Esta semana, comentamos aqui no Showmetech o anúncio de que as operadoras brasileiras estão se unindo na criação de um sistema de bloqueio de IMEIs de celulares e smartphones não-homologados, que deverá ser introduzido no país no início de 2013. De acordo com a informação, a certificação prévia do aparelho pela Anatel – Agência Nacional das Telecomunicações – será condicionante para o acesso às redes de telefonia nacional, numa alegada tentativa de combater a má qualidade do serviço prestado aos usuários, em razão da presença de “telefones piratas” (ou xing-lings) que prejudicariam o funcionamento destas redes.
De acordo com o Sinditelebrasil – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal -, o bloqueio não atingirá celulares em operação, só aparelhos comprados a partir de meados de 2013. Porém, a questão gerou um dúvida importante: modelos importados, comprados em viagens no exterior ou encomendados através de importadores serão então bloqueados? ()
A questão ainda não foi totalmente esclarecida. Segundo a Anatel e o Sinditelebrasil, se o modelo já tiver recebido a certificação nacional (caso do iPhone 5), não haverá problema, pois ele será reconhecido pelo sistema. Porém, modelos não cadastrados (e que talvez nunca venham a ser), como é o caso do Google Nexus 4 e, costumeiramente, dos melhores modelos desenvolvidos pela empresa taiwanesa HTC, deverão permanecer bloqueados para o uso nas redes de telefonia brasileiras.
Ainda segundo a Anatel, nada impede que o usuário busque a homologação de um equipamento para uso pessoal, mas terá de contratar um laboratório para a realização dos testes. Porém, a agência recomenda que, ao comprar aparelhos no exterior, opte-se por modelos já homologados no Brasil.
Lembramos que o completo rol de permissões e bloqueios ainda não foi oficialmente anunciado.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.