber a atualização ainda em 2019, enquanto o recém-anunciado Galaxy Note 10 só deve ser contemplado no primeiro semestre de 2020. Outros aparelhos de marcas como Motorola, Xiaomi e Huawei devem receber a nova versão do Android em breve, de acordo com seus próprios calendários.
Confira abaixo a lista dos possíveis modelos que irão receber a atualização em breve, segundo o site Digital Trends:
Asus
- Asus ZenFone 6;
- Asus ZenFone 5Z;
- Asus ROG Phone 2.
Essential Phone
- Essential Phone (PH-1).
- Google Pixel 3a XL;
- Google Pixel 3a;
- Google Pixel 3 XL;
- Google Pixel 3;
- Google Pixel 2;
- Google Pixel 2 XL;
- Google Pixel;
- Google Pixel XL.
Honor
- Honor 10 (atualização confirmada);
- Honor 8X (atualização confirmada);
- Honor 20 Pro;
- Honor 20;
- Honor V20;
- Honor Magic 2;
- Honor Play.
HTC
- HTC U12 Plus;
- HTC U11 Plus;
- HTC U11;
- HTC U11 Life.
Huawei
- Huawei P30 Pro (atualização confirmada);
- Huawei P30;
- Huawei Mate 20 Pro;
- Huawei Mate 20;
- Huawei Mate 20 X;
- Huawei Mate 20 X 5G;
- Porsche Design Huawei Mate 20 RS;
- Huawei P20 Pro;
- Huawei P20;
- Huawei Mate 10 Pro.
LG
- LG G8 ThinQ;
- LG V50 ThinQ;
- LG G7 One.
Motorola
- Moto Z3;
- Moto Z3 Play;
- Moto One Vision;
- Moto One Action;
- Moto One;
- Moto One Power;
- Moto G7 Plus;
- Moto G7;
- Moto G7 Power;
- Moto G7 Play.
Nokia
Todos os modelos da Nokia listados a seguir estão com atualização confirmada:
- Nokia 9 PureView;
- Nokia 8.1;
- Nokia 7.1;
- Nokia 7 Plus;
- Nokia 6.1 Plus;
- Nokia 6.1;
- Nokia 4.2;
- Nokia 3.2;
- Nokia 3.1 Plus;
- Nokia 2.2;
- Nokia 8 Sirocco;
- Nokia 5.1 Plus;
- Nokia 1 Plus;
- Nokia 5.1;
- Nokia 3.1;
- Nokia 2.1;
- Nokia 1.
OnePlus
- OnePlus 7 Pro;
- OnePlus 7;
- OnePlus 6T;
- OnePlus 6;
- OnePlus 5T;
- OnePlus 5.
Oppo
- Oppo Reno.
Realme
- Realme 3 Pro.
Samsung
- Samsung Galaxy Note 10 Plus;
- Samsung Galaxy Note 10;
- Samsung Galaxy Fold;
- Samsung Galaxy S10 Plus;
- Samsung Galaxy S10;
- Samsung Galaxy S10e;
- Samsung Galaxy Note 9;
- Samsung Galaxy S9 Plus;
- Samsung Galaxy S9.
Sony
- Sony Xperia 1;
- Sony Xperia 10;
- Sony Xperia XZ3;
- Sony Xperia XZ2;
- Sony Xperia XZ2 Compact;
- Sony Xperia XZ2 Premium.
Vivo
- Vivo X27;
- Vivo Nex S;
- Vivo Nex A.
Xiaomi
- Xiaomi Mi 9;
- Xiaomi Mi Mix 3 5G;
- Redmi K20 Pro (na China).
Seu smartphone está na lista dos que receberão o Android 10? Deixe nos comentários!
Fonte: DigitalTrends, PhoneArena, Google
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.